Os lustres para sala dão um toque especial para a decoração desse importante ambiente, contribuindo para mudar completamente o visual, ao mesmo tempo em que ilumina o espaço com graciosidade e muito charme.
A iluminação é uma poderosa aliada da decoração, pois permite valorizar ainda mais os móveis, objetos e cenários que compõem o ambiente. Sem ela, fica difícil fazer com que o espaço ganhe aquele visual desejado.
Para reforçá-la, dá para apostar em várias peças, como pendentes, spots, refletores, luminárias, etc. Mas um acessório que está sempre em destaque nesse segmento é o lustre, cujo glamour deixa qualquer ambiente muito mais elegante.
Diferenças entre lustres e luminárias
Na hora de decorar a sala com lustre, pode surgir uma dúvida que é bastante comum, levando algumas pessoas a confundir essa clássica peça com as tradicionais luminárias, que também são boas opções para iluminar o espaço.
Por isso, é necessário conhecer bem as características de cada uma dessas peças, para não errar na escolha e para alcançar os objetivos desejados ao modificar a iluminação da sala.
Os lustres são compostos por várias ramificações, que permitem a utilização de muitas lâmpadas ou velas. Suspensos no teto, eles apresentam uma identidade visual mais grandiosa e imponente, com iluminação difusa.
Já as luminárias podem ser embutidas, de teto, de chão, de mesa, de parede ou externas, apresentando iluminação direta ou difusa, conforme a sua versão. Nessa categoria se encaixam os plafons, spots, e abajur, entre outras peças.
Dicas para usar lustres na sala
Há diversas opções de lustres para decoração da sala. Entre os modelos mais cobiçados vale destacar os lustres clássicos, inspirados nos modelos usados em palácios e castelos da antiguidade. Como eles geralmente são muito grandes, recomenda-se utilizá-los em salas maiores, mantendo uma proporção equilibrada.
Seguindo essa mesma inspiração mais clássica, destaque também para os lustres de cristal, uma ótima alternativa para decorar a sala de jantar, dando um toque requintado ao ambiente. Eles também podem ser uma boa pedida para usar na sala de estar, caso você queira um visual diferente e menos óbvio para esse espaço.
Prefere modelos menos chamativos? Então, vale investir nos lustres modernos, que apresentam um visual repaginado e mais informal, mas sem perder o charme do acessório. Nessa linha há, inclusive, muitas versões sustentáveis, feitas com material reciclável, que decoram muito bem a sala.
Se a sua sala tem um tamanho reduzido, ainda assim você pode aproveitar a elegância do acessório, utilizando lustres para salas pequenas. A dica aqui é procurar peças menores e mais discretas, com poucas ramificações, que devem ser instaladas no centro do ambiente.
Independente do modelo e do tamanho escolhido, lembre-se de sempre combinar o lustre com elementos discretos e cores neutras, uma vez que ele deve ser a peça principal da sala. Dessa forma, você terá uma decoração mais clean e, ao mesmo tempo, muito elegante.
10 modelos de lustres para sala
Ainda não decidiu investir no acessório? Veja 10 modelos de lustres para sala e confira como eles valorizam o ambiente.
Deixe seu comentário