Funcionalidade é a palavra-chave na hora de escolher entre os vários modelos de torneira para área de serviço disponíveis no mercado. Esse tipo de torneira deve ser prático e apresentar algumas especificações para atender às suas necessidades.
Ao contrário das torneiras para banheiro, lavabo e cozinha, nas quais você pode levar em conta o estilo da peça na hora da escolha, para que ela combine com a decoração desses ambientes, a torneira para lavanderia deve zelar mais pela praticidade do que pela beleza.
Dessa forma, você terá uma peça que vai facilitar bastante a realização de tarefas domésticas comuns no dia a dia, como lavar roupas, efetuar a limpeza da casa e higienizar diferentes tipos de objetos no tanque, entre outras atividades.
Qual a torneira ideal para lavanderia?
A torneira ideal para lavanderia é aquela que tem a pressão adequada para a quantidade de água que você espera receber no tanque. Afinal, a torneira da lavanderia geralmente deve ter um pouco mais de pressão que é para abastecer os equipamentos e também o tanque de roupas, que é grande.
Para a torneira da máquina de lavar, é preciso considerar um registro mais reforçado. Os de PVC são boas opções, embora não sejam os mais bonitos para quem busca uma estética elegante na lavanderia.
Há também o modelo de 3 saídas, que é uma boa opção para quem quer abastecer tanque e máquina de lavar ao mesmo tempo. Tem várias opções bacanas nesse modelo 3 saídas.
Qual a diferença de uma torneira 1/2 e 3/4?
A diferença é, basicamente, a quantidade de voltas que você precisa dar para abrir o registro. No caso das torneiras de ½, é preciso abrir a metade do registro. Já nos modelos ¾, é preciso abrir mais do que a metade do registro. Há, ainda, os modelos ¼, que são mais fáceis de dar manutenção e estragam menos, justamente porque você só precisa abrir 25% do registro, ou seja, ¼.
Qual é melhor: torneira na parede ou na bancada?
Na área hidráulica, tudo depende. Afinal, um projeto pode dar certo em um lugar e pode não ficar tão bacana em outro, já que nesse caso, é preciso considerar também o próprio design da cozinha.
Nas cubas de inox convencionais, a torneira geralmente está na própria cuba/bancada. No entanto, se o projeto da bancada pedir que a torneira fique na parede, não há problema. Mas pode dar mais trabalho, pois nem sempre o encanamento vai estar na posição certa.
Por isso, o melhor é escolher aquele que vai dar menos trabalho e trazer um resultado bacana. Mas ao mesmo tempo, não deixe de fazer o tipo de cozinha que você quer só porque é trabalhoso.
O que é melhor Deca ou Docol?
Ambas marcas são ótimas e com certeza você terá torneiras de qualidade para colocar na sua casa. A Deca é uma marca de mais de 76 anos. Nasceu em 1947 e está até hoje no mercado, atuando com produtos de alta qualidade e procedência.
Já a Docol nasceu em 1956, em Jaraguá do Sul, e também atua no mercado de maneira profissional e com produtos de altíssima qualidade há muitos anos. A Docol é pioneira no lançamento de muitos produtos, como válvula de descarga hidromecânica, torneiras com funcionamento hidromecânico, entre outros produtos. Por isso, você pode confiar em ambas para escolher os melhores metais para a decoração da sua casa e funcionamento prático de ambientes como pia, banheiro, chuveiro, lavanderia, entre outros.
Tipos de torneiras para área de serviço
Você pode encontrar diversos tipos de torneiras para lavanderia, lembrando que nesse espaço elas são instaladas diretamente na parede e possuem um mecanismo de vedação de alta durabilidade, para garantir a economia de água por mais tempo.
Entre as opções, vale destacar as torneiras de tanque, torneiras de máquina de lavar, torneiras com derivação e as torneiras de jardim, que são as versões mais fáceis de encontrar e as mais utilizadas.
De modo geral, elas contam com acionamentos de ¼ de volta ou borboleta, que propiciam um melhor controle do fluxo de água, exceto os modelos com derivação, nos quais há saída de água comum e um local para encaixe de mangueira.
Com relação ao material de fabricação, elas estão disponíveis em metal, mais resistentes e com maior durabilidade, e em plástico, que não enferruja e é mais barata, porém tem uma durabilidade bem menor. Esses modelos de torneiras para lavanderia podem ainda apresentar acessórios como engates de mangueira e adaptadores, que tornam as peças mais funcionais.
Dicas para escolher
Comprar torneira para área de serviço exige alguns cuidados especiais. Você deve optar por modelos maiores e mais prolongados, projetados para pias grandes, formato que ajuda a direcionar o fluxo de água para o centro da pia.
No caso de escolher uma torneira para tanque, é necessário verificar, antes de ir às compras, quantas instalações existem no cômodo. Se houver apenas uma saída de água, será preciso investir na torneira com saída para máquina de lavar (dois em um), que possibilita o uso simultâneo do tanque e da lavadora.
Há mais de uma saída de água na área? Então, vale apostar em uma torneira para cada função, ou seja, uma torneira para máquina de lavar e outra para o tanque, dando uma maior liberdade para que você posicione a lavadora no local desejado.
Para não errar na escolha, verifique no manual da máquina de lavar se há alguma especificidade em relação ao tipo de torneira mais adequado para aquele modelo. E no caso do tanque, dê preferência às torneiras com maior vazão de água, que vão tornar o processo de limpeza mais rápido.
Modelos
Confira alguns dos modelos de torneira para área de serviço mais populares e práticos.
Deixe seu comentário