Conhecer todos os tipos de martelos é primordial para facilitar o dia a dia na sua construção ou reforma. Afinal, com as ferramentas de pedreiro corretas é possível otimizar o tempo de desenvolvimento da obra, mantendo assim uma linearidade mais sistemática e de qualidade. Com isso, elaboramos este rápido guia para lhe ajudar a compreender a função de cada um dos tipos. Acompanhe.
Tipos de martelos: Conheça cada um deles
Abaixo listamos doze tipos de martelos e suas respectivas funções, com o intuito de tornar a sua maleta de ferramentas muito mais completa e funcional. Veja:
1- Martelo de orelha
Este é um dos tipos de martelos mais conhecidos e utilizados em qualquer tipo de reforma ou construção. Ele também pode ser encontrado como “martelo de carpinteiro”, e trata-se de um modelo que tem como função retirar e fixar pregos nas mais diversas superfícies.
2- Martelo de pena
Este tipo de martelo é um pouco maior que o martelo de estofador, e tem como função a utilização em campos como de mecânica e em indústrias para manutenção de equipamentos diversos neste sentido.
3- Martelo de estofador
Este martelo é um pouquinho menor que a opção anterior. A sua funcionalidade primordial está em fixar tachas, pregos mais finos e pinos. Costuma ser utilizado, como o próprio nome já sugere, por estofadores para dar acabamento ao móvel.
4- Martelo de bola
O martelo tipo de bola é utilizado em serviços automotivos de maneira geral. O seu nome se dá justamente por conta do seu formato, sendo que a parte oposta à cabeça é mais arredondada que outras opções que conhecemos.
5- Martelo de faces macias
Os martelos de faces macias, como o próprio nome já nos dá a entender, é utilizado em superfícies mais delicadas e que não podem sofrer impactos muito intensos. Os materiais utilizados para fazer este tipo de martelo costuma ser borracha, cobre ou nylon.
6- Martelo de pedreiro
Este martelo também é muito conhecido como picareta ou marreta, sendo um dos principais tipos de martelos manuais existentes no mercado de construção civil. Sua cabeça de aço é consideravelmente pesada, sendo indicado para trabalhos mais exigentes.
Por exemplo, este tipo de martelo costuma ser utilizado para quebrar paredes de maneira eficiente e com a firmeza adequada.
7- Martelo maço
Os martelos do tipo maço são fabricados em madeira e, dessa forma, possui faces achatadas na parte da cabeça do mesmo. Costuma ser utilizado para trabalhos em formões de madeira ou cabo.
Leia também: 5 Melhores Lojas para Comprar Material de Construção Barato
8- Martelo de forja
O martelo do tipo forja é um dos mais pesados que podemos encontrar no mercado. O mesmo é capaz de chegar a quase 10 kg, e, por conta disso, é necessária certa prática de manuseio para ter bons resultados com o uso do mesmo.
Costuma ter um cabo muito mais comprido que de outros modelos que conhecemos, e costumeiramente é utilizado em indústrias para determinados fins.
9- Martelo de calceteiro
Este tipo de martelo costuma ser utilizado, como o próprio nome sugere, na construção de calçadas, possuindo um formato específico para este fim.
10- Martelo de drywall
Este martelo é utilizado na construção com drywall, e possui um acabamento que permite que o mesmo não agrida esta estrutura que é um pouco mais delicada.
11- Martelo de eletricista
Este martelo possui um pescoço mais estendido na cabeça, facilitando assim o trabalho do eletricista.
12- Machado martelo
Possui uma das extremidades amoladas, sendo assim, pode ter a função de um machado, de fato, podendo ser utilizado para cortar diferentes tipos de materiais.
Escolha a opção adequada
Agora que você conhece os principais tipos de martelos, é hora de escolher a opção adequada para o seu trabalho. Tendo em vista que apenas desta forma você conseguirá obter êxito em seu dia a dia de trabalho. Caso contrário poderá se deparar com impasses e dificuldades que poderiam ser evitadas com a aquisição do material correto.
Deixe seu comentário