As plantas de casas para casas geminadas podem te ajudar a se inspirar. Especialmente se você está em fase de construção ou mesmo se está pensando em investir nesse tipo de negócio. Neste artigo, o Tudo Construção te ajuda a escolher algumas opções de plantas de casas para casas geminadas.
Continue lendo e saiba mais!
Conheça 10 plantas de casas para casas geminadas
Modelos grandes, pequenos, com muito espaço, com pouco espaço e com boa área útil no terreno: veja alguns exemplos de plantas de casas para casas geminadas e escolha aquela que você mais gosta.
Veja também 10 Plantas de Casas para 2024: Inspire-se com boas ideias.
1- Modelo com 3 quartos e planta em estilo vertical
Esse modelo de planta de casa para casa geminada é um dos mais adequados para quem tem um terreno em formato mais comprido do que largo. Nesse caso, o empreendimento pode abrigar duas casa grandes, com bastante área útil e pelo menos 3 quartos (sendo uma suíte). Por ser uma casa geminada, o terreno ainda oferece bastante área útil para fazer outras coisas. Como por exemplo, talvez, colocar uma piscina na parte de trás. Vai ficar bem legal e agregar bastante valor a propriedade.
Veja também como fazer uma piscina: Modelos e passo a passo para fazer a sua.
2- A única parte geminada é a garagem
Sente insegurança ou mesmo acha que uma casa geminada tem pouca privacidade por causa da divisão das paredes? Não se preocupe. Afinal, há solução pra tudo! Nesse exemplo de planta de casa para casa geminada, por exemplo, repare que a única parte “colada” entre as casas é a parede da garagem. Nesse caso, a área útil lateral está dividida por um muro simples, o que é semelhante a qualquer outro tipo de divisão de casa em qualquer outro contexto. As áreas de lazer ou de salas de estar ficam bem afastadas uma das outras, o que é ótimo também para evitar ruídos.
3- Mesma planta, mas em enquadramentos diferentes
Caso você esteja procurando um modelo de planta de casa para casa geminada mais elegante ou diferente, essa pode ser uma ótima alternativa. Nesse caso, a planta é modelada em um espaço igual, só que em desnível. Enquanto que uma casa está um pouco pra cá, a outra está um pouco pra lá. Geralmente, esse tipo de assimetria da planta é feita em terrenos com desnível. Faz sentido caso você não queira investir em terraplanagem, por exemplo, aproveitando melhor o terreno que já existe. Mas nesse caso, o investimento em estrutura e engenharia pode ser mais alto.
4- Sala de estar, jantar e cozinha juntos
Para quem acredita na pouca ou baixa privacidade dos modelos de plantas de casas geminadas, esse modelo pode ser uma boa opção para garantir conforto. Afinal, a parede é colada em regiões menos privativas. No entanto, ainda assim, compartilhando a mesma parede. Essa parede divisória pode ser feita de maneira extremamente restritiva e segura, garantindo que conversas e ruídos não passem para o outro lado. Basta que haja uma manta acústica entre as paredes e pronto, o som não é projetado. Por isso, não se preocupe quanto a isso.
Veja também Como fazer Isolamento Acústico em casa.
5- O mínimo de área privativa colada na parede
Esse é um modelo de planta de casa para casa geminada que também explora a casa de maneira que a privacidade esteja em primeiro lugar. Pode reparar que a parede maior está em uma área de corredor, ou seja, longe de áreas privativas como os quartos. E quando a parede divide os quartos, a maior parte dela estará coberta por um roupeiro de ambos os lados e, na parte que sobra, será a porta. Ou seja: bem dividido e bem restrito.
6- Cozinha e sala de TV juntas
Essa planta também explora aquele mesmo padrão do modelinho anterior, onde a área verde/externa dividia o terreno. E nesse caso, é quase meio a meio: metade é dividido pelo muro externo e metade é dividido por cozinha e sala de TV juntas. Além da própria garagem, que também é dividida. Mas repare como a casa é grande, com bastante área útil inclusive na parte externa. A garagem para dois carros tem muita área útil e, se você não tiver dois carros, terá muito espaço para guardar outras coisas.
7- Terreno estreito com muita área útil para os carros e para o jardim
Mais um modelo de planta de casa para casas geminadas em que o terreno é estreito e, mesmo assim, a casa é bem elegante e com uma planta espaçosa. Com áreas reservadas para a lavação, cozinha e sala de estar, essa planta tem a divisória central atravessando todos os cômodos e termina com um muro no fim do terreno, dividindo o jardim.
8- Casa grande com 3 quartos
Quem disse que a casa geminada precisa ser pequena, não é mesmo? Esse é um modelo claro de que, mesmo com pouco espaço no terreno, é possível criar plantas que sejam espaçosas, muito bonitas e com até 3 quartos disponíveis, sendo uma suíte. A principal divisão está na cozinha, na sala e na varanda. E na parte de trás, há uma área útil de gramado ou brita que também será dividido por uma cerca ou por um muro, dependendo do projeto de acabamento. Essa área pode ser coberta ou não.
9- Divisão pelos quartos
Há quem prefira que a divisão principal da casa geminada fique nos quartos. E até faz sentido do ponto de vista de utilidade dos ambientes. Afinal, não faria sentido um quarto estar dividindo uma parede com a sala de TV do vizinho, não é mesmo? Assim, os ambientes são usados igualmente e há privacidade e silêncio quando deve existir. Esse modelo em específico é bem grande e possui uma sacada bem grande para aproveitar.
10- Jardim central
E por fim, mais uma opção de casa geminada com um jardim que também é dividido pelo muro central. Nesse caso, há também a área de festas inclusa no projeto e que também é dividida na planta geminada.
Qual desses modelos de plantas de casas geminadas você prefere? Deixe o seu comentário e compartilhe o artigo!
Deixe seu comentário