Hoje em dia o porcelanato líquido está sendo muito utilizado em residências, o que antes era utilizado apenas em indústrias grandes e empresas, assim como também em hospitais. É um material bem legal de ser usado e facilita muito o trabalho de quem o aplica e por esse motivo, trouxemos algumas informações sobre como funciona o porcelanato líquido sobre pisos e os modelos que podemos encontrar no mercado.
Modelos Porcelanato líquido sobre pisos
Existem diversos tipos de porcelanato líquido, ou melhor, várias formas de nos referirmos aos mesmos como por exemplo pisos monolíticos tanto o epóxi como poliuretano. Para quem não conhece, o porcelanato líquido é um material que é aplicado através de resinas em estado líquido, assim, podem ser nomeados também de auto-nivelantes, podendo ser mono, ou bi-componentes de bases: epóxi, poliuretano (PU), acrílica, micro-cimento entre outras.
O piso monolítico é o piso mais utilizado comercialmente e podem ser classificados em Piso Espatulado (Argamassado), Piso Multilayer, Piso Autonivelante, Pintura. Há também o piso espatulado que é indicado para quem deseja uma alta resistência mecânica e abrasão e é ideal para ser usado em indústrias e em locais de grandes impactos, principalmente quando há o trafego de máquinas como empilhadeiras, máquinas, caminhões, entre outros.
Há também o piso multilayer que é indicado para a correção de deficiências existentes no piso. Podemos contar também com o piso autonivelante que é indicado para acabamentos estéticos e são usados para quadras esportivas, hospitais, laboratórios, pisos industrias, cozinhas, abatedouros, garagens entre outros, pisos autonivelantes são pisos em resina epoxi ou poliuretano com espessuras entre 1 e 5 mm.
Temos também os pisos pintura que são pisos monolíticos e com baixas espessuras e que apresentam um custo elevado, mas são utilizados para para manter o aspecto brilhante e duradouro do piso, pois algumas resinas podem sofrer ação ultravioleta (UV) alterando sua cor e brilho com o passar do tempo. Esses são os tipos de porcelanato líquido que podemos encontrar em seus diferentes tipos.
Como funciona o porcelanato líquido
A instalação do porcelanato líquido é bem simples, basta aplicar o material cimentício para emparelhar o rejunte e o piso cerâmico. Depois desse processo, aplica-se um primer que ajuda na fixação do produto e nivela a superfície. O outro passo é fazer a pintura com a ajuda de um rolo resistente a solvente ou então aplicar com desempenadeira. A aplicação deve ser feita de acordo com as indicações do fabricante do produto.
Depois de todo esse processo, é necessário aguardar de oito a doze horas entre a primeira e a segunda camada no caso da pintura e até quarenta e oito horas para a liberação do tráfego leve sobre o piso. Não é difícil de aplicar, mas exige uma certa técnica.
Deixe seu comentário