A parede de isopor é uma das alternativas mais viáveis e rentáveis para quem busca uma construção barata, simples, viável e altamente resistente. E isto pode até parecer antagonismo. Afinal, a gente sempre vai associar resistência a materiais sólidos e maciços.
Mas na verdade, o isopor é um dos materiais mais sólidos e resistentes que a engenharia já construiu. Ele serve para uma infinidade de coisas que a gente nem imagina. Inclusive, para construção de prédios de casas de todos os tipos.
Então, para entender tudo sobre o material, continue a sua leitura por aqui!
Parede de isopor é resistente? Entenda tudo aqui
Sim, parede de isopor é ultra resistente. Mais do que a gente imagina! Ela pode ser usada para construir diversos tipos de obras e vai ajudar em diversos critérios relacionados a economia e durabilidade do projeto.
Afinal, a gente sabe que o custo da mão de obra, ultimamente, está bastante salgado. E não é para menos: este é um trabalho extremamente complexo e que envolve até certo risco. Porém, infelizmente, o custo muitas vezes inviabiliza o projeto e, por isso, o sonho da casa própria é adiado.
Só que com a escolha de uma obra um pouco mais simples ou até mesmo um sistema de construção mais inteligente e ágil, os valores podem ser amenizados. O que é o caso de usar isopor na obra, seja para levantar paredes ou seja para revestir uma laje.
Tudo isso se dá pelo fato de que o isopor é um material térmico e altamente resistente quando feito da forma certa e específica para obras. Ele é um poliestireno expandido, o qual chamamos de EPS. Ele pode ser vendido sob medida, o que é excelente para comprar somente a quantidade que a sua obra vai realmente precisar.
Quando você faz uma parede com isopor ao invés de usar tijolos ou madeira, você está automaticamente criando um ambiente térmico e isolado. Afinal, este é mais um dos benefícios do isopor: ele garante que a temperatura externa não interfira dentro de casa e, assim, você tem uma casa sempre confortável e com temperatura agradável.
Muito legal tudo isso, não é mesmo?
Como é feita a parede de isopor
A parede de isopor é feita de EPS, que é poliestireno expandido. Basicamente, cada placa de isopor é feita de maneira individual e pensada para a obra em si. Ela é composta por duas grelhas aramadas e, o seu enchimento, é feito a partir de placas de isopor avulsas.
Ou seja, são muitas camadas de isopor que garantem que a estrutura fique firme e leve ao mesmo tempo. Caso a placa de isopor fosse uma peça única, ou seja, uma peça sólida, a durabilidade seria menor, mesmo que a espessura fosse a mesma da placa com várias camadas internas de isopor.
Estas camadas independentes garantem que cada placa possa receber um peso já calculado, de modo que a estrutura tenha rigidez suficiente para suportar até mesmo alguns terremotos. Inclusive, este tipo de material é usado em obras nos Estados Unidos e Europa justamente para oferecer flexibilidade as paredes que, se fossem rígidas, iriam trincar com qualquer tremida de terra.
Na engenharia, há um critério muito importante para deixar a obra sempre com uma folga ou com uma flexibilidade pensada. Pois é isto que ajudará o prédio se manter intacto. Esta flexibilidade pensada é usada, inclusive, em aviões: se você reparar, várias peças dentro do avião são mais “soltas”. Isto é proposital, pois o material precisa ter flexibilidade para se mexer. Se não, vai quebrar.
Instalação da parede de isopor na obra
A instalação da parede de isopor pode ser feita de muitas maneiras diferentes. Na verdade, quem vai definir isso, é o engenheiro ou arquiteto responsável pela planta da casa. Pois é a partir da planta que o projeto será executado.
Geralmente, as paredes de isopor precisam ser compradas em tamanhos bem específicos e pré-determinados para a obra. Ou seja, você poderá comprar placas sob-medida para que a estrutura receba uma parede previamente pensada.
Assim, a instalação em si vai ser bem rápida e prática, pois vai bastar encaixar uma placa na outra e pronto. Inclusive, há um tipo de gabarito feito para saber exatamente onde cada placa será encaixada na obra, de modo que os pedreiros possam saber onde vai cada parte.
É como se tudo fosse um grande quebra-cabeça: cada peça vai ter um lugar específico no mapa da obra e o principal cuidado na hora da instalação, é para manter o alinhamento de tudo, de forma que o acabamento, depois, possa ser feito rapidamente.
E a parte elétrica, como é feita? Talvez a parte elétrica seja uma das coisas mais interessantes das paredes de isopor, pois ela pode ser encaixada em qualquer lugar e de forma bem fácil. Não precisa quebrar paredes ou fazer caminhos de tubulações. Basta derreter o isopor em locais previamente demarcados e pronto!
Derreter o isopor significa, então, que o isopor é inflamável? Não. Existe uma maneira muito específica para fazer este derretimento, visto que este isopor para construção civil é feito para conter as chamas e, assim, não propagá-las. É como se fosse uma espuma acústica anti-chamas, que você pode usar para revestir acusticamente uma parede.
Acabamentos da parede de isopor
Os acabamentos da parede de isopor podem ser feitos de muitas maneiras diferentes. Afinal, a parede vai continuar sendo uma parede normal, como qualquer outra, com a condição de que é muito mais leve, prática e barata.
Os acabamentos podem ser feitos com argamassa, como se fosse um reboco de parede de alvenaria. Inclusive, há alguns equipamentos práticos que podem ser usados para ajudar a rebocar as paredes de isopor. Eles jogam a argamassa na parede em forma de jatos. Assim, o processo é ainda mais rápido e o revestimento pode ser feito em poucos dias.
Depois, você pode pintar a parede com uma cor que combine com os móveis ou pode instalar papel de parede que também vai ficar muito legal. A parede de isopor trás muitos benefícios!
Compartilhe este artigo com mais uma pessoa!
Deixe seu comentário