Você sabe qual é a principal diferença entre varanda, terraço e sacada? Existem várias situações que podem ser lavadas em consideração para que você entenda o que cada local representa. De maneira geral, os três locais podem ser utilizados para confraternizações e descanso, visto que são bem parecidos neste sentido.
No entanto, cada um deles vai trazer características próprias e individuais, assim como qualquer outro ambiente dentro de casa. Por isso, continue a sua leitura e entenda tudo sobre o assunto. Quem sabe, hoje mesmo você já consegue escolher qual é o melhor para a obra da sua casa.
Vamos lá?
Diferenças entre terraço, varanda e sacada
As principais diferenças entre terraço, varanda e sacada é a localização de cada uma delas. Por mais que hajam várias outras diferenças relacionadas aos termos técnicos, aqui precisamos nos atentar apenas ao tipo de utilização. Vamos conhecer mais sobre cada local a partir de agora.
Terraço
O terraço é, talvez, o sonho de consumo de muitas pessoas que adoram ter um espaço livre para convivência e lazer. Este tipo de área aberta fica em cima das casas ou prédios e possui bastante charme e elegância, fazendo com que ele se torne um convite para um churrasco em uma noite estrelada ou mesmo para quem quer dar um mergulho na piscina (afinal, ela pode ser instalada no terraço).
O terraço geralmente não vai ter nenhum tipo de cobertura. É como se fosse um “terreno” em cima de uma construção, de forma a aproveitar a obra de diversas maneiras, que não só os cômodos internos. Em algumas cidades grandes, os terraços em prédios altos servem como espaço para abrir negócios, como bares e restaurantes, fazendo com que se possa agregar um enorme valor ao produto ou serviço final. Prepare-se para pagar mais caro para jantar em algum restaurante de terraço.
Ele pode ser feito de várias formas. Inclusive, pode ser feito mesmo depois que a obra já está finalizada, desde que a laje e a estrutura do telhado tenha sido feito de maneira adequada (procure um profissional de engenharia para avaliar e diagnosticar a viabilidade de construir um terraço em uma construção pronta).
Varanda
Enquanto que o terraço é em cima, a varanda é em baixo. Ela geralmente vai ser construída na frente da casa, de acordo com a planta adquirida. Mas nada impede de que seja construída nos fundos, onde pode também ter um espaço de lazer com churrasqueira e piscina.
A varanda é como se fosse uma parte de dentro do cômodo da casa, só que aberto. Ou seja, a planta da casa contempla uma estrutura aberta, sem paredes, de forma a ter acesso direto ao quintal ou a rua, mas que ainda assim, fique debaixo do mesmo telhado.
Algumas varandas, obviamente, podem ser feitas depois que a casa já está pronta. Neste caso, será preciso fazer a adaptação do telhado, visto que a varanda não pode pegar chuva. Ou até pode, dependendo do seu estilo de área de lazer. Mas o mais interessante é que tenha uma cobertura para que você possa aproveitar a varanda, também, em dias chuvosos.
Sacada
E por fim, ainda temos a sacada. Diferente da varanda e do terraço, a sacada é como se fosse um puxadinho no andar de cima da casa ou do apartamento. Ela tem uma forma de três dimensões, criando a sensação de que ela sai da parede e da casa de maneira geral. Mas na verdade, tudo está previsto no projeto, de forma que a sacada seja uma espécie de varanda para quem mora em apartamento ou casas mais altas.
Hoje em dia é bem comum encontrarmos sacadas que tenham churrasqueiras ou áreas de lazer com cooktop e outros itens de cozinha. É bem difícil encontrar um apartamento, hoje, que não tenha uma sacada de lazer para aproveitar um fim de tarde, uma noite estrelada ou o sereno da manhã.
Se você quiser, poderá colocar várias plantinhas na sacada, de forma que se crie, ali, uma ótima área para relaxar em meio a natureza. Principalmente em cidades grandes, esta é uma excelente alternativa para que possamos nos sentir mais felizes e renovar as energias.
Qual é o melhor modelo para sua casa? Passo a passo para escolher
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre sacada, varanda e terraço, que tal entender melhor alguns critérios para escolher a melhor opção para o seu projeto? Preparamos uma lista de itens que você pode levar em consideração. Veja abaixo:
Um espaço aberto para confraternizações
Se você busca um espaço aberto para realizar atividades de confraternização, um terraço pode ser uma ótima alternativa. Ele é bastante agradável do ponto de vista estético, visto que pode proporcionar uma visão incrível do alto de um prédio ou casa.
Não é a melhor opção para quem busca um espaço fechado, visto que a maioria dos terraços não têm telhado ou cobertura. Mas isto não é uma regra, pois você mesmo poderá fazer a cobertura do terraço, de forma que ele fique bem agradável para o dia a dia e possa ser usado em vários momentos.
Um lugar para descansar e ter lindas plantinhas
Se você quer apenas uma área para relaxar, sem ter que necessariamente construir um telhado ou mesmo adaptar o teto da sua casa, recomendamos que você compre ou monte um projeto com uma varanda. As varandas são essenciais para quem não abre mão de um lugar único e bem confortável, com passagem de vento fresco e uma visão bonita do lado de fora.
Uma vista legal a partir de um cômodo de lazer ou descanso (sala ou quarto)
E por fim, você ainda pode optar pela sacada. Ela não é usada só em prédios. Caso você more em uma casa de dois andares, a sacada também será bem-vinda em locais como o quarto ou a sala. Este tipo de projeto geralmente deve ser feito ainda na planta, pois requer uma estrutura de concreto e ferro, de modo que possa se fixar na estrutura da casa em si. Então, planeje com antecedência e mãos a obra.
Deixe seu comentário