Mestre de obras: O que é? Quais as competências?

Se você já teve algum contato com a construção civil, certamente já deve ter se deparado com o termo “mestre de obras“, não é mesmo? Mas você conhece as competências deste profissional? Sabe como é o dia a dia? E ainda, está interessado em trabalhar neste tipo de cargo?

Então não deixe de acompanhar o nosso guia completo de hoje! Pois nele vamos lhe ensinar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Assim, quem sabe você não descobre uma vocação e busca desenvolver-se para trabalhar nesta área, não é? mestre de obras

O que faz um mestre de obras?

Em linhas gerais, um mestre de obras é aquele profissional responsável pela fiscalização da obra, de fato. E isso inclui todas as etapas da mesma, desde a preparação de terreno, a construção, acabamentos até a limpeza pós obra.

É importante que ele conheça todas as etapas da construção, além dos materiais que são utilizados. Além disso, o reconhecimento das atribuições e funções de cada trabalhador na empreitada também é importante. Afinal, ele será responsável por liderar toda a equipe.

O mestre de obras irá controlar o fluxo de serviços, além de checar todos os materiais utilizados. Ele ficará a par de tudo que acontece, a fim de desenvolver um ambiente de qualidade que priorize a eficiência e também o bem estar e segurança dos colaboradores.

Dessa forma, ele estará relacionado com:

  • Acompanhamento de todas as etapas, desde a preparação até o acabamento, seja de prédios comerciais ou residenciais.
  • Trabalha com todo o tipo de construção, desde pequeno, médio e grande porte.
  • Atua no controle de fluxos de serviços.
  • Recebe e checa todos os materiais de construção.
  • Coordena o dia a dia dos pedreiros e demais profissionais envolvidos.
  • Está a par do cálculo da quantidade de material utilizado na construção.
  • Mantém todos os engenheiros e profissionais informados quanto a isso.
  • Trabalha como um líder para toda a equipe.

Podemos dizer, resumidamente, que o mestre de obras é aquele que estará a par de tudo que acontece ali, com o objetivo de sempre manter tudo organizado e otimizado para melhor desempenho durante a construção.

Como se tornar um?

Ficou interessado no trabalho de mestre de obras? Então saiba que para se tornar um, você precisará apenas estudar sobre o assunto, de maneira gratuita, e assim se candidatar para a vaga mais perto de você!

Isso porque não é preciso fazer uma graduação por longos anos para se tornar um mestre. Mas sim, o seu ensino fundamental e médio já podem ser mais do que suficiente. Entretanto, existem cursos de formação que garantem uma boa colocação no processo seletivo, embora não sejam obrigatórios.

Mas, se você ainda não tem muito conhecimento sobre a área, talvez esta seja a oportunidade de saber mais e assim se desenvolver de maneira efetiva.

Leia também: Impermeabilização da obra: Como fazer corretamente?

Vale ressaltarmos que você pode encontrar a oportunidade de cursos técnicos gratuitos, a partir de programas do governo, como o Pronatec. A qualificação profissional, neste caso, é gratuita, e você pode estudar no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, ou seja, no Senai.

O curso de qualificação dura um ano e você poderá se desenvolver para, mais tarde concorrer a uma vaga em uma construtora que seja do seu interesse. Prepare-se academicamente e desfrute dos benefícios de começar uma nova e interessante carreira!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.