Neste artigo você vai aprender a diferença entre mármore e granito, de maneira que possa escolher a melhor peça para a sua obra e, assim, ter a certeza de que está tomando a melhor decisão para o longo prazo do seu projeto.
Acompanhe!
Qual a diferença entre mármore e granito?
A principal diferença entre mármore e granito está na durabilidade da peça. O granito é mais resistente do que o mármore, pois é uma pedra mais sólida e robusta, devido a maior concentração e mistura de minérios da terra.
No entanto, não podemos dizer que o mármore é uma pedra ruim. Pelo contrário. É uma pedra extremamente elegante, bonita e que combina com muitas decorações e projetos de arquitetura para a sua casa.
Além da solidez e durabilidade, a pedra de granito possui um aspecto mais denso. Parece que ela tem mais “veias” do que a pedra de mármore, que é um pouco mais lisa e sem tanta concentração de minérios quartzo, feldspato e mica.
Ambas as peças podem ser usadas na decoração de pias, balcões e mesas. A diferença principal é a estética e a luminosidade. Além disso, o granito possui uma melhor impermeabilização natural, garantindo que as bancadas não fiquem manchadas ou com aspecto de “usado”.
Hoje em dia, com o mercado de pedras naturais tão evoluído, as pedras de mármore também podem ser bastante resistentes e duráveis. Afinal, há químicos impermeabilizantes muito poderosos que fazem esta pedra, também, ser uma excelente alternativa.
Veja alguns modelos de pia de mármore. E veja também a diferença visual de cada tipo de pedra:
Diferença entre mármore e granito – Qual é a melhor opção para você?
Agora que já entendemos a principal diferença entre mármore e granito, é muito importante considerarmos, também, as duas opções como sendo excelentes alternativas para decorações e projetos de interiores na sua casa.
Se você prefere uma pedra mais sólida, rígida e resistente, opte pelo granito. Esta é uma pedra com uma concentração maior de quartzo, feldspato e mica, garantindo uma impermeabilização melhor e um acabamento mais rústico. É a pedra preferida das pessoas.
No entanto, o mármore é também bastante indicado para bancadas, mesas e balcões. Sua resistência é um pouco menor pelo fato de que esta pedra natural é um pouco menos densa no sentido de quantidade de minerais que a compõe.
Mas isto não faz dela uma pedra ruim. Pelo contrário. A indústria das marmorarias já se desenvolveu o suficiente para proporcionar um produto de qualidade, seguro e com durabilidade para os clientes. Hoje é possível comprar pedras de mármore muito resistentes e impermeáveis para vários tipos de acabamentos.
Inclusive, veja também como colar pedra de mármore.
Onde usar mármore e onde usar granito?
Você poderá usar as pedras de mármore e granito em diversos ambientes e superfícies. Ambas podem ser usadas em:
- Balcões;
- Bancadas;
- Pias;
- Churrasqueiras;
- Banheiros;
- Lavações;
- Etc.
O mais importante é você saber diferenciar uma peça da outra para saber exatamente qual é o valor justo para cada uma delas na hora de negociar.
Como é a limpeza e a manutenção do mármore e do granito?
A limpeza destas peças é muito simples. Você pode usar água e sabão e esfregar com uma esponja. De preferência, esfregue com o lado amarelo para evitar arranhões na impermeabilização.
Evite usar produtos químicos fortes como solventes ou água sanitária. Isto vai ajudar a garantir uma melhor durabilidade da pedra.
É recomendado que você faça as manutenções pelo menos de uma a duas vezes por ano na sua pedra. Pelo menos, para manter a impermeabilização de modo que o produto tenha uma maior vida útil.
Você pode perguntar quais são os melhores cuidados para o fabricante/loja que fornecer a pedra para o seu projeto.
Deixe seu comentário