Se você quer fazer uma reforma de casa simples, saiba que precisará se dedicar para que o projeto não desande. Afinal, é importantíssimo ter o controle de toda a situação para que, de fato, tudo seja simples.
A partir deste ponto de vista, devemos entender que fazer uma reforma de casa simples não pode ser confundido com fazer uma reforma de casa simplória. Ao contrário do que muita gente pensa, o simples dá trabalho, pois exige dedicação e método. Para se chegar no simples, é preciso criar um ambiente para isso!
Mas não se preocupe. Vamos entender o que você poderá fazer para, de fato, conseguir fazer uma reforma que seja viável para o seu orçamento e sem comprometer a estrutura da casa inteira.
E se você quiser complementar sua leitura, leia também os 7 principais erros ao reformar uma casa.
Como fazer uma reforma de casa simples?
Se você quer fazer uma reforma de casa simples, está no lugar certo. Para aprender o passo a passo de como conseguir isso, pegue lápis e papel para anotar todas as dicas a seguir.
Veja como fazer uma reforma de casa simples:
- Faça um projeto da reforma para saber por onde começar;
- Orce tudo antes mesmo de começar alguma coisa;
- Analise a estrutura antes de pensar em derrubar paredes;
- Compre materiais de construção de qualidade (não economize nisso);
- Faça um cômodo de cada vez;
Falaremos sobre cada um dos tópicos em detalhes a partir de agora. Portanto, continue lendo e se aprofunde no tema para conseguir, de fato, fazer uma reforma simplificada.
Vamos lá?
Faça um projeto da reforma para saber por onde começar
Antes de mais nada, a sua obra de reforma vai precisar de um projeto. Sim, muito embora uma reforma possa parecer algo mais simples ou mais fácil do que uma construção do zero, saiba que isto só será possível se houver plano.
Por isso, faça um projeto que possa compreender o início, meio e fim da obra. Com este material em mãos, será muito mais fácil entender o processo como um todo, comprar os materiais certos nos momentos certos e, claro, você terá uma melhor previsibilidade da obra em si.
De preferência, busque um profissional para realizar o projeto da reforma para que, assim, a obra possa ser iniciada. Sem considerar a estrutura da casa, planta existente, projeto elétrico e hidráulico, a reforma pode dar muita dor de cabeça. Não pule etapas, ok?
Orce tudo antes mesmo de começar alguma coisa
Para fazer uma reforma de casa simples, você precisará considerar um orçamento completo. Jamais comece a sua obra de reforma, se você não tiver um orçamento de todas as etapas do processo.
Por que é importante ter um orçamento completo em mãos? Porque é o orçamento que vai fazer com que você possa saber quanto dinheiro vai gastar. O que é fundamental para que tudo corra dentro do esperado.
Como se trata de uma obra de reforma, pode ser que o preço da mão de obra flutue bastante, pelo fato de que imprevistos podem acontecer. Só que, quanto mais você conseguir prever estes imprevistos, melhor. E o projeto (conforme tópico anterior) e o orçamento, podem te ajudar a não ter dores de cabeça na obra.
Muitas vezes uma obra de reforma começa a todo vapor, e acaba por terminar aos “trancos e barrancos”, justamente pelo fator financeiro. Por isso, é importante que haja um equilíbrio em todas as etapas, de modo que os orçamentos sejam reais.
Analise a estrutura antes de pensar em derrubar paredes
Se tem uma coisa que pode comprometer a obra, é a tomada de decisão equivocada. Além de retrabalho, se a reforma comprometer qualquer parte da estrutura da casa, saiba que você poderá ter um problemão pela frente.
Por isso, contrate um profissional de arquitetura para entender onde estão as peças-chave da estrutura, de modo que não haja nenhuma derrubada equivocada de vigas, paredes ou qualquer tipo de suporte.
Se você não entende muito bem de obras e não sabe exatamente o que está criando ou não sustentação na obra, é fundamental pedir ajuda a alguém que entenda do assunto. Jamais inicie uma reforma que precise derrubar paredes, sem um aval técnico, ok?
Compre materiais de construção de qualidade (não economize nisso)
Fazer uma reforma de casa simples exige concentração e a escolha de bons materiais. Embora a reforma possa ser muito rápida, ela nunca pode ser feita com materiais de construção de baixa qualidade.
Muita gente acredita que simplesmente pagar barato em materiais de construção é uma escolha correta e inteligente. No momento, pode até fazer sentido. Só que no longo prazo, você vai acabar gastando muito mais na obra, porque vai precisar fazer reformas e poderá até mesmo ter a estrutura comprometida pela baixa qualidade de materiais.
Pense nos materiais de construção da obra como um investimento de longo prazo, e não como uma compra barata de curto prazo. Quanto maior for a qualidade dos materiais que você escolher, maior será a durabilidade da obra e menos trabalho e gastos no futuro você terá.
Além de que, claro, investir em bons materiais de construção é também uma forma de garantira segurança da obra. Conheça os tipos de cimento, tijolo, areia, revestimentos e telhados que mais fazem sentido para a sua obra e escolha pelos melhores.
Faça um cômodo de cada vez
E por fim, lembre-se: nunca dê o passo maior do que a perna. Ou seja, comece aos poucos e reforme um cômodo de cada vez. Principalmente se você precisa continuar morando na casa, saiba que é fundamental criar uma estratégia para que a reforma aconteça de maneira inteligente, sem comprometer a moradia.
Além disso, fazer um cômodo de cada vez faz com que você possa ter um melhor acompanhamento da obra. As coisas acontecem de maneira mais orquestrada e de maneira menos aleatória. Fuja da aleatoriedade da obra!
E se você gostou destas dicas, compartilhe-as com mais um amigo. E se tiver mais alguma sugestão de como fazer uma reforma de casa simples, deixe nos comentários.
Deixe seu comentário