No artigo de hoje vamos lhe explicar tudo que você precisa saber sobre gabiões, conhecendo assim a função dos mesmos. Acompanhe este texto e saiba mais sobre este tipo de contenção que tem promovido diversas vantagens para o dia a dia em obras.
O que são gabiões?
Antes de qualquer coisa, vamos entender o que são os chamados gabiões. Estes nada mais são do que um muro de arrimo que ajuda a estabilizar alguns tipos de encostas e taludes, além de poderem ser aplicados em várias situações, uma vez que apresentam grande versatilidade.
O gabião, por si só, é uma estrutura de contenção. Podemos dizer que são “pacotes” de pedras alinhadas entre si e que se encaixam, podendo ser empilhadas a fim de criar o que conhecemos como muro de arrimo. Este muro é muito importante em diferentes situações, já que ele promove segurança e estabilidade.
Qual a função deles?
Entendida as características dos gabiões, é hora de pensarmos um pouquinho mais sobre as funções ou a função dos mesmos. Já ficou-nos entendido que eles são utilizados como estrutura de contenção, porém, para que você possa compreender um pouco mais sobre o mesmo, trouxemos alguns detalhes quanto ao uso:
- Pode ser utilizado onde há ruptura de maciços de terra ou até mesmo de rocha;
- Em situações onde é necessário evitar desabamentos de terra;
- Casos onde seja preciso tomar medidas que inibam os rastejos;
- Evitar algumas situações e problemas que acabam sendo ocasionados pelo próprio peso do solo em questão;
- Entre outras medidas de segurança e contenção (como cortinas atirantadas) que o gabião possa ajudar.
Quais são os tipos de gabiões?
Existem quatro tipos de gabiões que podem ser utilizados em diversas obras diferentes. Abaixo exemplificaremos cada um deles. Acompanhe:
- Gabiões do tipo saco: Este é formado por um painel de malha hexagonal, de dupla torção e que possui uma camada contínua de material plástico que é responsável por protegê-lo, garantindo uma obra muito mais qualificada e segura.
- Gabião caixa: Este tipo de gabião apresenta elementos prismáticos de altíssima resistência à tração, e por conta disso, são usados em estruturas sujeitas a empuxo, como no caso de contenção.
- Gabiões de caixa forte: Este tipo de gabião conta com um paramento frontal e uma de suas laterais são reforçadas pelo uso da malha hexagonal, sendo feitas com arames de diâmetro maior, solucionando, neste caso, possíveis problemas de abrasão, por exemplo. Trata-se de uma opção resistente e de alta qualidade.
- Gabião tipo colchão: Por fim, temos esta opção que possui uma estrutura tipo metálica em formato de paralelepípedo, sendo também com uma malha hexagonal de dupla torção, onde há a função de proteger a base de muros, e também as possíveis canaletas de drenagem e os revestimentos de taludes.
Sendo assim, agora você já sabe o que são gabiões e compreende como eles poderão auxiliar a sua obra, como por exemplo, através da drenagem com gabião. Escolha, no entanto, o modelo que conte com as melhores características para você e usufrua de mais segurança, resistência e qualidade!
1 comentário
É necessário se fazer sondagem do solo para a instalação de gabiões com altura de 2,00m