Se você quer aprender como fazer um lindo nicho de porcelanato, está no lugar certo. Além disso, por aqui você vai, também, encontrar uma série de fotos incríveis para que você se inspire e comece a pensar e planejar o seu nicho ainda hoje.
Então, continue lendo para aprender tudo na prática. Vamos lá?
Nicho de porcelanato – Como fazer?
Se você está reformando sua casa ou mesmo está em processo de construção, sabe que muitos detalhes acabam passando despercebidos, mas que fazem toda a diferença no resultado final da sua casa.
É o caso de nichos de porcelanato, que ajudam a criar uma estética elegante e totalmente diferente de qualquer outro tipo de decoração que você pode imaginar.
E nós vamos te ensinar como fazê-los, de forma bem prática e sem muito trabalho. Veja o passo a passo:
- Prever o nicho no início da obra é muito importante;
- Faça uma cavidade no tijolo cru de modo que haja resistência do outro lado;
- O reboco da parte interna é bem importante para os acabamentos;
- Aproveite o alto relevo para ter mais área útil no nicho;
Não se preocupe. Se você não entendeu muito bem, vamos explicar de maneira mais detalhada cada um dos passos a partir de agora. Assim, você mesmo poderá começar a montar seus nichos de porcelanato. Acompanhe.
Prever o nicho no início da obra é muito importante
Um dos passos mais importantes para que você possa fazer um nicho de porcelanato incrível, é: planeje-se. Por mais que esta é uma obra de pequeno porte, ela deve ser pensada antes mesmo de colocar vários outros acabamentos na parede. Afinal, depois que já está tudo pronto, o trabalho será um pouco maior, mas não impossível.
Quando você consegue prever a construção de um nicho de porcelanato no início da obra, já sabe que naquela parede não poderá ser feita nenhuma instalação hidráulica ou elétrica. Afinal, a parede precisará receber os nichos e as duas coisas não vão caber no mesmo espaço.
Por mais que você possa fazer um nicho saltado da parede e, assim, não interferir no encanamento, saiba que é bem importante manter livre a parede que tem instalações, pois para qualquer manutenção futura você pode ter bastante trabalho.
Faça uma cavidade no tijolo cru de modo que haja resistência do outro lado
É você quem vai definir o tipo de nicho que vai fazer na parede. Mas um dos modelos mais populares são feitos embutidos na parede, como se fosse um buraco. Ele é bem mais fácil de ser feito e você precisa prestar atenção apenas em alguns detalhes, como a estrutura da parede em si.
Se a sua casa é antiga e tem uma parede de tijolos antigos, recomendamos entender exatamente qual é a estrutura do material. Afinal, um tijolo muito frágil pode facilmente se quebrar quando você tentar abrir um vão nele.
De maneira geral, você precisa quebrar o tijolo até a sua metade, para que o buraco comece a ser aberto sem que a parte de trás da parede se deteriore. Cuidado para não atravessar a parede!
O reboco da parte interna é bem importante para os acabamentos
Para garantir uma melhor estrutura do nicho, faça um reboco caprichado na parte de dentro. Assim você faz com que o tijolo não se quebre e o nicho atravesse a parede. Além de tudo, o reboco é o que poderá ditar o ritmo certo dos acabamentos, que poderão ser feitos de forma muito mais prática.
A camada do reboco pode ser fina. O importante é criar uma estrutura lisa para poder colar a cerâmica de maneira segura. Caso contrário, ela poderá ficar oca e, assim, se quebrar com qualquer impacto mínimo.
Nós já ensinamos aqui no blog como você pode colocar cerâmica da forma correta, veja aqui: Como Assentar Cerâmica em Banheiro?
Aproveite o alto relevo para ter mais área útil no nicho
Uma dica bem legal para que você possa fazer o seu nicho de porcelanato, é: use o alto relevo para criar mais área útil. Assim você não precisa quebrar a parede de forma muito profunda e também não precisa se preocupar em quebrar sem querer o outro lado.
O alto relevo garante que você possa ter mais espaço, pois basta que você instale uma placa de granito bem larga em cima do vão que você vai abrir e pronto: você espaço útil!
Modelos de nichos de porcelanato para se inspirar
Agora que você já sabe como montar seus nichos de porcelanato em casa, é hora de se inspirar um pouco mais para ter boas ideias e, quem sabe, começar o seu projeto ainda hoje. Veja algumas fotos bem legais:
Dentro do box, você pode aproveitar o ângulo de noventa graus da própria parede para usar como suporte para produtos de higiene. Você pode fazer isso com um nicho embutido na parede, com ajuda de porcelanato ou cerâmica comum.
Caso você queira fazer nichos apenas de maneira decorativa, também é possível. Neste exemplo, você poderá fazer vários nichos menores em uma parede que, teoricamente, não teria utilidade na decoração.
Neste exemplo, vamos como o alto relevo pode ser útil para criar mais área de uso. O simples fato de realizar um acabamento saltado para fora, mesmo que com poucos centímetros, já é o suficiente para deixar o nicho maior.
Este é um nicho bem simples e que pode ser feito mesmo com a parede já finalizada. Por mais que dê um pouquinho de trabalho, vale a pena o esforço.
E por fim, este é um exemplo de nicho embutido na parede e que não recebe um acabamento externo com relevo. É bem como se fosse um buraco na parede mesmo, só que com um acabamento bem legal com porcelanato ou cerâmica.
Mãos a obra!
Deixe seu comentário