Os tipos de areia para construção civil podem ser muitos. E por isso, antes mesmo de entender qual a melhor areia para construção, você deve se perguntar qual a melhor areia para determinada construção. Ou seja, há uma diferença muito grande entre os tipos e cada um deles servirá para uma fase da obra: concreto armado, fundamentos, vigas ou acabamentos. Todos estes processos são diferente e precisam de atenções diferentes!
Assim sendo, acompanhe o texto para entender mais sobre os tipos de areia e a sua utilização nas obras.
Tipos de Areia – Quais são?
Assim como em uma obra todos os processos são importantes, a especificidade dos materiais também é! Ou seja, em uma obra, há uma importância muito grande desde os processos de apiloamento, até os processos finais de acabamentos de uma parede dentro de casa. Tudo requer o máximo de atenção para que nada saia do controle.
E no caso dos materiais, obviamente, não é diferente. Ou seja, a lista de materiais para construção civil deve ser interpretada de fase em fase. Pois será ruim, por exemplo, acumular materiais no canteiro de obras que somente serão usados na fase final. E no caso dos tipos de areia, para quem não tem conhecimento, isso pode acontecer.
Afinal, imagine você saber que precisa comprar três tipos de areia: grossa, fina e média. Até aí, tudo bem. No entanto, se você não souber em quais momentos deve comprar cada uma, você poderá cometer equívocos, comprando a errada e tendo que acumular para comprar a certa. Uma ajudinha do mestre de obras será sempre bem-vinda neste momento!
Mas, lógico, saber quais são e para que servem cada tipo de areia ser´á um potencial! Vamos lá?
Areia lavada e fina
O primeiro tipo de areia, é a fina e lavada. Ela é utilizada principalmente para revestimentos e traço para reboco. Sua utilização para acabamentos é extremamente importante. Afinal, o acabamento só terá um aspecto de “acabamento”, quando houver sutileza nos materiais.
A areia fina não pode ser usada para outros tipos de cimentos. Afinal, a liga dele é muito menos resistente a estruturas que precisam de resistências maiores. O grão médio da areia fina pode partir de 0,05mm de espessura.
Areia média
Um dos tipos de areia para construção mais utilizados é a areia média. Afinal, é com esta areia que a maior parte da obra é feita, pois ela é altamente recomendada para assentamento de tijolos e outros tipos de ligas de construção, como blocos.
Dependendo do tipo da areia grossa, pode até mesmo ser utilizada para alguns tipos de acabamentos que requerem menos sutilezas. Por exemplo, rebocos externos ou de locais que não precisam de tanta “beleza”, podem receber sem problemas uma areia média em sua constituição.
Este tipo de areia pode ter grãos a partir de 0,42mm de espessura.
Areia grossa ou de liga
Talvez você até já saiba qual a principal utilização deste tipo de areia, não é mesmo? Afinal, se a areia fina serve para acabamentos, a areia média serve para o assentamento de tijolos, a areia grossa ou de liga servirá para os processos de fundamentos e concreto armado bruto.
Afinal, os gr˜ãos neste caso são muito maiores, podendo partir de 2mm e ir até 4mm. Além de fundamentos, a areia grossa pode ser muito útil para chapiscar paredes e outros processos em que o cimento não precise ser fino, mas deve ter muita liga.
A areia grossa pode ser “produzida” a partir de diversas substâncias. Afinal, não há um cuidado muito grande com o seu refinamento. Agora, as areias finas e médias serão extraídas de leitos de rios para que venham “lavadas” e com uma qualidade superior.
Areia usinada (de brita)
Além dos tipos de areia apresentados acima, temos ainda a areia usinada. Este é um formato que é produzido a partir da britagem de rochas e pode ter uma qualidade superior até mesmo a da areia fina, desde que todos os processos sejam feitos corretamente e a areia chegue a uma “finura” específica.
A usinagem de areia geralmente é feita por máquinas pesadas e em espaços absolutamente controlados, para que nada saia dos padrões. É, de fato, uma areia produzida – diferente de uma areia que é pega dos leitos dos rios, por exemplo.
Areia reciclada
Você já ouviu falar da areia reciclada? Pois bem, este é mais um tipo de areia que pode ser amplamente utilizada na sua obra! Basicamente, o processo de constituição da areia reciclada se dá pela moagem de resíduos de obras antigas. Fique atento para encontrar, neste tipo de areia, até mesmo alguns traços de cimento. Isto é muito normal.
Dependendo do processo, este tipo de areia pode ser utilizada também para acabamentos e traço para reboco. O que é ótimo, pois você ganha mais opções e, consequentemente, terá mais flexibilidade para levar sua obra ao êxito.
Qual a importância da areia na construção civil?
Bom, agora que j´á entendemos todos os tipos de areia para sua obra, é hora de entender um pouco mais da importância deste material. Afinal de contas, para as pessoas leigas, areia é apenas areia, não é mesmo? Mas na verdade, para a conclusão de uma obra com segurança, os tipos de materiais são extremamente importantes!
Para entender isso, basta compararmos com um carro. Se você abastecer um combustível adulterado e cheio de impurezas, as chances do seu carro estragar são enormes. E em uma obra, isto também acontece. Afinal, se você utilizar uma areia ruim, a segurança da estrutura ficará comprometida!
Nunca hesite em contratar profissionais que entendam do assunto e fornecedores que entreguem produtos de qualidade. O barato sempre pode sair caro. Lembre-se disso antes de construir e boa sorte!
Deixe seu comentário