Conhecer os melhores tipos de coberturas é o primeiro passo para escolher a opção mais alinhada à sua obra. Afinal, com as novidades constante no mercado de construção civil, torna-se difícil saber qual alternativa é a mais alinhada para as nossas necessidades. Dessa maneira, trouxemos a seguir uma lista com opções para você conhecer, entender e se inspirar. Acompanhe a seguir e saiba mais.
Conheça os principais tipos de coberturas
Selecionamos os 5 principais tipos de coberturas para que você possa conhecer de perto. Assim saberá a mensuração de investimento, além de conhecer a funcionalidade de cada uma delas. Acompanhe a seguir e entenda.
1- Cobertura verde
A cobertura verde é uma das possibilidades de construção sustentável que trazem diversos benefícios para quem mora no empreendimento. Dentre elas, podemos destacar a redução da temperatura. Tendo em vista que um telhado verde diminui até 90% do calor que um telhado comum geraria.
Como consequência, há uma redução nos gastos com a conta de luz, além de que promove um efeito positivo para a natureza, é claro. Em contrapartida você precisa estar ciente de que os cuidados e a manutenção com esse verdadeiro “jardim no telhado” podem ser caros. dessa maneira, você deverá ou se dedicar aos cuidados, ou investir dinheiro para que profissionais o façam.
2- Toldo
O toldo é outra opção, dentre os tipos de coberturas, que pode ser utilizado em sua casa ou obra. Vale salientarmos que no mercado você pode encontrar diversos tipos disponíveis, cada qual com seu acabamento e posicionamento. É preciso, desse modo, estar atento às exigências do local em que será instalado determinado toldo.
Todavia, você poderá contar com uma cobertura que protege os ambientes contra os raios solares e a sua instalação é super rápida e mais simples que outras opções que o mercado de construção oferece.
Outra vantagem é que o toldo vertical funciona ainda como um tipo de cortina, deixando a casa ou o empreendimento em questão com uma estética muito interessante. Em contrapartida, há o toldo horizontal, que funciona para varandas e garagens.
Além disso, você pode escolher a opção articulada ou não, isto é, se sua posição poderá ser alterada depois da instalação ou se ele será fixo.
Por fim, você pode contar ainda com a opção de um toldo retrátil que também é interessante e muito funcional. Seu tecido sanfonado cria o efeito de abrir e fechar o mesmo, controlando a exposição do ambiente.
3- Pergolado
Os tipos de coberturas de pergolado são ideais para casas pequenas. Tendo em vista que é possível optar pela sua disposição em uma transparência de policarbonato. Com isso, cria um efeito visual e decorativo bastante interessante para a sua obra.
Porém, é muito importante que você dê atenção especial caso selecione o uso de pergolados, isso porque, caso não bem cuidados, podem transformar o ambiente em uma verdadeira estufa.
Dessa maneira, o auxílio profissional é de suma importância para definir o tamanho e a altura correta do pergolado. Assim, você terá um conforto térmico mais adequado e evitará que esse tipo de cobertura acabe gerando um calor excessivo.
4- Telhas metalizadas
As telhas do tipo metalizadas, por sua vez, são outro tipo de cobertura que possuem uma instalação mais simples, além de serem espetaculares no quesito decoração. Isso porque, mesmo com os agentes do tempo, as mesmas mantêm-se sempre bonitas e com aparência de novinhas.
Promovem ainda muita sombra, aconchego e conforto térmico. Assim, podemos dizer que estamos lidando com uma opção de altíssima qualidade e com uma funcionalidade sem igual.
5- Telha termoacústica
As telhas do tipo termoacústica também são chamadas de telhas sanduíche. As mesmas funcionam como isolante térmico e acústico, protegendo contra os efeitos das chuvas, ventos, calor, frio excessivo, etc. Com isso, elas podem ser utilizadas em todos os tipos de edificações, sejam residenciais, prediais, comerciais ou industriais.
Sua composição se dá a partir de materiais como alumínio, aço galvanizado ou inox. Além disso, possuem vários formatos e podem ser pintadas de diversas cores diferentes, combinando assim de uma maneira harmoniosa com a decoração da fachada da casa.
Lembre-se apenas de apostar na escolha de um profissional qualificado para que ele possa apontar o tipo de telha sanduíche mais adequado ao seu caso. Tendo em vista que cada ambiente pode requerer um tipo diferente para promover o efeito mais interessante.
Como escolher dentre os tipos de cobertura?
Agora que você já conheceu os melhores tipos de cobertura, deve estar se perguntando como escolher a melhor opção para você. Para isso, existem alguns pontos que você pode considerar. Veja abaixo:
- Preço: Primeiramente você precisa ter claro qual é o valor que deseja investir para este tipo de necessidade em sua obra. Afinal, estamos tratando de uma etapa de muita importância e que requer uma atenção especial.
- Decoração e acabamento: O segundo passo é selecionar as alternativas que apresente uma decoração e acabamento mais interessante para as suas necessidades. Isto é, que combine um pouco mais com a proposta decorativa do seu imóvel.
- Funcionalidade: A funcionalidade também deve ser posta em pauta. Por exemplo, se você quer um efeito acústico e térmico melhor, as telhas sanduíches são a melhor opção. Em contrapartida, se você quer investir na iluminação natural, talvez a melhor opção seja o pergolado, e assim por diante. Entenda a sua necessidade e somente depois disso adquira o modelo adequado.
- Manutenção e necessidades posteriores: No caso da cobertura verde, por exemplo, pode ser que você precise de mais investimentos em manutenção e cuidados. Desse modo, é essencial que você entenda as necessidades de cuidado e manutenção de determinado tipo de cobertura para assim escolher a opção mais prática para você.
Ao seguir estas dicas e escolher dentre os tipos de coberturas, certamente você terá um resultado incrível. Depois é só contar pra gente.
Deixe seu comentário