As Melhores Dicas Para Evitar Estouro no Orçamento da Obra

Se você busca economizar ou se manter dentro do orçamento da obra, saiba que é preciso agir de maneira muito cautelosa e estratégica para manter o cronograma da obra em dia, do ponto de vista financeiro.

Muita gente acha que uma obra é imprevisível e pode ter diversos tipos de problemas no andamento dela. É claro que não podemos prever o amanhã. No entanto, quando a gente está no controle da situação, as chances de dar algum problema são muito reduzidas – e reduzidas não significa excluídas.

Alguns simples ajustes aqui e outros ali garantem uma série de benefícios no longo prazo. Coisas que certamente vão fazer seu processo de espera pela sua casa própria definitivamente valerem a pena.

Por isso, no artigo de hoje, o Tudo Construção vai te ajudar a entender melhor o que você pode fazer para evitar que o orçamento da obra estoure e, assim, você possa se manter dentro daquilo que foi previsto inicialmente

Acompanhe!

Veja 5 dicas de como evitar o estouro no orçamento da obra

orçamento da obra

Para manter o orçamento da obra sempre intacto, é muito importante que você leve em consideração alguns aspectos relacionados a organização financeira. Ou seja, você não pode simplesmente torcer para que tudo dê certo. É preciso agir e pensar.

Uma dica inicial para se manter dentro do orçamento da obra, é criar planilhas e estruturas de organização simples e fáceis, mas que permitem a anotação do plano e a visualização dele por completo.

Por exemplo, uma planilha de obra em que você pode anotar todas as despesas pode ser o melhor ponto de partida para uma organização completa. Você não precisa querer reinventar a roda. Quanto mais simples for o processo de anotação de gastos, melhor!

Veja nossas dicas práticas para começar a aplicar hoje:

  1. Faça orçamentos ultra-detalhados da obra;
  2. Cuidado com os custos de mão de obra;
  3. Investir nos materiais corretos vai fazer a obra ficar mais barata;
  4. Tenha um cronograma da obra que possa prever os passos;
  5. Investir é diferente de gastar – Atente-se para isso;

Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada tópico. Portanto, continue a sua leitura.

Faça orçamentos ultra-detalhados para um orçamento da obra completo

O primeiro passo para que você tenha uma organização financeira do projeto e o orçamento não estoure, é fazer algo muito simples: um orçamento detalhado, completo e muito objetivo.

Ou seja, você não pode simplesmente prever um valor X para determinada área ou acabamento. É preciso anotar todos os valores, inclusive os centavos. Pois é isto que vai fazer a real diferença no longo prazo.

Isto pode parecer trabalhoso e, na verdade, é mesmo. Só que é a única maneira que você tem de conseguir fazer um controle por completo. Números são exatos e você precisa ser amigo deles. Lembre-se sempre disso!

Portanto, não hesite em anotar cada tipo de material que você está comprando, as quantidades exatas, as medições precisas e os valores por completo. É isto, ou arcar com o estouro do orçamento da obra ao fim dela.

Cuidado com os custos de mão de obra no orçamento da obra

orçamento da obra

O segundo passo para conseguir se manter alinhado no orçamento, é tomar cuidado com a mão de obra. A gente sabe que o preço da mão de obra é um dos itens que mais inflacionam um projeto, pois eles podem, sim, ser imprevisíveis caso não haja um plano detalhado de começo, meio e fim.

Pense que se você contratar uma equipe para trabalhar na sua obra e esta equipe não sabe exatamente o que fazer ou para qual caminho seguir, as horas vão ser contadas e você terá que pagar.

Ou seja, se você planejou para hoje o início de um assentamento de cerâmica mas não comprou o material para munir a mão de obra, saiba que os profissionais vão cobrar por isso e este erro de planejamento pode custar muito caro ao fim da obra.

Como saber exatamente quais materiais comprar e em que momento comprar? Leia nosso artigo sobre cronograma da obra e saiba mais.

Investir nos materiais corretos vai fazer o orçamento da obra ficar mais barato

economizar dinheiro na obra

Outra dica muito importante e que vai fazer toda a diferença para você manter o orçamento da obra sempre intacto, é investir em materiais corretos para que os profissionais possam trabalhar. Ou seja, se você quiser economizar e pagar os menores valores possíveis em material de construção, vários problemas podem surgir.

Um tijolo muito simples, uma telha muito frágil ou uma cerâmica muito fina podem gerar muito desperdício na obra. E o que era para gerar economia, acaba gerando um custo extra. Além de pagar mais mão de obra (pois vai demorar mais para finalizar um trabalho), você terá que recomprar material de construção.

O desperdício de material de construção é um dos principais problemas de orçamento, visto que quanto mais material perdido, mais custo. Então, não hesite: compre tudo da melhor qualidade e invista no seu projeto com consciência. E economia virá, inclusive, no longo prazo, pois você não precisará gastar tanto com futuras manutenções!

Tenha um cronograma da obra que possa prever os passos

evitar problemas de orçamento na obra

Se você leu o artigo até aqui, sabe o quanto é importante ter um cronograma da obra com começo, meio e fim, não é mesmo? Este cronograma pode durar o tempo que for, pois você pode construir sua casa aos poucos.

O mais importante é ter em mente que você precisa, definitivamente, ter um plano. Se você não o tiver, estará colocando a obra toda em risco pois ela estará caminhando de maneira totalmente aleatória. É o famoso “vai fazendo e depois a gente vê”. Isto é muito ruim para o projeto. Não faça isso de forma alguma, ok?

Prever os passos da obra é algo fundamental. Assim, você evita imprevistos e pode controlar muito mais aqueles problemas que eventualmente vão surgir. Prever problemas gera muita economia. Lembre-se sempre disso!

Investir é diferente de gastar – Atente-se para isso

E por fim, tenha em mente que investir é algo totalmente diferente de gastar. Ou seja, quando você tem este simples “gatilho” em mente, pode facilmente converter uma compra incorreta para um investimento sólido, em materiais adequados e de qualidade.

Ou seja, quando você compra o melhor cimento do mercado ou o melhor tipo de tijolo, não está gastando: está investindo. Isto vai gerar muita economia no longo prazo, pois você vai evitar muitas manutenções e, assim, terá uma obra muito mais saudável.

Anote todas as dicas e mãos a obra!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.