O muro chapiscado apresenta grandes vantagens para o bolso do consumidor. Ele é econômico comparado a outros tipos de revestimentos para muros e fachadas residenciais, como as cerâmicas e pedras naturais.
Além da economia, o chapisco é uma técnica muito usada em casas brasileiras por ser versátil e ter um ótimo acabamento resistente. Ele ainda possui uma camada protetora que impede a estrutura no contato com infiltrações.
A mistura de chapisco leva cimento, areia grossa e água, basicamente ela é aplicada diretamente no bloco causando um efeito robusto. Quer saber mais como investir em um muro chapiscado? Então não deixe de acompanhar fotos e dicas dessa tendência em revestimento de casa aqui neste post.
Muro chapiscado – Veja algumas opções
Para as fachadas de casas, o muro chapiscado contribui muito, trazendo praticidade e segurança para o reboco através da sua técnica. Na verdade, toda construção passa pelo processo do chapisco, porém, muitas paredes e muros são revestidos com um reboco liso.
Quando bem aplicado, o chapisco protege o muro de infiltrações, pode ser combinado com pinturas, plantas (trepadeiras) e floreiras. Nas casas rústicas, clássicas, minimalistas e modernas, o muro chapiscado pode ser usado desde que combine com o restante dos elementos para a fachada de casa.
Muro chapiscado pintado
Se você busca um revestimento autêntico e colorido, o muro chapiscado pintado é uma ótima solução. Ele é econômico e versátil, combina tanto com ambientes externos como muros e na parte interna da casa.
Quando aplicado em muro de casas, o chapisco pintado é perfeito para acentuar com jardins, espaço para churrasqueira e área de piscina, proporcionando um ambiente alegre e decorado.
Dependendo da cor, combine com tons usados na paleta de cores da residência e decore com outros elementos no ambiente como pisos, telhas laranja e outros tipos de revestimentos.
No muro chapiscado colorido é possível acrescentar uma horta vertical, melhorar o acabamento da garagem e valorizar um espaço nos fundos da casa.
Decorado com plantas
Como já falamos acima, essa técnica para muros de casa é tão versátil que combina com todos os tipos de jardins, sejam grandes ou pequenos. Mas o muro chapiscado decorado com plantas verticais é perfeito para ambientes como quintais pequenos, que não tem muito espaço para fazer um canteiro para plantas ou horta vertical.
Para uma decoração mais colorida, aposte em muros pintados com cores vibrantes e que esbanje estilo. Você pode usar um cantinho nos fundos ou lateral da casa, pendurar umas plantas no muro chapiscado e decorar com um canteiro com pedras.
As plantas trepadeiras são perfeitas para combinar com essas texturas. Para uma decoração ainda mais aconchegante, invista em um banco de madeira e mesinha para relaxar em meio à natureza.
Muro chapiscado com cimento
Os muros chapiscados com cimento podem favorecer um estilo mais minimalista na fachada de casa, pois lembram elementos escandinavos que fazem parte desse tipo de decoração.
Nessa ideia você pode usar um muro todo revestido com a técnica chapiscada, além de combinar com vigas aparentes ou pintadas de branco como da imagem abaixo.
A textura para o muro combina com casas de esquina, ruas movimentadas e residências de dois pisos. O chapisco em sua forma natural, decora fachadas de casas rústicas por combinar com elementos naturais como a madeira e as plantas.
Use essa técnica também na fachada de casa com portão de ferro, principalmente se você quer economizar. Essa textura não exige emboço e reboco, o que garante uma maior economia para seu projeto.
Muro comum com chapisco destacado
Quando se trata de um muro extenso, o chapisco se torna uma boa alternativa que abrange preço e decoração da área externa. O chapisco em muros residenciais combina com gramados, plantas, cerca trepadeira e pilares de cimento. Para alegrar ou valorizar ainda mais a fachada da casa, pinte o chapisco com tons da sua paleta de cores.
Esse acabamento pode ser usado com pedras naturais e outros estilos de texturas, além de uma inspiração mais neutra para casas modernas.
A opção de muro chapisco acima, também é uma solução para condomínio de apartamentos e casas de alto padrão. Para manter o local mais seguro, como por exemplo, os condomínios residenciais, é possível instalar cercas e câmeras ao redor do muro chapiscado.
Como fazer um muro chapiscado pintado?
A versatilidade, resistência e ótimo acabamento decorativo são as principais vantagens do muro chapiscado. Além disso, vimos o quanto um muro pintado inspira beleza para área externa, abrindo margem para dúvidas na execução do projeto da fachada.
Investir em cor para o seu muro externo garante um melhor destaque da sua casa, sendo a técnica do chapiscado econômica e prática para você mesmo fazer em casa. Pensando nisso, separamos um passo a passo de como fazer um muro chapiscado pintado em casa, sem precisar contratar um profissional para executar esse projeto.
O primeiro passo é juntar todos os materiais:
- Seladora acrílica.
- Tinta para área externa de sua preferência.
- Pistola compressora de pintura.
- Brocha.
- Rolo de pintura.
- Recipiente de tinta.
- Papelão.
A forma mais prática para pintura de muro chapiscado é a pistola compressora, porém, nem todo mundo tem esse equipamento em casa. Sendo assim, utilize a brocha como principal recurso para a pintura do seu muro chapiscado.
- Proteja a calçada ou área externa com os papelões, isso evita manchas indesejáveis de tinta;
- Aplique duas demão de seladora acrílica e espere secar (Esse processo é ideal para aderência da tinta e economia de material);
- Quando o muro já estiver seco, despeje um pouco de tinta no recipiente;
- Comece pintando o muro com a brocha, pincel ou pistola (como preferir);
- Use o rolo de pintura para um melhor acabamento;
- Deixa a primeira mão de tinta secar e realize uma nova camada de pintura;
- Permita secar e depois acrescente outros detalhes com plantas e demais decorações, conforme preferir.
Essa é a forma mais simples e barata de pintar um muro chapiscado, você vai notar que com o tempo a pintura parece ter uma maior durabilidade quando comparada a uma parede rebocada e com revestimento em tinta.
Vale salientar que o muro chapiscado precisa secar bem antes de receber a pintura, sendo a cura total do cimento em aproximadamente 28 dias.
Deixe seu comentário