A expressão “Pé Direito” é bastante utilizada na construção civil, na engenharia e na arquitetura, se referindo a um detalhe bastante importante na definição do projeto de construção ou reforma de imóveis.
Além dela, também se ouve falar muito em pé direito duplo, pé direito alto e pé direito baixo, entre outros termos, no ramo da construção, deixando em dúvida quem não é desse meio.
O que significa o pé direito na construção? Qual a importância dessas expressões em uma obra? É sobre isso que vamos comentar a seguir, confira!
O que é Pé Direito
O pé direito é a distância vertical entre o piso e o teto de um ambiente, sendo muitas vezes confundido com a altura da parede. A origem da expressão refere-se à distância medida em pés (unidade de medida muito utilizada nos Estados Unidos e no Reino Unido) e na posição direita em relação ao plano.
De maneira geral, a medida padrão do pé direito na construção vai de 2,70m a 3,00m (pode variar um pouco para baixo ou um pouco para cima), e o ideal é seguir essa recomendação, pois medidas muito diferentes dessas podem resultar em efeitos desagradáveis, como ambiente abafado ou dificuldade de limpeza e troca de lâmpadas.
Se a medida for inferior a 2,70m, pode se dizer que a casa tem o pé direito baixo. Nesse caso, o resultado é uma sensação de acolhimento e intimidade, mas ao mesmo tempo o ambiente ficará muito abafado, gerando uma sensação desagradável se o clima da região for quente.
Por outro lado, medidas maiores que 3,00m geram o que chamamos de pé direito alto. Nessa situação, há uma maior sensação de amplitude e frescor no ambiente, porém pode ficar muito mais difícil fazer a troca de lâmpadas e efetuar a limpeza, além de os gastos com material de construção serem maiores.
Para que serve
O pé direito serve para definir a altura interna do imóvel, lembrando que as medidas não necessariamente precisam ser iguais em todos os cômodos. Em muitas casas, a sala pode ter o pé direito duplo, enquanto os demais ambientes apresentam a medida padrão.
Além disso, o pé direito na construção também ajuda a definir quais as características você quer para o seu imóvel, se deseja uma casa mais quente ou fria, mais intimista ou mais ampla, etc. A escolha da altura do pé direito influi ainda na quantidade de material que será gasto.
Por isso, é preciso pensar bem no projeto antes de iniciar a obra, dando atenção ao pé direito.
Pé Direito duplo
Muitas pessoas optam por aumentar bastante a medida padrão, chegando a quase dobrar a altura entre o piso e o teto (ou forro). Quando isso ocorre, costuma se dizer que o imóvel apresenta um pé direito duplo.
Muito usado em ambientes sociais como sala de jantar e de estar, esse pé direito mais alto oferece maior entrada de ar e de luz, deixando o clima mais fresco no interior da habitação. Ele pode ser usado em apenas algumas partes da casa, seguindo uma forte tendência atual, valorizando a fachada, ou em todo o imóvel.
5 Comentários
Interessante, agora eu sei o que é um “pé direto”. Agradeço ao site a informação.
Obrigado ao site me esclareceu uma dúvida antiga sobre o que era pé direito
Uma pequena dúvida: embora com um pé direito elevado, havendo maior volume de ar, embora no inverno demore mais tempo a aquecer esse compartimento, quando se aproximar o Verão, julgo que só mais tarde é que essa divisão fique demasiado quente. Ou seja, com pé direito elevado, julgo que as amplitudes térmicas serão menores, ao contrário do a informação transparece. Gostaria de saber a vossa opinião, obrigado.
Gostei de saber, nao fazia ideia e sempre lia algo falando sobre pe direito. Obrigada pela informação.
Muitíssimo obrigado. Abraços.