Tipos de serras manuais: Conheça a função de cada uma

Você sabia que existem diversos tipos de serras manuais cada qual com suas especialidades e particularidades? Pois se você não sabia, está mais do que na hora de conhecer cada uma delas! Assim você pode manter a sua caixa de ferramentas de pedreiro sempre completa e pronta para as mais diversas atividades. tipos de serras manuais

Tipos de serras manuais

Abaixo vamos lhe apresentar os 10 tipos de serras manuais mais utilizados. A partir disso adquira aquelas que forem mais adequadas para a sua rotina de trabalho e otimize o seu dia a dia.

1- Serrote de costas

O primeiro de nossa lista é o serrote de costas, cujo possui uma lâmina retangular com costas reforçadas por uma banda de metal, conservando a mesma sempre reta. Os seus dentes são mais finos e, por conta disso, costuma ser indicado para molduras, folhados e perfis.

2- Serra de caixilhos

Este tipo de serra já é muito mais parecido com o nosso conhecido serrote, porém, é um pouco menor e possui dentes com uma inclinação reduzida. A funcionalidade se dá no uso desta serra para entalhes, molduras e serrar ripas mais finas.

3- Serra de esquadrilhar

Este tipo de serra é como se fosse um guia com corte de metal, assim, apresenta uma alta precisão no processo. Ajusta-se nela mesma uma serra com posição regulável, na qual se enquadra conforme determinado ângulo ou de grau em grau.

4- Serrote de ponta

Este tipo de serrote possui uma lâmina bastante longa e bem estreita, culminando em uma ponta. O punho é muito semelhante a uma pistola e, com ele, é possível realizar cortes em curva e aberturas, desde que seja feito um furo previamente.

Leia mais: Tipos de martelos: Conheça cada um deles

5- Serra de painéis

A serra de painéis possui um acabamento diferenciado, com um nariz dentado capaz de possibilitar o corte no meio de um painel, sem que para isso seja necessário fazer nenhum furo.

6- Serra universal

A serra universal, como o próprio nome já diz, é utilizada para cortar os mais diversos tipos de materiais. Sendo assim, pode ser utilizada em madeira, plástico, dentre outros tipos de produtos.

7- Serra de recorte

Esta serra possui um arco de metal e uma lâmina consideravelmente longa, além de ser desmontável.

8- Serra de rodear

O arco mais profundo desta serra é metálico, embora os seus dentes sejam virados para baixo. Trata-se de uma opção utilizada para executar operações de modelagens, sendo assim, a alternativa para contornos arredondados em folhados.

9- Serra de metais

Esta serra possui um arco de metal e dentes que são voltados para o lado de fora, utilizada para cortar madeira, plástico e metais diversos. Além disso, existe também a opção de serra de matais júnior, com uma lâmina bastante afiada. E, além dessas, você pode encontrar ainda a mini-serra de metais, com uma lâmina ajustada a um punho mais simples, recomendada para peças mais complicadas e que necessitam de maior precisão.

10- Serra para concreto celular

Este modelo de serra possui dentes diamantados, que são adequados para serrar blocos de concreto celular.

Escolha o modelo adequado

Conhecer os principais tipos de serras manuais é o primeiro passo para adquirir as melhores opções para você. Assim você obtém um trabalho de qualidade, muito mais otimizado e organizado.

 

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.