A limpeza pós obra é importantíssima para garantir que toda a construção seja inspecionada corretamente. Visto que apenas após esta organização que será possível vistoriar os mínimos detalhes da obra.
De todo modo, é preciso que se siga um passo a passo minucioso, que gere bons resultados e elimine toda e qualquer desorganização e sujidade. Para isso, no entanto, elaboramos este guia com tudo o que você precisa saber sobre este assunto. Acompanhe a seguir.
Qual a importância da limpeza pós obra?
Antes de qualquer coisa, vamos pensar um pouquinho sobre a real importância da limpeza pós obra. É claro que ela é importante para garantir que o cliente, ao receber a chave do imóvel em questão, sinta-se satisfeito.
Mas, para além disso, é preciso que você pense também no processo de inspeção da obra. Afinal, a mesma só poderá acontecer se tudo estiver limpo e organizado. Por exemplo, se houver algum piso trincado, como será possível reconhecer esta falha para trocar o mesmo se houver uma camada fina de pó sobre ele? Pois é!
Por conta desses fatores que a limpeza pós obra é tão importante. Faça-a com calma e paciência.
Para ler mais tarde: Aditivos para concreto: O que são e para que servem?
Antes da obra acabar
Primeiramente, vamos destacar os pontos que precisam ser pensados já durante o processo de construção do empreendimento. Afinal, não dá para simplesmente deixar tudo para o fim, não é mesmo? É preciso preparar-se desde o começo. Para isso, você e sua equipe deverão:
1- Planejamento e gestão dos resíduos gerados
Fazer o planejamento e gestão dos resíduos gerados é de extrema importância para que na limpeza pós obra tudo aconteça de um modo mais fluído e organizado. E isso inicia-se já na preparação de terreno.
Isto é, é adequado que seja feito um acompanhamento dos materiais que serão utilizados no decorrer da construção, além de se atentar para todo e qualquer tipo de resíduo, seja ele grande ou não, que possa ser gerado. Assim, trabalha-se na busca de encontrar rotinas de limpeza desde o começo, evitando que haja o acúmulo no final.
2- Limpezas periódicas
E falando em rotinas de limpezas, as higienizações periódicas são de suma importância para que, no final, o processo percorra um caminho mais facilitado.
Por exemplo, o excesso de qualquer um dos tipos de cimento que pode cair sobre um revestimento é muito mais facilmente removido no momento em que o incidente acontece, do que quando ele já secou e a obra já foi findada, não é mesmo?
Por isso, manter a atenção durante o trabalho, higienizando periodicamente é importante para otimizar o tempo e até a qualidade da limpeza.
Como é feita a limpeza pós obra?
Agora que você já se atentou para a importância e cuidados que devem existir antes mesmo da limpeza pós obra, é hora de pensarmos em todos os passos necessários para a conclusão efetiva da construção. Para isso, siga no nosso passo a passo abaixo:
1- Ter um levantamento de todos os materiais utilizados
O primeiro passo para a limpeza adequada é o levantamento de todos os materiais de construção que foram utilizados no decorrer da execução. Por exemplo, os tipos de cimento, tintas e quaisquer materiais que possam causar algum tipo de sujidade no ambiente.
Isso é de extrema importância para que, diante da “bagunça”, você saiba exatamente como agir. Visto que, se houver algum material que você desconheça, como será possível saber o melhor modo de remoção do mesmo?
Por conta deste fator, todo um levantamento prévio e de qualidade precisa ser feito. Considere tudo que foi utilizado e, se possível, divida-os em etapas. Assim você saberá qual foi usado para determinada finalidade, mantendo a sua limpeza ainda mais organizada esquematicamente.
2- Escolher os produtos de limpeza corretos
Com o levantamento anterior feito adequadamente, é hora de pensar nos produtos certos que serão utilizados para a limpeza. Afinal, não é qualquer tipo de superfície que pode receber determinado tipo de produto químico, não é mesmo?
E, para além disso, ao conhecer os materiais utilizados, você saberá quais são os produtos de limpeza que, de fato, farão uma limpeza efetiva. E, com isso, o efeito será ainda mais rápido e eficiente. Pois, embora o cloro possa eliminar determinada mancha, ele pode tornar o processo mais demorado do que se você apostar em outro produto mais adequado, correto?
Por isso estudar todas as possibilidades com paciência e muita atenção é importante. Afinal, além de pensarmos de acordo com a otimização de tempo e limpeza, devemos também considerar o fato de que alguns produtos podem danificar um revestimento, e isso poderia retardar o término da limpeza e da inspeção da obra.
3- Equipamentos adequados
Além de adquirir todos os produtos adequados para fazer a limpeza pós obra, precisamos pensar um pouquinho além. Os produtos, por si só, podem gerar ótimos resultados, e isso é um fato. Mas, além disso, é necessário utilizar os equipamentos de limpeza que sejam adequados para determinados fins.
Assim, além de otimizar o tempo de limpeza, o resultado será ainda mais profissional. Entretanto, lembre-se de adquirir equipamentos que se enquadrem nas suas necessidades, além de considerar também a confiabilidade do produto que você adquire.
Isto é, quando estamos falando de equipamentos, especialmente elétricos, é muito importante que você considere a marca do produto. Visto que a mesma pode falar muito sobre a efetividade e qualidade do serviço prestado pelo equipamento. Pense nisso!
Leia também: Ferramentas para Pedreiro – Quais as principais?
4- Mão de obra qualificada para a limpeza
Por fim, lembre-se também de adequar toda a sua equipe de profissionais para que o processo de limpeza seja cada vez mais efetivo. De todo modo, você também poderá empresas especializadas no processo de limpeza e, com isso, terá menos etapas para se preocupar.
Entretanto, é claro que você deverá averiguar se a limpeza está seguindo todos os critérios que citamos, é claro, mas os investimentos com relação aos produtos e equipamentos não serão necessários.
Portanto, fica ao seu critério decidir se irá treinar toda a sua equipe para a limpeza periódica e final das obras, ou se fechará alguma parceria de longo prazo com alguma empresa do ramo. Você deverá colocar na balança os prós e contras das duas possibilidades, para assim, ter uma tomada de decisão mais qualificada.
Limpeza seguida da inspeção de qualidade
Depois de toda a limpeza pós obra ser efetivada, é hora de você pensar um pouco na questão da inspeção de qualidade da sua obra. Afinal, apenas depois dessa limpeza é que você poderá se dedicar a este tipo de cuidado.
E, convenhamos que quanto mais qualificada for a limpeza, mais rápida e efetiva será a sua inspeção. Visto que não haverá nenhum tipo de impeditivo que possa atrapalhar o processo.
Por isso que enfatizamos, no decorrer do artigo, a real importância da limpeza. Ela dará margem não somente para a inspeção, como também para a satisfação do seu cliente final, é claro. Portanto, capriche nesta etapa de sua obra, que é tão importante quanto qualquer outra.
Leia também: Aditivos para concreto: O que são e para que servem?
Deixe seu comentário