Você já ouviu falar das telhas de cerâmica? Sempre que vamos iniciar uma obra de construção ou de reforma de uma casa, devemos levar em consideração a utilização de uma série de ferramentas e materiais diferentes. Isto é básico e serve para nos ajudar e nos guiar para encontrar as melhores soluções para cada necessidade. Assim, podemos comparar qualidade com o preço e ter a certeza de um custo-benefício interessante.
Porém, onde as telhas de cerâmica entram nesse processo? Por mais que elas sejam uma das últimas etapas de uma obra completa, é fundamental entender e decidir pelo modelo ainda na fase de projetos e plantas, uma vez que cada tipo de telha vai precisar de um tipo de estrutura diferente. E a telha de cerâmica, como é uma das mais comuns do mercado, não há muitas questões relacionadas a estrutura, pois geralmente é padrão. Mas, claro, há telhas de diferentes modelos e que precisam de diferentes tipos de estruturas.
E para entender tudo sobre este material, acompanhe o texto de hoje!
Telhas de cerâmica – O que são e como elas são feitas? Veja alguns modelos clássicos de telha de cerâmica
As telhas de cerâmica, como você já sabe, são modelos muito comuns e básicos do mercado. É fácil encontrar este tipo de telha em qualquer loja de material de construção da sua cidade, uma vez que sua produção não é complexa e possibilita a distribuição em diversos lugares do Brasil.
De maneira geral, a telha de cerâmica é feita a partir do cozimento de argila e barro. Este cozimento dá a forma básica que conhecemos e, então, o produto está pronto para ir ao mercado e cobrir diversos modelos diferentes de casas e edifícios.
Algumas pessoas conhecem a telha de cerâmica como telha de barro. E isto é facilmente entendido pelo fato de que a cor desta telha é, de fato, laranja – cor de barro. Pois o barro é uma das principais materiais primas para a produção deste tipo de cobertura.
Por mais que o estilo de produção seja semelhante para todos os tipos de telha de cerâmica, é importante entender que o processo de produção permite a criação de modelos diferentes e inovadores: algumas mais pesadas, outras mais resistentes, algumas mais flexíveis e outras com uma maior área de cobertura por metro quadrado.
Algumas das principais telhas de cerâmica são estas aqui:
- Coloniais;
- Francesas;
- Portuguesas;
- Romanas;
- Americanas;
- Esmaltadas;
Quais são as principais vantagens de usar uma telha de cerâmica ao invés de um outro tipo de telha?
As telhas de cerâmica, além de clássicas, são muito bonitas. E isto, por si só, já é um fator relevante para considerar no momento escolher entre um modelo ou outro. As telhas de barro, como também são conhecidas, fornecem um visual autêntico e até rústico para as coberturas de casas ou edifícios em geral. Afinal, o barro em si é capaz de trazer esta sensação. O que é excelente para proporcionar um visual específico como forma de acabamento.
Outra vantagem competitiva de usar telha de cerâmica e não usar outro tipo de telha, é o fator preço. As telhas de cerâmica são muito mais baratas do que outros tipos mais evoluídos ou tecnológicos de telhados ou coberturas. Isto porque ela é feita através do processo clássico de cozimento de argila e barro, o qual já é bem difundido no mercado brasileiro e mundial.
O interessante, neste caso, é que você compre uma telha que consiga oferecer um ótimo retorno de custo-benefício. Ou seja, compre um modelo que seja de fácil instalação e que não consuma muita mão de obra da equipe de trabalho. Assim você vai economizar bastante no longo prazo.
Outro fator importante a se considerar para obter mais vantagens com a telha de barro, é a compra de modelos que cubram um espaço maior de maneira mais rápida. Isto também ajudará no processo de deixar a obra mais barata.
Outra vantagem que você pode levar em consideração na hora de escolher entre a telha de cerâmica ou outro tipo de telha, é o fator “diversificação”. Há muitos tipos e formatos de telha que você pode considerar para sua obra e, com isso, optar pela mais bonita ou por aquela que mais combina com seu projeto.
Veja onde você poderá usar a telha de cerâmica de modo que garanta uma cobertura segura e resistente
Se você está se perguntando onde usar a telha de cerâmica, saiba que ela pode ser usada nos mais diferentes tipos de coberturas. Ou seja, ela é muito prática, flexível e pode deixar qualquer telhado seguro em questão de horas.
Veja algumas opções abaixo.
Cobertura de casas residenciais
O lugar mais comum para usar as telhas de barro é no telhado da própria casa. Não é incomum você notar que a maioria das casas em uma cidade vão ter telhas de barro em tons de laranja, pois este tipo de telha é o mais comum nas lojas de materiais de construção.
Ela é muito segura e uma ótima opção para quem está cobrindo a casa depois de uma reforma ou mesmo de uma construção do zero. No entanto, é importante sempre questionar a durabilidade do produto na hora de comprá-lo. Afinal, há telhas mais frágeis e há telhas mais rígidas. Algumas você poderá andar em cima, outras requerem mais cuidados pois poderão quebrar com mais facilidade.
Edificações de residenciais
Para edifícios residenciais, a telha de cerâmica pode ser também uma ótima ideia, pois ela garante um ótimo isolamento acústico e térmico. Ou seja, ela não deixa sons muito potentes penetrarem e também repele o calor e o frio de uma forma um pouco mais incisiva que outros tipos de coberturas (como as chapas de fibrocimento).
Áreas de lazer ou quiosques
E por fim, você ainda poderá usar as telhas de cerâmica naqueles projetos mais pessoais e autênticos, como áreas de lazer ou quiosques em casa. Basta escolher o formato que mais fizer sentido para o estilo do seu projeto e, então, instalar. Lembre-se que as telhas de barro entregam um visual mais rústico e por isso podem ser ótimas opções para espaços externos.
Deixe seu comentário