Você já viu ou ouviu falar sobre o toldo de policarbonato? Este é um tipo de proteção/telhado que pode ser usado nas mais diferentes coberturas, pois é muito resistente, flexível, fácil de instalar e barato.
O toldo de policarbonato vale a pena para quem quer comprar um material de construção diferente, leve e com muitas vantagens, principalmente se comparado ao seu maior “concorrente”, que é o telhado de vidro.
Portanto, para entender tudo sobre o assunto, continue lendo. No artigo de hoje, vamos desmistificar e entender absolutamente tudo sobre o toldo de policarbonato!
Toldo de policarbonato é resistente? Vale a pena?
Sim, o toldo de policarbonato é resistente e vale muito a pena para quem quer um telhado leve, simples de instalar e barato. Afinal, a gente sabe o quanto o custo da mão de obra pode interferir no valor final de uma obra. E justamente por isso, encontrar materiais de construção que sejam simples de usar e fáceis de instalar, é uma verdadeira vantagem.
O que é o caso do toldo de policarbonato. Ele é muito flexível e pode ser facilmente instalado com as ferramentas de pedreiro mais básicas, como martelo, parafusadeiras e parafusos.
Veja algumas características sobre o toldo de policarbonato:
- Pouco peso e alta resistência;
- Fácil instalação e manuseio das placas;
- Menos gasto com energia elétrica, pois o toldo transmite muita luz;
- A limpeza precisa ser cautelosa para não danificar o toldo;
Não se preocupe, pois vamos explorar um pouco mais cada uma destas características a partir de agora. Portanto, continue lendo e saiba mais. Quem sabe, você poderá compra hoje mesmo o seu toldo!
Pouco peso e alta resistência
O primeiro critério característico do toldo de policarbonato que devemos considerar aqui neste texto, é o seu peso e a sua resistência. Esta é uma das maiores e melhores características deste tipo de cobertura, pois é muito mais vantajoso do que vários outros tipos de telhados.
Só pra você ter ideia, o toldo de policarbonato pode ter até a metade do peso que um telhado de vidro teria. E isto, claro, influencia diretamente no processo de construção como um todo, pois a estrutura não precisará ser pensada para um telhado pesado.
Na prática, você estará economizando material e, portanto, dinheiro. E tudo isso, sem abrir mão da segurança da obra. Muito legal, não é mesmo?
Fácil instalação e manuseio das placas
Outra característica muito legal deste tipo de toldo, é a sua praticidade para instalação. Você não precisará contar com uma mão de obra especializada e nem mesmo precisará comprar materiais e ferramentas ultra sofisticadas. O toldo de policarbonato pode ser instalado com apenas poucas ferramentas simples.
Isto porque ele é muito fácil de manusear e, portanto, não requer um aprofundamento em detalhes para prender as chapas no telhado. Alguns parafusos e um pouco de cautela para não riscar as placas (e danificá-las) já vai ser o suficiente para fazer a instalação deste tipo de material.
Pelo fato de ser um material muito leve – se comparado com seus concorrentes – a mão de obra pode ser igualmente facilitada, pois não há a necessidade de aluguel de maquinários ou outras ferramentas ainda mais complexas.
Ponto para o toldo de policarbonato!
Menos gasto com energia elétrica, pois o toldo transmite muita luz
Se você está querendo economizar na conta de luz mas não sabe mais o que fazer, talvez a solução esteja justamente em quesitos relacionados a sustentabilidade e aproveitamento da luz do sol.
Por exemplo, a energia solar é fantástica, pois você poderá abrir mão da conta de energia e, assim, passar a consumir uma energia limpa, sustentável e absolutamente barata. No entanto, a instalação inicial pode ser um pouco cara, pois o investimento é mais alto.
Só que uma maneira de contornar esta situação e, mesmo assim, aproveitar a luz do sol, é comprando placas de policarbonato. Elas conseguem deixar a luz do sol penetrar e, por isso, você não precisa usar energia elétrica nos ambientes durante o dia.
É um ótimo material para usar em claraboias!
A limpeza precisa ser cautelosa para não danificar o toldo
E por fim, precisamos nos atentar para uma situação bastante comum das placas de policarbonato: elas podem riscar facilmente. Por isso, quando você fizer a limpeza, é muito importante que não use solventes ou químicos pesados. Além de que, você não deve usar materiais ásperos e que possam causar riscos.
Esta é uma situação real e que precisa ser levada muito a sério. Caso contrário, o toldo poderá ser danificado e você precisará trocá-lo – o que pode gerar um custo extra na obra e, portanto, vai acabar não valendo a pena se comparado com outros materiais.
Onde usar o toldo de policarbonato
O toldo de policarbonato pode ser usado nas mais diferentes superfícies. Ele é resistente e muito rígido. E por isso, você poderá comprá-lo para aplicá-lo em:
- Estufas
- Áreas de serviço
- Piscina
- Corredores
- Garagens
- Varandas
- Corrimão de escadas
- Proteção de sacadas
Aproveite nossas dicas, anote as características do produto, compare com outros tipos de revestimentos e faça uma análise para saber que material mais vale a pena para você.
Deixe seu comentário