Neste artigo, você vai ver uma lista de material de construção para cozinha, de forma que você possa colocar a mão na massa e construir uma cozinha amplamente eficiente, bonita e segura na sua casa.
A construção de uma cozinha pode ser bastante problemática, caso não haja nenhum tipo de organização antes. Afinal, na cozinha, precisamos fazer instalações elétricas e hidráulicas bem específicas para o correto funcionamento de tudo.
Portanto, continue lendo. Anote boas dicas e, claro, pegue a lista de material de construção para cozinha.
Lista de material de construção para cozinha
Construir uma cozinha exige uma série de materiais de construção específicos. Por isso, preparamos um guia prático dos principais itens que você precisa comprar na loja de material de construção. Veja a lista de material de construção para cozinha:
- Areia;
- Cimento;
- Pedra;
- Brita;
- Concreto;
- Blocos;
- Tijolos;
- Aditivos;
- Telhas;
- Pisos;
- Revestimentos;
- Madeira para caixaria;
- Madeira para o telhado;
- Tinta;
- Canos;
- Fios;
- Pedras de granito para acabamentos;
- Coifa;
- Capinhas de tomada e disjuntor;
- Encanamento de gás;
Anotou tudo? Pois bem, estes são os itens básicos. Ou seja, são itens que devem ser levados em consideração para uma lista básica inicial. No entanto, é preciso que você faça um levantamento exclusivo para cada um dos itens da lista, de modo que você possa comprar aquilo que é necessário para a sua obra.
No entanto, esta lista poderá servir de base para você fazer algo muito importante antes mesmo de começar: planejar e orçar a obra. Inclusive, você poderá usar este guia para criar algumas ideias de cozinhas e, assim, escolher os melhores materiais para cada oportunidade.
Para utilizar os materiais acima corretamente, continue lendo e anote algumas boas dicas para construir a sua cozinha do zero. Acompanhe.
Depois, veja também ideias de cozinhas modernas.
Dicas para construir uma cozinha
Agora que você já tem uma boa lista de material de construção para cozinha, é hora de começar a colocar o projeto em si em prática. E para te ajudar com isso, separamos algumas dicas bem legais que com certeza vão fazer toda a diferença na hora de construir uma cozinha.
Veja:
- Faça um planejamento viável da obra da cozinha;
- Orce todos os materiais de construção antes de começar a obra;
- Contrate mão de obra especializada;
- Não corra contra o tempo;
- Cuidado com os revestimentos;
Abaixo, vamos detalhar cada uma das etapas para que você possa começar a utilizar os materiais de construção corretamente. Siga lendo e anotando os pontos importantes para que sua obra dê certo.
Acompanhe.
Faça um planejamento viável da obra da cozinha
Antes de mais nada, é preciso fazer um planejamento correto e viável da obra. Por mais que esta lista de materiais seja ampla e contemple boa parta da obra da cozinha, antes de mais nada, é preciso planejar tudo e, a partir deste planejamento, fazer a sua lista de materiais específicos para a sua obra.
Aqui no site, você encontra uma série de artigos ensinando como planejar e criar um cronograma de obra, para que as coisas deem certo e você não perca tempo e nem dinheiro. Por isso, vale a pena garimpar os conteúdos por aqui.
A obra da cozinha é um tanto quanto complexa, uma vez que é uma região que precisa de um cuidado extra na hora de instalar a parte hidráulica e elétrica (assim como o banheiro). Então, é fundamental considerar estas etapas no planejamento e, assim, ter uma noção básica da obra da cozinha em si (extraindo-a do resto da obra).
Orce todos os materiais de construção antes de começar a obra
Não comece nada sem antes ter um orçamento bem detalhado de todos os processos. Ou seja, é muito importante que você, em cima do planejamento da obra da cozinha, vá até três lojas de materiais de construção diferentes e, desta forma, orce todos os materiais.
Este processo é muito interessante não só para comprar o material de construção mais barato. Mas também, para saber quais são as melhores lojas para que a sua obra dê certo e não dê dor de cabeça no longo prazo.
Em uma obra, muitas vezes, o barato pode sair caro – mesmo que com a melhor e mais barata lista de material de construção para cozinha, é fundamental comprar itens de qualidade.
Contrate mão de obra especializada
Não há como fugir disso: mão de obra especializada é uma das melhores alternativas para quem não quer ter dor de cabeça na obra. Afinal, se você encontrar um profissional qualificado e de qualidade para cada etapa da obra, dificilmente terá problemas. O preço a se pagar vale muito a pena, porque será um investimento para o longo prazo.
O que seria mão de obra especializada? Basicamente, uma mão de obra para cada uma das etapas da obra, principalmente as etapas mais técnicas, como instalações elétricas e hidráulicas. É muito importante que você se atente a isto, pois, mais uma vez, o barato pode sair caro.
Não corra contra o tempo
Correr contra o tempo pode ser um erro fatal na sua obra. Por mais que você tenha uma lista de material de construção para cozinha e siga-a de maneira integral, é muito importante considerar, também, um tempo hábil para a obra.
Ou seja, você não pode estabelecer um prazo apertado para a realização das atividades. É claro que, em casos de obras urgentes por algum problema de estrutura, hidráulico ou elétrico, algumas coisas precisam ser aceleradas. Mas de maneira geral, não há motivos para acelerar um processo que tem uma boa margem de segurança. Preveja imprevistos. Considere um tempo extra para dias chuvosos e problemas com a equipe.
Cuidado com os revestimentos
E por fim, é muito importante que os revestimentos da cozinha sejam pensados de forma estratégica e inteligente. A cozinha é um lugar úmido e, portanto, este lugar precisa receber revestimentos resistentes a umidade. Não compre revestimentos só porque estão muito baratos – observe também a durabilidade das peças.
Com estas dicas, certamente você conseguirá realizar a sua obra sem dores de cabeça e, assim, ter uma cozinha bem linda.
Veja também os materiais de construção para uma garagem.
Deixe seu comentário