Você gosta da flor violeta? Acha ela bonita e quer cultivar em casa? Então, o artigo de hoje vai te ajudar a fazer isso com maestria! Afinal, separamos algumas dicas bem legais e que vão fazer toda a diferença para que você possa cultivar a flor violeta da maneira certa, sem pecar pelos excessos.
Então, continue lendo e saiba tudo sobre o assunto.
Flor violeta – Como cuidar da violeta corretamente
Se você gosta de cultivar plantas e quer ter a sua casa repleta delas, saiba que é fundamental entender sobre cada espécie de maneira individual. Ou seja, você precisa saber como cultivá-las, de modo a não seguir uma receita pronta e engessada. Afinal, isto não vai funcionar para todas as plantas.
A flor violeta é uma flor extremamente simples de ser cultivada, só que ela pede alguns cuidados bem importantes para que possa crescer saudável e bem nutrida. Deixando de fazer ou fazendo algumas coisinhas básicas, você terá suas violetas floridas sempre, de modo que elas possam se sentir confortáveis no vasinho em questão.
Inclusive, você pode comprar violetas em qualquer supermercado ou floricultura perto da sua cidade, pois elas são bem populares e baratinhas. Ou seja, é uma grande chance fazer um canteiro de flores bem legal na sua casa, seja ela um apartamento ou não.
Veja abaixo algumas dicas para manter sua violeta sempre florida, bonita e saudável.
O vaso precisa ter boa drenagem – Não pode ter água parada
Quando o assunto é plantar flores ou cultivar qualquer tipo de planta, a irrigação não pode faltar ou ser deixada de lado. Na verdade, irrigar uma planta é um fator primordial para que ela cresça com saúde e consiga florir da maneira certa.
Obviamente que algumas plantas não precisam de água ou, no máximo, poucas gotinhas ao longo da semana. E a violeta é uma flor que você precisa cuidar bastante com o excesso de irrigação, pois a planta pode se afogar em seu próprio vasinho, caso ele não tenha uma boa drenagem.
Ou seja, você precisa regá-la de acordo com a natureza dela. Só que o pote ou o vaso em questão precisam ter uma drenagem muito boa, de modo que a água não fique parada e atraia fungos ou outros parasitas que possam destruir a planta.
Mas o que seria um vaso com drenagem? Bom, isto depende de vários fatores. Inclusive, da terra que você vai usar. Uma terra que não absorve bem a água não deve ser usada para as violetas. E o vasinho precisa estar em uma superfície reta, de modo que a água fique uniforme. Inclusive, ele precisa ter alguns furinhos em baixo para que não fique água parada.
As violetas são flores bem frágeis quando o assunto é irrigação. Inclusive, temos uma outra dica quanto a isso. Continue lendo para entender.
Retire o capim que vai crescer na terra ao redor da planta
Você sabia que para plantar uma flor de maneira correta, existem outras coisas que precisam ser consideradas, que não apenas o desenvolvimento da planta em si? Por exemplo, você precisa considerar aspectos ambientes (como sol e chuva) e também aspectos orgânicos, como o tipo de terreno que a planta vai se desenvolver.
No caso do terreno, é bem importante que você vá limpando o matinho que vai crescendo ao redor da planta. É comum que surjam ervas daninhas ao redor da flor. E isto pode fazer com que ela não cresça saudável – inclusive, ela pode nem crescer.
Portanto, sempre que você observar algum matinho estranho na terra da sua violeta, arranque e não deixe que isso se prolifere. Caso contrário, você poderá não ter bons resultados com o seu cultivo, ok?
Dica: quando você for comprar suas violetas na floricultura, compre também um bom saco de terra para transplantá-las. Isto vai ajudar a planta não ter um impacto grande de solo e os matinhos invasores podem não aparecer. Uma terra adubada e pronta para receber a violeta é fundamental.
Regue a violeta todos os dias – Mas com pouca água
A violeta é uma planta que precisa de água, sim. Mas, pouca água. Ela é uma planta que possui uma hidratação bem completa e por bastante tempo. Então, você não precisa encharcar o solo toda vez que for fazer a irrigação da planta. Pelo contrário: você vai apenas colocar poucas gotas no solo.
Poucas gotinhas de água já são mais do que suficientes para que a sua violeta fique bem hidratada e não desenvolva problemas de saúde, como ressecamento e até a morte das raízes. O excesso de água pode fazer as raízes ficarem atoladas na lama, que não é o melhor ambiente para que elas se desenvolvam.
Molhe somente a terra – Evite colocar água na planta
Regar as plantas no fim do dia ou mesmo durante a manhã é uma atividade verdadeiramente relaxante e prazerosa. É bom ver a planta receber água e a terra ficar bem úmida. Dá a sensação de que estamos cuidando direitinho da flor, não é mesmo?
E no caso da violeta, a irrigação precisa seguir alguns passos bem importantes de cuidados. Você não pode, de maneira nenhuma, molhar as folhas da violeta. Pois isto fará com que elas apodreçam! Isso mesmo, água parada nas folhas da violeta é algo bem prejudicial para a planta de maneira geral, pois bactérias vão se proliferar ali e a planta pode até morrer por completa.
Não recomendamos o uso de regadores comuns, que tenham dezenas de furinhos na ponta. Recomendamos o uso de uma mangueira ou mesmo de uma torneira, de modo que você possa apenas pingar algumas gotas de água no solo, sem ser em cima das folhas.
Deixe a planta pegar iluminação – Mas não em excesso
E por fim, você precisa deixar que a sua flor violeta pegue luz, de modo que ela não fique totalmente no escuro ou em um local fechado. Elas precisam dos raios de sol para que possam crescer saudáveis. Então, deixá-las na janela por alguns minutos é mais do que o suficiente para o desenvolvimento das raízes e a beleza da flor em si.
Nunca deixe suas violetas por muito tempo no sol, pois elas vão murchar e podem sofrer bastante com o calor, ok? A dica aqui é considerar o equilíbrio para um cultivo correto. Todo excesso pode prejudicar a violeta!
Deixe seu comentário