Aprender como fazer prateleira de madeira não precisa ser um “bicho de sete cabeças”. É claro que alguns cuidados básicos precisam ser tomados. Mas também é fundamental que você entenda que este projeto pode perfeitamente ser feito em casa, desde que seguindo um processo para que tudo dê certo.
Existem tipos de prateleiras de todos os estilos. Desde os mais complexos com recortes complicados na madeira, até aqueles que basta pregar e juntar a madeira uma na outra. O fato é que antes de mais nada, você precisa ter em mente o que você irá fazer, para não mudar de planos no meio do caminho e desperdiçar material ou mesmo desistir.
Por isso, acompanhe o texto e saiba como fazer o seu projeto.
Veja também ideias de revestimento de madeira.
Como fazer prateleira de madeira na parede: Comece assim
O primeiro passo para começar o seu projeto de como fazer prateleira de madeira simples ou complexas, é escolhendo um modelo que você acredite ser apto a fazer.
O uso da madeira em construções nunca esteve tão em alta, mas caso você nunca tenha feito nenhum tipo de trabalho neste sentido, como artesanato em madeira ou mesmo qualquer outro trabalho de carpintaria, recomendamos que você comece por algo simples. E, para isso, separamos um passo a passo abaixo. Acompanhe.
1- Faça o projeto no papel antes mesmo de começar
Para que sua prateleira de madeira saia do papel, é importante ela, antes de mais nada, estar no papel! Você deve começar o seu projeto desenhando o que você quer realizar. É claro que não precisa ser um desenho extremamente profissional, mas é importante que ele represente o projeto. Ele servirá para lhe guiar.
Assim sendo, anote tudo que você quer fazer e faça um esboço simples das prateleiras. É importante que neste momento, você inclusive já imagine as medidas que irá querer utilizar, quantos suportes irá querer e como será o acabamento. Se tudo isto for definido no início, depois, torna-se tudo muito mais fácil, bastando seguir a proposta original.
2- Tire as medidas da madeira e da parede
Agora que seu projeto já está pronto no papel, é hora de tirar as medidas de forma prática. Um móvel sob medida, por exemplo, vai demandar dados milimétricos, uma vez que ele precisa encaixar perfeitamente na sua casa. E no caso de prateleiras de madeira, você deve fazer o mesmo. Afinal, uma prateleira desalinhada e desequilibrada poderá ficar muito feia.
Assim sendo, meça tudo e saiba onde cada parte será instalada na parede e também meça cada peça do móvel em si. Depois, basta serrar tudo seguindo as medidas e você terá as peças avulsas para começar.
3- Escolha uma madeira que ficará bonita no ambiente
A questão da escolha da madeira é importante. Escolha uma que combine com o resto da sua decoração interna e, claro, com os seus móveis. Você poderá optar por prateleiras rústicas, modernas, caseiras ou até mesmo alguma com acabamentos diferenciados, mas isto demandará mais trabalho.
4- Comece sempre pelas bases
Qualquer projeto de construção de casa ou mesmo uma simples prateleira de madeira, precisa ser iniciado pela base. Ou seja, por baixo. Ou por peças que sejam suporte para as demais peças. Isto fará com que o projeto todo se desenvolva de forma quase automática e, desta forma, fique bonito e dê menos trabalho.
Depois, basta pregar ou parafusar cada parte uma na outra e, por último, fixar na parede.
5- Utilize equipamentos profissionais e de proteção para fazer sua prateleira de madeira
Nós recomendamos sempre que você utilize equipamentos profissionais para a construção do projeto e também para sua proteção individual. É mais do que importante você considerar a sua saúde e, obviamente, ter em mãos materiais que ajudem a tornar o processo mais prático.
Prateleira de madeira: como fazer com restos de madeira que você tem em casa
Uma prateleira de madeira pode ser usada para várias situações práticas dentro de casa. E por isso, é uma ótima forma de unir o útil ao agradável. Especialmente porque elas ajudam muito na decoração.
Sabe aquelas tábuas que sobraram de uma reforma ou mesmo de alguma outra construção que você fez? Pois é. Elas podem se tornar lindas prateleiras dentro de casa.
Abaixo, veja como fazer prateleira de madeira na parede usando algumas madeiras que você já tem em casa.
- Escolha madeiras largas;
- Veja quantas prateleiras você consegue fazer;
- Divida a parede corretamente;
- Emende se precisar;
- Faça um bom acabamento antes de pendurar.
