Você sabe como fazer uma boa pintura de parede? Esta é uma das dúvidas mais comuns que muitas pessoas que estão iniciando no ramo de pintura acabam tendo. Afinal, pintar uma parede pode ser uma tarefa bem simples, pois basta esfregar o pincel na parede. Mas na verdade, alguns cuidados precisam ser tomados.
Mesmo que você não queria trabalhar com pinturas e quer apenas pintar alguma parede na sua casa, este artigo vai te ajudar. Então, continue a sua leitura e saiba tudo sobre o assunto.
Pintura de parede – Veja o passo a passo para pintar qualquer parede
Existem muitas formas de fazer uma boa pintura de parede. Alguns pintores preferem fazer de um jeito e outros preferem fazer de outro. Ou seja, o trabalho em si deve ser adaptado e pensado de maneira inteligente para que caiba exatamente dentro da sua forma de trabalhar.
Só que você não pode cair no erro de pensar que as coisas devem acontecer exatamente da forma que você quer que aconteçam. Ou seja, é preciso profissionalismo para manter o ambiente organizado e produtivo. E para isso, algumas dicas básicas podem ser seguidas, de modo a evitar retrabalho e imperfeições.
Veja nossas dicas a aprenda o passo a passo prático e rápido.
Organize o espaço a ser pintado
O primeiro passo para que você comece a pintar a parede da forma correta, é organizar o espaço de trabalho. Não pense que basta abrir a lata de tinta e sair pintando a parede. Você precisa tomar alguns cuidados básicos antes de fazer o trabalho, de forma que não hajam re-trabalhos e mais custos de mão de obra para o contratante.
Então, retire objetos pessoais do ambiente, como: mesas, cadeiras, armários e pertences. Se for difícil de tirar, você pode apenas afastá-los e criar uma espécie de ilha, cobrindo tudo com um pano largo e que proteja os pertences de possíveis gotas de tinta.
Prepare a parede para ser pintada
Agora é hora de preparar a parede para ser pintada. Depois que os pertences estiverem todos afastados, comece a passar a mão pela parede e procure por imperfeições. Além disso, é bem importante que você busque verificar se não há falhas no reboco, de modo a retirá-lo e reforça-lo.
Estas etapas são bem importantes para que você possa oferecer uma boa qualidade de serviço, de forma a agregar valor na sua mão de obra. Se você simplesmente pintar a parede por cima de sujeiras e imperfeições, certamente seu contratante não vai gostar.
Portanto, tente encontrar tudo que precisa de reparos antes mesmo de abrir a lata de tinta. O trabalho terá um acabamento muito melhor ao fim do processo.
Qual massa corrida usar para tapar buracos?
Durante o processo de procura de imperfeições, pode ser que você encontre algumas falhas graves na parede, como buracos ou rachaduras. Se não houver necessidade de refazer o reboco na parede, você pode usar uma massa corrida para deixar tudo lisinho e perfeito para pintar.
Use uma massa corrida específica para pinturas, que sequem rápido e que possam ser preparadas em pequenas quantidades. Você as encontra nas melhores lojas de materiais de construção. Massa corrida é uma das principais ferramentas de trabalho de pintores profissionais. Lembre-se disso!
Caso você não saiba passar massa corrida na parede, veja este artigo: Como Passar Massa Corrida Com Rolo e Rodo?
Por onde começar a pintura?
Parede pronta, é hora de começar a pintura em si. Recomendamos que você comece pintando os locais mais fáceis e rápidos, de modo a render o seu trabalho. Então, com um rolo grande, você pode começar a pintar a prede de cima para baixo, a partir das áreas em que não há acabamentos ou curvas.
Antes mesmo de começar a fazer os acabamentos, você pode pintar a parede inteira com um rolo, de modo a deixar somente as beiradas para o fim do processo. Isto não só fará o seu trabalho render mais, como você saberá exatamente onde usar um pincel mais fino depois.
Como usar o pincel para pintar parede
Para usar o pincel para pintar a parede da sua casa ou mesmo do local que você vai trabalhar, é muito simples. É importante que você tenha vários tamanhos diferentes de pincel, de forma que você possa aperfeiçoar o seu trabalho de maneira profissional. Afinal, algumas paredes vão ter cantos maiores e outras vão ter cantos menores. Lembre-se disso.
Para usar o pincel, bata molhá-lo na tinta até sua metade mais ou menos. Deixe escorrer um pouco para não pingar no chão e não desperdiçar a tinta. Agora, passe na parede. Dica: não deixe o pincel muito seco. Pois o que pinta a parede é a tinta, não o pincel, ok? Quando o pincel estiver muito seco, ele vai, na verdade, tirar a tinta, e o seu trabalho será maior do que você pensou que seria.
Como usar rolo de pintar parede
Para usar o rolo de pintura, você vai precisar de um suporte para a tinta. Ou seja, você precisará de um local em que poderá despejar toda a tinta da lata, de modo a rodar o rolo lá dentro e deixá-lo úmido uniformemente.
Depois, basta esfregar o rolinho na parede, de modo que ele possa pintar toda a área. Aqui é bem importante verificar a qualidade do rolo, pois ele precisa rodar facilmente. Caso isto não aconteça, você poderá desperdiçar tinta, visto que ela não vai espalhar na parede corretamente.
Quantas demãos são necessárias?
Para deixar a parede com um bom acabamento, você vai precisar passar várias demãos. E para saber exatamente quantas, é fundamental ler a embalagem da tinta. Algumas vão pedir 3 demãos, outras vão pedir 2. Algumas podem até mesmo pedir 4, dependendo da qualidade do material.
O mais importante é deixar secar pelo tempo necessário e fazer a sua própria análise. Passe demãos até que a tinta esteja preenchendo toda a parede e não hajam mais aquelas marcas do rolo ou do pincel. Quando a cor estiver uniforme, você sabe que chegou ao fim do trabalho.
Deixe seu comentário