Você certamente já ouviu falar de piso aquecido, certo? Este é um tipo de tecnologia extremamente eficiente e muito útil para pessoas que moram em locais mais frios, como o Sul do Brasil. O piso aquecido é feito para que as pessoas possam andar dentro de casa sem o desconforto que um tipo de piso cerâmico ou laminado pode causar – afinal, ele é bastante gelado.
Mas como funciona este tipo de produto? É fácil de instalar? Vale a pena investir em piso aquecido? É o que vamos entender a partir de agora. Então, continue a leitura para entender tudo.
Piso aquecido: Como funciona?
O piso aquecido certamente é uma das melhores tecnologias já incorporadas em residências inteligentes. Ele é um tipo de superfície extremamente útil e bastante prático para quem não abre mão de manter os pés quentes em dias mais gelados de inverno, principalmente os invernos mais rigorosos, como no Sul do país.
Este tipo de piso funciona de uma maneira bastante simples: são instaladas placas de resistência ou encanamentos hidráulicos em baixo do contrapiso. Depois, com a ajuda do próprio piso (que pode ser transmissor de calor), o ambiente todo começa a ficar aquecido, de uma forma linear e equilibrada. Ou seja, não há locais mais quentes do que outros.
Alguns sistemas contam com controladores específicos para cada cômodo. Com isso, você poderá controlar a temperatura, inclusive, de cada cômodo separado. Se você quer o quarto mais frio e quentinho, sem problemas! Ou, ainda, se você quer a sala de estar bem confortável para um filminho, poderá ligar só o sistema dela.
Basicamente, existem dois tipos de sistemas para pisos aquecidos, que fazem todo o trabalho pesado. A instalação fica abaixo do contrapiso convencional e pode ser da seguinte forma:
- Piso aquecido hidráulico;
- Piso aquecido elétrico;
Vamos explicar as duas maneiras agora. Continue lendo.
Piso aquecido hidráulico
O tipo de aquecimento hidráulico é um dos mais conhecidos. Afinal, para que ele funcione, tudo que você precisa fazer é instalar uma tubulação estratégica em baixo do contrapiso da sua casa, de forma que o encanamento seja passado por diversos ambientes, a fim de transportar a água aquecida – que é o que vai fazer o piso aquecer.
A água é aquecida através de um sistema de gás, o que deixa o aquecimento bem rápido e bem funcional. É bem importante que esta água seja trocada a cada 3 anos, de forma que ela se mantenha sempre limpa para que não hajam partículas que possam atrapalhar a transmissão de calor.
Leia aqui sobre aquecimento com sistema de gás.
Piso aquecido elétrico
Além do tipo de piso aquecido via tubulação de água, ainda há um tipo de piso aquecido que pode ser implementado apenas com uma instalação elétrica, bem parecido com um sistema de chuveiro, onde a água é aquecida via resistência elétrica.
Neste caso, haverá uma instalação elétrica em baixo do piso que você escolher para sua casa, onde haverão transmissores de energia (serpentinas) que farão o trabalho de aquecimento para que tudo fique confortável. Este tipo de instalação talvez seja ainda mais popular do que o tipo de instalação via sistema de gás, pois as resistências elétricas são bem comuns e bastante práticas.
O grande problema aqui é, principalmente, a conta de energia. Neste caso, você terá um aumento bastante considerável na sua conta de energia, visto que o sistema elétrico de aquecimento pode consumir bastante.
Quais são as vantagens de usar piso aquecido?
Existem muitas vantagens de usar piso aquecido para a sua casa. Talvez a principal delas é justamente o fato de que as pessoas na casa vão ter muito mais conforto no inverno, uma vez que qualquer tipo de piso pode receber uma instalação de aquecimento. E isto é realmente interessante, fazendo com que mais gente possa ter acesso a este tipo de tecnologia.
É claro que alguns tipos de pisos vão ter mais aderência e vão transmitir melhor o calor do que outros. Neste caso, é fundamental que você peça ajuda para a loja de materiais de construção ou para quem vai realizar o projeto da sua casa, de forma que já seja instalado um piso pensando na tecnologia de aquecimento.
Outra vantagem deste tipo de piso é que ele pode ser instalado a qualquer momento na casa, embora isto não seja recomendado e nem seja um trabalho fácil. Ou seja, você pode instalar em qualquer momento, mas certamente terá bastante trabalho pela frente e o investimento será bem mais alto do que seria caso instalasse do zero, durante a construção em si.
Quais são as desvantagens de instalar piso aquecido?
E por fim, quais são as reais desvantagens do piso aquecido? Na prática, as vantagens de conforto acabam sendo bastante grandes. Só que você precisa, também, ponderar os aspectos negativos, como a conta de energia (para o caso de instalações elétricas) ou a mão de obra cara, para o caso de instalações que não são feitas do zero, no início da obra.
Além disso, você precisa considerar a manutenção destes equipamentos, de maneira que isto entre na sua planilha de custos. Por mais que a manutenção seja bem espaçada e de tempos em tempos, ela será necessária. Mas, ainda assim, a sensação do quentinho nos pés e de uma casa inteligente aquecida é bastante agradável, deixando o lar incrível.
E você, vai instalar a sua tecnologia de aquecimento de pisos? Comente aqui.
Deixe seu comentário