Continue lendo para saber mais.
Escolha madeiras largas
As prateleiras não podem ser tão simples a ponto de não conseguir pendurar nada nelas. Por isso, uma boa solução é encontrar madeiras mais largas, que realmente sejam úteis para você pendurar o que você quer. Nesse caso, escolha madeiras largas para aprender como fazer prateleiras úteis no dia a dia.
Uma boa média para a sua prateleira é algo em torno de 20 a 25cm de largura. ´É o “padrão para conseguir guardar livros, por exemplo.
Mas não hesite em usar madeiras mais largas, caso você as tenha. Apenas tome cuidado para não comprometer o ambiente do ponto de vista de área útil. Você não quer perder espaço por causa de tábuas de madeira penduradas na parede, não é mesmo?
Veja quantas prateleiras você consegue fazer
Antes mesmo de começar o seu projeto de como fazer prateleiras de madeira simples ou mesmo complexas na parede, é importante considerar o tamanho da área e quantas prateleiras você consegue fazer com as madeiras que você tem em mãos.
Para isso, meça corretamente o tamanho das tábuas e divida elas pela quantidade de prateleiras que você quer fazer.
Tente não criar prateleiras desiguais, com tamanhos muito diferentes uma das outras. Afinal, isso pode gerar um pouco de desconforto aos olhos.
Caso queira fazer prateleiras assimétricas, faça de forma proposital. Caso contrário, vai dar a impressão de que a assimetria aconteceu porque acabou a madeira.
Continue para mais dicas indispensáveis sobre como fazer prateleira de madeira simples.
Veja também ideias de parede revestida de madeira.
Divida a parede corretamente
O mesmo vale para a parede: antes mesmo de colocar as suas prateleiras de madeira artesanal na parede, faça a divisão correta da área útil em que as paredes vão estar.
Desta forma, você vai conseguir suprir a necessidade de preencher a parede de maneira simétrica e ordenada.
Para entender essa metragem, é só medir a largura da parede e pensar em quantas prateleiras caberiam ali na disposição que você quer fazer.
Dica: tente centralizar as prateleiras na parede de maneira que elas ocupem o espaço de forma equilibrada. Não deixe prateleiras um pouco mais pra cá e outras um pouco mais pra lá. Isso vai causar uma impressão ruim aos olhos.
Veja outras dicas de sala com prateleira de vidro.
Emende se precisar
Viu que até tem madeira em casa mas elas não vão ficar simétricas? Não tem problema, você só vai precisar emendá-las de maneira a garantir uma área útil interessante para apoiar o que você quer.
Mas é importante tomar cuidado sobre onde essas emendas vão estar, ok? De preferência, faça emendas na parte debaixo da prateleira e faça também uma estrutura de suporte que esteja na direção contrária a prateleira.
Por exemplo, se a prateleira estiver emendada com duas tábuas horizontalmente, faça emendas verticais para garantir que elas fiquem firmes e o peso, de fato, não seja um problema.
Ou ainda, prenda a emenda com o suporte da própria prateleira. Nesse caso, você terá uma prateleira firme, já que a emenda estará suportada pelo próprio suporte da prateleira.
É importante saber balancear as emendas. Caso contrário, a prateleira vai despencar, ok?
Você também vai querer saber: Prateleira de pallet: Como fazer?
Faça um acabamento antes de pendurar
Os acabamentos vão depender exclusivamente do tipo de prateleira que você quer criar. Ela pode ser rústica e, nesse caso, um simples verniz já vai ser o suficiente. Mas ela também pode ser lisa e com um acabamento padrão MDF. Nesse caso, você terá mais trabalho pois terá que lixar e aplicar o revestimento na cor que quiser.
Fazer um acabamento antes de pendurar vai te ajudar a garantir uma prateleira ainda mais elegante. Dê uma boa lixada na madeira e, se conseguir, recorte os cantos de forma arredondada. Isso vai evitar acidentes e também vai deixar o ambiente mais convidativo.
Com um serrote você consegue fazer. Não ficará perfeito, mas você poderá alinhar com uma lixa ou com uma lima de madeira. O formão também pode ajudar.
Agora você já sabe como fazer prateleira de madeira na parede. Bora colocar a mão na massa e deixar a casa elegante!
Desde já nós desejamos sucesso no seu projeto de prateleira de madeira!
Deixe seu comentário