Saber para que ser o escalímetro é muito importante para que, dessa forma, você consiga compreender desenhos e maquetes técnicas, por exemplo. Afinal, como podemos enquadrar um desenho em nossa realidade, seguindo as proporções reais? Isto mesmo, usando uma escala.
Entretanto, para que você entenda como realmente funciona, nós te convidamos a seguir neste artigo até o final. Nele, vamos lhe ensinar para que serve e como utilizar um escalímetro corretamente.
Para que serve o escalímetro?
Em linhas gerais, o escalímetro é utilizado para fazer uma relação entre a dimensão gráfica e a real de um elemento. Isto é, em um desenho de uma casa, por exemplo, o escalímetro será utilizado para que a divisão das proporções se assemelhem ao real.
Com isso, podemos entender que a fórmula se dá da seguinte maneira:
- F = d/D
Onde os significados são:
- E = escala
- d = dimensão gráfica
- D = dimensão real
Ou seja, o escalímetro serve para representar no papel uma parte real de determinado elemento, sempre mantendo as proporções de acordo com os seus respectivos tamanhos reais.
Leia também: Silestone: O que é, para que serve
Isso significa que se for utilizada uma escala de 1:100, significa que cada unidade de medida no desenho está representando 100 unidades de medida no tamanho real.
Como utilizar o escalímetro?
Vamos supor que você esteja precisando representar um elemento que apresenta um comprimento total de 10 metros. Para isso, você utilizará a escala de 1:50. Como você daria continuidade ao processo?
Bem, a fórmula irá te ajudar quanto a isso. Veja a seguir:
E = d/D
Ou seja:
1/50 = d/10
d = 0,20 m ou 20 cm
Mas o que isso quer dizer na prática? Bem, este mesmo objeto de nosso exemplo será desenhado com uma linha de 20 centímetros em papel ou projeto, partindo da escala 1:50.
Todavia, se você quiser seguir o caminho inverso, deverá estudar a fórmula da mesma maneira. Por exemplo, se você se deparar com uma escala 1:25, deverá medir o comprimento do elemento utilizando a mesma equação, como destacamos logo a seguir:
E = d/D
1/25 = 0,20/D
D = 5 metros
Em suma, estas seriam as formas de você “ler” e interpretar as escalas de projetos de casas, desenhos e afins. Entretanto, para que você compreenda de um modo mais prático, trouxemos a seguir um vídeo com um passo a passo de como usar o escalímetro:
Quais são as escalas do escalímetro?
Você pode encontrar escalímetros em até 3 formatos diferentes. Cada um possui escalas diferentes e são, da mesma forma, utilizadas para fins distintos. Acompanhe abaixo:
- Nº 1: possui as escalas 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:100, 1:125.
- Nº 2: possui as escalas 1:100, 1:200, 1:250, 1:300, 1:400, 1:500.
- Nº 3: possui as escalas 1:20, 1:25, 1:33, 1:50, 1:75, 1:100.
Vale destacarmos que dentre estas opções, o número 1 é o que é mais utilizado. Por conta disso, vamos apresentar uma breve explicação para quais tipos de finalidades elas são utilizadas.
- Escala 1:125: Costumeiramente utilizada para plantas de casas e empreendimentos de maneira geral. Todavia, ela não permite um grau de detalhamento muito alto, uma vez que é necessária uma redução muito acentuada.
- Escala 1:100: Em dimensões mais reduzidas, como por exemplo, no caso de residências do tipo unifamiliar, esta escala é mais utilizada. Para que você compreenda, imagine que cada metro da dimensão real é representada por 1 centímetro no desenho.
- Escala 1:75: Esta escala promove mais detalhamento que as outras opções que destacamos acima. Muito utilizada em plantas.
- Escala 1:50: Para cortes em projetos e plantas, esta escala é muito utilizada graças ao detalhamento que a mesma promove.
- Escala 1:25: Apesar de ter uma representação muito mais detalhista, este tipo de escala tende a deixar o desenho e/ou projeto muito grande, justamente por conta do seu detalhamento.
- Escala 1:20: Por fim, esta opção representa ainda mais detalhes em um tamanho mais significativo e, por conta disso, não é muito utilizado para desenhos de plantas, por exemplo.
Agora você já sabe para que serve o escalímetro e, até mesmo, poderá se aventurar no uso do mesmo. Entretanto, caso você tenha dificuldades, converse com um profissional para que o mesmo lhe auxilie no seu projeto. Certamente você pegará o jeito rapidinho!
Deixe seu comentário