Se você quer saber por que a geladeira fica estralando, o Tudo Construção vai te ajudar a entender os principais motivos que cercam essa situação. Especialmente porque os ruídos não são incomuns, especialmente à noite, quando o silêncio permite uma maior percepção do barulho.
Continue lendo para saber mais e, quem sabe, você já pode acionar um técnico ainda hoje para uma eventual manutenção.
Você sabe por que a geladeira fica estralando? Veja 5 motivos!
Se a sua geladeira fica estralando por qualquer motivo, isso não precisa mais gerar dúvidas e até anseios de que algo está errado. Afinal, muitas vezes está tudo certo – e a geladeira está apenas trabalhando.
Abaixo, veja por que a geladeira fica estalando em 5 motivos possíveis:
- O gelo está se desprendendo.
- Compressor mal instalado.
- Sistema de refrigeração expandindo.
- Geladeira torta ou fora de nível.
- Prateleiras com folga.
Continue lendo para saber mais e entender quando é hora de chamar um técnico!
Veja também ideias de geladeira envelopada.
O gelo está se desprendendo
Para entender por que a geladeira fica estralando, um dos primeiros critérios que você pode considerar é a soltura do gelo.
Aliás, o principal motivo talvez seja exatamente esse, já que as geladeiras frost-free têm tecnologia para fazer essa limpeza automaticamente.
No entanto, as geladeiras que não são frost-free também podem ter esse barulho de gelo se desprendendo, especialmente quando você a desliga para uma limpeza completa. Nesse caso, o gelo vai desgrudar do congelador e ficará caindo nas caixas inferiores.
Esses estalos podem parecer muito comuns durante a noite, pois é nesse período que você mais vai ouvir por causa do silêncio. Na prática, eles acontecem o dia inteiro.
Compressor mal instalado
O compressor é como se fosse o “coração” da geladeira, responsável por bombear o refrigerante através do sistema. E por ser um sistema tão importante e que trabalha 24h por dia, alguns estralos podem ser percebidos. Especialmente durante a noite, quando o silêncio é maior.
Se for o compressor fazendo barulho, você precisa dar uma atenção extra, já que ele, sim, pode demonstrar algum problema no equipamento. Um compressor mal instalado pode causar vibrações que resultam em estralos.
Se não estiver bem instalado ou fixado, pode vibrar contra outros componentes ou a carcaça da geladeira, causando ruídos.
Procure um técnico especializado na marca da sua geladeira para ajudar a corrigir.
Veja também como economizar usando ar-condicionado.
Sistema de refrigeração expandindo
Outro motivo pelo qual a sua geladeira pode estar estalando ou mesmo fazendo ruídos chatinhos, é a expansão do sistema de refrigeração. Ou melhor: do gás refrigerante.
Funciona assim: Quando a geladeira está resfriando, o sistema de refrigeração se expande e, quando o ciclo de refrigeração termina, o sistema se contrai. Este processo de expansão e contração pode produzir sons de estalos.
Afinal, a carcaça onde estão os gases pode entrar em contato com outros equipamentos e superfícies dentro da geladeira, e então os estalos são percebidos com maior atenção.
Geladeira torta ou fora de nível
Você já parou para analisar se a sua geladeira está 100% alinhada com o piso? Essa pode ser uma condição muito comum para que a geladeira fique estralando ou gerando alguns ruídos chatos durante o dia.
Se a sua geladeira estiver torta ou fora de nível, pode haver tensões irregulares na estrutura, o que pode resultar em estralos. É sempre importante garantir que a geladeira esteja nivelada para evitar tais problemas.
Além disso, deixe ela um pouco mais afastada dos móveis, paredes ou fios de energia na parte de trás. A vibração do equipamento também pode gerar contato e assim causar aqueles ruídos chatinhos.
Prateleiras com folga
Sim! Muitas vezes o ruído é apenas isso: uma prateleira folgada dentro da geladeira.
Prateleiras soltas ou mal colocadas também podem causar estalidos ao se moverem quando a geladeira é aberta ou fechada, ou até mesmo com a vibração do próprio funcionamento da geladeira.
Dê uma verificada para entender se as prateleiras estão devidamente encaixadas na sua geladeira. Faça o seguinte:
- Aguarde pelo barulho.
- Quando ele estiver ocorrendo, chegue perto da geladeira para tentar diagnosticar de onde vem.
- Deixe a geladeira aberta para perceber se o ruído vem das prateleiras.
- Segure as prateleiras com a mão para deixá-la firme e veja se o ruído para.
Preciso me preocupar?
Isso vai depender exclusivamente do tipo de ruído que a sua geladeira está fazendo.
Mas na maioria das vezes, esses estalos são apenas parte normal do funcionamento da geladeira. Ou seja, pode ser uma prateleira solta, o compressor trabalhando ou o gelo derretendo, conforme você entendeu no artigo.
No entanto, se os ruídos forem muito altos, frequentes ou se a geladeira não estiver funcionando adequadamente (como por exemplo, não esfriar o suficiente), é aconselhável chamar um técnico o quanto antes.
Quem chamar em caso de necessidade?
Chamar um técnico para resolver um problema ou simplesmente para explicar uma situação, é o melhor dos caminhos. Especialmente se a sua geladeira ainda estiver na garantia. Nesse caso, nunca tente fazer qualquer tipo de verificação, abertura ou conserto em casa.
Veja quem chamar em caso de necessidade, se você notar que os ruídos são mais do que simples estalos por causa do gelo descongelando:
Acione a garantia
Se a sua geladeira ainda estiver na garantia, o melhor a fazer é entrar em contato com o fabricante ou a loja onde foi comprada. Eles serão capazes de providenciar um técnico autorizado para fazer o reparo necessário (se é que um reparo será necessário). Muitas vezes o técnico apenas instruirá o cliente a usar a geladeira corretamente.
Técnico especialista em refrigeração
Caso a garantia já tenha expirado, a melhor opção é chamar um técnico especialista em refrigeração. Afinal, eles têm conhecimento específico e experiência em todos os tipos de geladeiras e serão capazes de identificar e corrigir o problema.
Procure por profissionais que tenham certificações e experiência com a marca da sua geladeira, pois isso vai ajudar no processo.
Técnico exclusivo da marca
E por fim, outra opção é chamar um técnico exclusivo da marca da sua geladeira. Mesmo que ela não esteja mais na garantia.
Deixe seu comentário