O projeto elétrico é uma etapa muito importante na instalação elétrica residencial, comercial ou predial. Que permite realizar todo um planejamento de pontos elétricos, gastos e segurança que conferem o imóvel.
Geralmente, engenheiros credenciados pelo CREA poderão se responsabilizar tecnicamente por um projeto elétrico. Porém, qualquer pessoa com conhecimento técnico para realizar os cálculos, croqui e tabelas também poderá planejar e executar.
Se você está fazendo uma reforma em casa ou está planejando iniciar uma obra, veja aqui tudo sobre o projeto elétrico, desde respostas referentes a sua funcionalidade, vantagens e um passo a passo de como fazer esse tipo de planejamento.
Projeto elétrico – O que é e para que serve?
Podemos dizer que o projeto elétrico é um conjunto de informações relevantes como cálculos, desenhos, layouts, tabelas e todos os detalhes para uma instalação elétrica, equipamento eletroeletrônico e respectivas máquinas.
Neste documento deverá conter informações sobre a eletricidade, tabela com dados, layout, desenhos técnicos das peças, lista de materiais elétricos e entre outros detalhes essenciais. O projeto elétrico normalmente é planejado após a conclusão do projeto arquitetônico ou, então, são usadas plantas baixas do imóvel para seu planejamento.
Deve conter todas as necessidades construtivas, onde as instalações são planejadas de forma estratégica. Entre as principais demandas de projetos elétricos estão as edificações residenciais, prediais e industriais.
Projeto elétrico residencial
No projeto elétrico residencial são pensadas todas as possibilidades para atender as demandas dos moradores da casa, adequando o ambiente com funcionalidade, segurança e atendendo as normas competentes.
Projeto elétrico predial
No projeto elétrico predial a complexibilidade é maior. Deve-se pensar não apenas nas comodidades em área privativa, mas também nas áreas comuns. Como é uma edificação conjunta, alguns dispositivos necessitam estar ligados 24 horas, como é o caso dos elevadores.
Projeto elétrico industrial
Já o projeto elétrico industrial, esse necessita de atenção redobrada, pois sua complexibilidade considera pontos de distribuições específicos e instalações com energia o suficiente para a demanda. Além disso, quando a indústria possui máquinas e equipamentos específicos, o projeto elétrico possui uma maior complexibilidade.
Vantagens de investir no projeto elétrico
Existem diversos fatores que apresentam vantagens de investir no projeto elétrico de sua construção. Listamos a seguir os mais importantes.
- Apresenta mais segurança e competência na execução do trabalho;
- Ajuda a evitar gastos desnecessários acerca dos materiais elétricos;
- Contribui para projetos futuros, pois a planta elétrica servirá para resolução de problemas na instalação, bem como melhorias;
- Traz agilidade na hora da instalação, servindo como um guia para o profissional;
- Diminui os riscos e possíveis erros nas instalações;
- Promove mais eficiência e qualidade para as instalações;
- Possui base de regras e orientações segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mais precisamente pela norma regulamentadora de projetos elétricos NR10.
Passo a passo para fazer um projeto elétrico
Agora que você já conhece como funciona um projeto elétrico e sua importância, veja como realizar o passo a passo para execução desse tipo de projeto para seu imóvel.
Análise das necessidades
A primeira etapa para realização de um projeto elétrico é a análise das necessidades. Isto é, verificar a estrutura da instalação e analisar a arquitetura do imóvel. É uma etapa de diagnóstico com todas as necessidades do projeto.
Vale salientar que alguns equipamentos, como os chuveiros e fornos elétricos, necessitam de um circuito de energia próprio, visto que consumirão uma corrente superior.
Planejamento das plantas elétricas
Nessa etapa é elaborada as necessidades de ponto de tomada, separação de circuitos elétricos e considerando também os equipamentos e aparelhos que serão de uso comum.
Pontos como tomadas, interruptores, disjuntores e entre outros componentes precisam ser colocados nas plantas, inclusive, com inserção de uma simbologia para identificação referente à norma NBR 5444.
Esse é um estudo visual de todas as possibilidades junto a construção de um projeto elétrico satisfatório, por isso, deve atender todas as normas vigentes e deve ter um planejamento detalhado.
A parte dos símbolos nas plantas elétricas precisam ter informações como circuitos a qual pertencem e a potência respectiva para identificação.
Elaboração definitiva das plantas do projeto elétrico
A elaboração definitiva das plantas do projeto elétrico deve se pensar também na instalação, definindo demandas com aperfeiçoamento e possibilidade em adicionar novos detalhes ao projeto. Para essa etapa, verifique a instalação de terminais energéticos, disposições de caixa de passagem e tubulações que asseguram os fios elétricos.
Não se esqueça de colocar as legendas das simbologias, que são essenciais para a leitura da planta elétrica. É através dos símbolos que a instalação correta dos pontos é feita, por isso, devem seguir o padrão determinado.
Faça a listagem de materiais elétricos
Após a elaboração das plantas elétricas, é hora de fazer a listagem de materiais elétricos. Considere equipamentos e componentes elétricos como tomadas, interruptores, sensores, lâmpadas e entre outras necessidades de materiais.
Aqui também são incluídos os eletrodutos, cabos e fios elétricos, disjuntores, quadro de distribuição e demais equipamentos. Coloque na ponta do lápis para não esquecer de nenhum material para execução do projeto elétrico do seu imóvel.
Veja também uma lista de materiais para a parte elétrica.
Memorial descritivo do projeto elétrico
O memorial descritivo do projeto elétrico é anexado junto às plantas e nele são colocadas instruções acerca de instalação e execução do projeto.
Assim como as plantas seguem normas relacionadas a sua execução, no memorial também deve haver alguns critérios normativos, como por exemplo, descrição de elementos, legendas com as simbologias utilizadas, lista dos materiais elétricos, informações como medidores e circuitos, entre outras informações essenciais.
Execução definitiva do projeto
A execução definitiva do projeto elétrico deve seguir todas as orientações descritas na planta e memorial descritivo, incluindo a quantidade de eletrodomésticos que serão utilizados.
Também se deve pensar na instalação do quadro de medição em um local de fácil acesso para os usuários e profissionais de empresas de energia que fazem a leitura do consumo. Não se esqueça de reunir todos os materiais necessários na hora da instalação elétrica, que são: marteletes, andaime, serra mármore, cortadora de parede e gerador.
Além disso, os equipamentos de proteção individual (EPI) são indispensáveis para trazer segurança ao profissional. Para seu projeto elétrico conte com um profissional técnico de segurança para a instalação. No caso da planta elétrica um engenheiro é a pessoa indicada para a confecção do documento.
O engenheiro é o profissional que fará a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), um documento obrigatório para execução de projeto elétrico residencial, predial ou industrial.
Deixe seu comentário