Existem inúmeros modelos de telhados para obras. Desde os mais clássicos e convencionais, até aqueles que fazem parte de um projeto arquitetônico maior e mais complexo, se transformando praticamente em uma obra de arte. No entanto, você sabe qual seria a melhor opção para a sua obra? Qual é o melhor tipo de telhado para usar na construção? É isto que vamos entender a partir agora de forma simples e prática.
Então, continue sua leitura e vamos juntos conhecer algumas excelentes alternativas de modelos de telhados.
Modelos de telhados – Veja 5 opções clássicas e diferentes para a sua obra e escolha a melhor
Escolher um dos melhores modelos de telhados para a sua obra, parte muito do princípio da função do telhado. De maneira geral, a principal função sempre será escorrer a água, de maneira que ela não fique parada no topo da casa ou prédio. Com a ajuda de platibandas, em alguns casos, este escoamento acontece por canaletas ao redor do telhado. Mas em casas em que o telhado é a principal forma de escoamento, a água precisa correr para baixo.
Além do princípio da funcionalidade, a escolha do telhado também deve passar pelo quesito financeiro, de modo que o telhado não seja um empecilho para que o planejamento da obra seja prejudicado. Como o telhado é uma das últimas etapas da obra externa, é fundamental que o projeto dele esteja dentro do orçamento e não ocorram adiamentos, de forma que a obra fique muito tempo exposta a sol e chuva. Portanto, faça esta análise de viabilidade junto ao seu profissional de arquitetura.
Separamos uma lista com 5 modelos diferentes de telhados para que você considere usar na sua obra – ou em parte dela (no caso de telhados de vidro). Veja a lista abaixo:
- Telhado de vidro – Ideal para quem quer aproveitar a luz do dia ao máximo;
- Telhado diagonal – Apenas uma parte do telhado terá inclinação para escoar a água da chuva;
- Telhado estilo chalé – Este é clássico e traz uma estética única;
- Modelo de telhado duas águas – Este é o mais famoso de todos e certamente você já o viu;
- Telhado três águas também é muito popular e deixa a obra esteticamente muito bonita;
Falaremos sobre cada um dos estilos acima a partir de agora. Então, continue sua leitura e, quem sabe, sairá deste artigo com uma decisão tomada. Vamos lá?
Telhado de vidro – Ideal para quem quer aproveitar a luz do dia ao máximo
Se você é daquelas pessoas que adora a luz do dia para iluminar a casa, sabe da importância de ter um projeto de arquitetura que preveja estes tipos de benefícios para os ambientes. Pode ser um tipo de janela que tenha uma entrada de sol bem grande ou pode ser, claro, um tipo de telhado que deixe a luz entrar. Neste caso, os modelos de telhado de vidro são excelentes alternativas para quem quer que os raios de luz invadam o ambiente.
Claro que os telhados de vidro não precisam ser instalados em absolutamente toda a obra. No entanto eles podem, sim, ser uma excelente fonte de luz para cômodos específicos, como a área de lazer ou, porque não, a cozinha. A luz do sol é incrível e pode ser aproveitada de muitas formas. Além de tudo, você estará economizando na conta de energia, quando não haverá necessidade de manter luzes acesas durante todo o dia.
Telhado diagonal – Apenas uma parte do telhado terá inclinação para escoar a água da chuva
Se você quer uma obra diferente e fora do comum, além de toda a estrutura do projeto, você poderá implementar algo diferente no telhado. Existem muitos modelos de telhados que você poderá considerar para construir uma casa fantástica. E um destes modelos é o estilo diagonal. Ele confere a função básica de fazer o escoamento da água, mas de uma maneira bem diferente.
Ao invés de ter duas folhas de telhado (uma para cada lado), este modelo terá apenas uma grande folha, que cobrirá a casa toda, de maneira diagonal. Esta é uma opção que precisa de bastante estratégia para manter os cômodos habitáveis, pois pode ser que um dos lados da casa tenha o telhado excessivamente baixo e, o outro lado, excessivamente alto. É preciso encontrar formas de equilibrar isso tudo, até para manter a climatização do espaço em dia.
Telhado estilo chalé – Este é clássico e traz uma estética única
Os chalés são incríveis. São estilos de arquitetura únicos e que podem ser identificados de longe. Dos estilos de construção diferentes, este talvez seja um dos mais populares. E o mais legal, é que você poderá implementar um telhado ao estilo chalé em sua obra, desde que a estrutura permita isso, claro.
O telhado chalé é uma estrutura muito alta e pontuda, que cria duas folhas de escoamento de água e que vão até o chão de ambos os lados. É uma obra que demanda um volume bastante grande de telhas, mas o resultado final certamente fará tudo valer a pena. E por falar em chalés, veja aqui algumas fotos de chalé para se inspirar.
Modelo de telhado duas águas – Este é o mais famoso de todos e certamente você já o viu
Além dos telhados diferentes e criativos, não podemos deixar de mencionar um dos modelos de telhados mais populares e básicos, que é justamente o formato duas águas. Em resumo, serão duas folhas de telhado, uma para cada lado, com uma angulação suficiente para a água escorrer e suficiente para não criar paredes muito altas nem muito baixas na residência.
Este tipo de telhado pode ser feito com diversos tipos de telhas e você certamente poderá economizar bastante na sua obra, uma vez que há mão de obra especializada e fácil de encontrar.
Telhado três águas também é muito popular e deixa a obra esteticamente muito bonita
E por fim, podemos mencionar, ainda, o modelo de telhado três águas. Este, diferente do modelo duas águas, é uma das melhores alternativas para quem quer um projeto comum, mas com uma pitadinha de diferencial. Afinal, ao invés de apenas duas folhas de telhas, você terá três folhas, criando uma aparência dinâmica e com um custo também acessível.
Escolha o modelo de telhado que mais faz sentido para o seu gosto e para o seu bolso e mãos a obra!
Deixe seu comentário