Se você está empenhado em uma construção o primeiro passo é entender qual a quantidade de bloco ou tijolo por m² que a sua obra precisa ter. Aprendendo a calcular isso você terá mais chances de conseguir economizar no processo de um modo geral. Confira a seguir meios de conquistar esses dados e não desperdiçar dinheiro com isso.
Qual quantidade de Bloco ou tijolo por m2?
Entenda que existem alguns programas que podem fazer o calculo desse processo todo de calculo de blocos e tijolos da sua obra.No entanto, você precisa aprender na prática como fazer essas contas e assim terás mais chances de não errar em qualquer situação de construção ou reforma de moradia.
Calculando a quantidade de Bloco ou tijolo por m2
Para começar a calcular o cálculo de consumo de blocos ou tijolos necessários para a realização de uma obra e, desse modo, descobrir a quantia de modo geral que temos que adquirir para erguer uma obra, que fique claro, que é necessário como pontapé inicial, a calcular sempre pelos cantos, os assentamentos em amarração, não deixando de lado nessa conta o nível de cada etapa.
Etapas
Passo 1 : Antes de começar a calcular entenda que cada tijolo possui uma proporção, por isso, o tamanho dele é essencial para ter uma estrutura montada.
Passo 2 :Você poderá usar tijolos com as seguintes características: 6 furos 9x14x19 – Residencial; 8 furos 9x19x19 – Predial e 9 furos 11,5x14x24 – Residencial e Predial.
Passo 3 :Para começar o seu cálculo entenda quantos m² tem o tijolo. Geralmente o uso é de um tijolo em pé. Nesse caso o calculo fica assim:
– multiplique lado x lado: 0,14*0,18= 0,0266m².
Passo 4 :Ou seja: Um tijolo vai ocupar esse espaço de 0,0266m².
E agora vamos calcular quantos tijolos caberão em 1m² de espaço. Para isso, divida 1m² por 0,0266. Nesse exemplo você vai precisar de 37,59 tijolos para cobrir uma área de 1m² .
Se o calculo for feito com o bloco, calcule o tamanho dele e faça isso. Se for com tijolos de proporções diferentes, com menos furos, a dica é mesma.
Agora que já aprendeu como fazer as contas ficou fácil não errar no momento da compra do material de construção e assim ter a casa dos sonhos gastando o mínimo possível. Um planta da casa ajudará muito nessas contas, por isso, contrate um arquiteto, se possível.
2 Comentários
Verifiquem essa fórmula do cálculo, para uma aproximação correta, utilize da fórmula 1m2 / (ct + EpJ) * (ht + Epj) = Onde Ht = Altura do Tijolo, Ct = Comprimentro e Epj = Espessura da Junta. Ai se aplica o Fator de Perda, normalmente de 5 a 10%.
BACANA SABER DISSO QUE ALGÚMAS COISÁS. É BOM RESÓLVER A SÍM SE CONSEGUI MUINTO BOM??