Você certamente já deve ter ouvido falar em laje nervurada, não é? Mas você sabe do que se trata este tipo de tecnologia? E ainda, quer conhecer quais são as vantagens e desvantagens da utilização deste produto em sua obra? Então te convidamos a seguir em nosso artigo!
Nele vamos lhe ensinar tudo sobre esta tecnologia que tem transformado a forma de enxergarmos a construção civil. Além disso, vamos lhe apresentar, com detalhes, quais são as vantagens e desvantagens do uso deste material. Dessa forma, você terá respaldo suficiente para garantir uma boa escolha para a sua construção. Acompanhe as informações a seguir:
O que é laje nervurada?
As lajes nervuradas nada mais são do que um sistema de concreto armado formada por pequenas vigas com um regular espaçamento. Os vazios existentes entre cada nervura é consequência da aplicação de moldes de gesso, formando uma capa fina de concreto, com uma execução como plano de piso.
Vantagens da laje nervurada
As vantagens da laje nervurada são grandes e consistentes, o que nos dá o respaldo para concluirmos que estamos tratando de um material de excelente qualidade. Veja a seguir:
Consumo de menos material de construção
Quando pensamos em construir ou reformar, buscamos sempre alternativas que possam nos trazer resultados consistentes, econômicos e que, obviamente, evitem desperdícios. Porém, sabemos que nem sem estes resultados são atingidos. Dessa forma, o que você pensaria se lhe disséssemos que o uso da laje nervurada é capaz de proporcionar a redução de até – pasme – 30% dos materiais utilizados?
Isso mesmo! E esta vantagem não para por aí: com a necessidade de menos materiais, obviamente, a aplicação torna-se mais ágil, certo? E qual a consequência? Uma expressiva redução de custos também na hora de escolher a sua mão de obra. Uma vez que o tempo de trabalho será reduzido e o mesmo será concluído de forma eficaz, com menos material e menos tempo investido. Uma economia e tanto!
Mais resistentes
A laje nervurada apresenta ainda o benefício de ser mais resistentes, em circunstâncias relacionadas aos momentos positivos. Mantendo uma estrutura forte e competente, reduzindo os custos que possam surgir com manutenção, por exemplo. Mais uma economia: o famoso bom e barato.
Não apresentam risco de corrosão
Um dos fatores que mais diferencia a laje nervurada das opções convencionais é a sua capacidade de não sofrer corrosão. Considerando que, as lajes comuns apresentam este risco em níveis elevados, enquanto que a nervurada apresenta um risco zero para tal fator.
Facilidade e praticidade
Como mencionamos anteriormente, a laje nervurada diminui – e muito – o tempo de trabalho do pedreiro, reduzindo custos. Ou seja, a sua aplicação é muito fácil e prática, tornando o trabalho menos exaustivo e com resultados muito mais rápidos. Importante para garantir economias em sua construção.
Desvantagens da laje nervurada
Já conversamos bastante sobre as vantagens da laje nervurada para a sua construção. Porém, é preciso que tenhamos em mente as desvantagens também! Pois somente assim poderemos concluir de forma coerente se este tipo de material será interessante, de acordo com o objetivo de sua obra. Portanto, vamos às desvantagens:
Aumenta a altura total
Infelizmente, nem tudo são flores, certo? E uma das desvantagens do uso de laje nervurada em sua construção é que a mesma pode – e irá – aumentar a altura total da sua obra. O que, em alguns casos, pode se tornar um verdadeiro empecilho.
É por essa razão que sempre enfatizamos a importância de conhecer tanto os pontos positivos, quanto os negativos a respeito de qualquer material. Apenas assim garantimos um resultado satisfatório. Portanto, se o aumento da altura total for um problema para a sua obra, a laje nervurada não será interessante para você.
Dificuldade de compatibilização
Outro fator que faz com que a laje nervurada deixe a desejar um pouco é o caso da compatibilidade. Acontece que, todas as instalações que conhecemos, em nosso cotidiano, são planejadas para lajes comuns, pelo menos em sua maioria. Dessa forma, a laje nervurada torna-se um empecilho na hora de cuidar destes tipos de acabamentos.
E, infelizmente, é preciso que seja planejado com cautela a compra da sua laje, para evitar futuras dores de cabeça. Apenas assim o resultado satisfatório é garantido.
A laje nervurada e a sua obra
Agora que você já pode conhecer tudo sobre este tipo de laje, é hora de colocar na balança e decidir se a mesma lhe trará bons resultados. Lembre-se de não se deixar levar apenas pelo preço acessível, no sentido de economizar tempo e dinheiro, ok? Pois você precisa considerar a altura da sua construção, bem como os acabamentos, para não tornar o que era pra ser uma facilidade, em um pesadelo.
Dessa forma, não temos dúvidas de que os resultados que você irá atingir serão satisfatórios. Depois é só nos contar quais foram os resultados e como foi a sua experiência com o uso da laje nervurada!
2 Comentários
[…] os elementos mais utilizados, podemos destacar as lajes nervurada, as vigas, os pilares, as sapatas, etc. Assim o especialista irá determinar a resistência que o […]
O Material é excelente, agrega informações muito importante e novas formas de fazer com qualidade e segurança.