Tratar o esgoto doméstico e evitar o lançamento de dejetos humanos em rios, lagoas e na superfície do solo, evitando a proliferação de doenças, são algumas das funções da fossa séptica e sumidouro. No post a seguir vamos mostrar como funcionam esses sistemas. Não perca!
Fossa Septica
Alternativa para os locais onde não há tratamento de esgoto convencional, como zonas rurais e residências mais afastadas do centro urbano, a fossa séptica é uma unidade que atua química e fisicamente nos dejetos, fazendo a purificação da água vinda do vaso sanitário, para devolvê-la ao meio ambiente com o mínimo de qualidade.
Sumidouro
Já o sumidouro é uma espécie de tanque instalado ao lado da fossa, onde acontece a etapa final do processo de tratamento primário do esgoto, quando o líquido é reaproveitado ou devolvido ao meio ambiente.
Leia também: Lista de material para encanamento
Como funcionam
De operação fácil e baixo custo, a fossa séptica recebe os dejetos vindos do banheiro da residência. No tanque de alvenaria, concreto ou outro tipo de material, são realizadas várias funções simultaneamente, como o processo de decantação, no qual a parte sólida se deposita no fundo.
Após a separação das partes sólidas e líquidas do esgoto, começa a decomposição, realizada por bactérias anaeróbicas. Os gases produzidos durante esse processo de fermentação são liberados através de uma válvula de escape.
À medida que o tanque séptico vai enchendo, o líquido começa a passar para a parte inferior do segundo tanque, onde há um filtro formado por cascalho e areia. E depois do processo filtração, o líquido é depositado então no sumidouro, para voltar ao meio ambiente ou ser reutilizado.
O tamanho da fossa séptica varia de acordo com a quantidade de pessoas que vivem na casa, mas de maneira geral, a capacidade mínima nunca deve ser inferior a 1.000 litros. Outro detalhe importante é que a manutenção e a limpeza das fossas precisam ser realizadas com frequência (as partes sólidas devem ser retiradas por um caminhão limpa-fossas e levadas para um aterro sanitário).
Cuidados ao instalar fossa e sumidouro
Antes de instalar ou construir uma fossa séptica, é preciso tomar alguns cuidados, como:
- Não instalar o sistema muito perto da casa, para evitar mau cheiro (a distância ideal é de 4 metros);
- Não instalar a fossa perto de qualquer fonte de captação de água (a distância mínima recomendada é de 30 metros);
- Instalar o sistema do lado do banheiro, em um nível mais baixo do terreno;
- Evite direcionar o esgoto originário dos ralos e pias para a fossa, pois os materiais químicos presentes nos produtos de limpeza podem interferir no processo de decomposição.
Com essas medidas, é possível evitar, por exemplo, a contaminação de lençóis freáticos em caso de vazamentos, prevenindo doenças que podem acometer humanos e animais, além da contaminação de plantações.
Como devem ser feitos
Há dois tipos de fossas: fossa feita no local e fossa pré-moldada. Para instalá-las corretamente, é preciso desenvolver um projeto que inclua todas as dimensões e partes do sistema (caixa de inspeção, tubulação, sumidouro, etc).
Também fazem parte da instalação a escavação do buraco e a sua concretagem e a ligação da rede de esgoto à fossa. Por isso, é fundamental contratar profissionais especializados na construção da fossa séptica e do sumidouro.
No vídeo abaixo, você observa todas as etapas para montar sua fossa séptica de forma didática e mostrando detalhes da obra. Confira o vídeo para saber os processos e materiais necessários para a construção:
1 comentário
Boa tarde,qual caixa será ligado a água das pias ?