Flor Kalanchoe: Como cuidar da Kalanchoe

A flor Kalanchoe é, sem dúvida nenhuma, uma das plantinhas mais bonitas que você pode encontrar em floriculturas para se ter em casa. Além disso, ela é uma planta que sobrevive de maneira bem tranquila a vários climas, não precisa de um cuidado muito grande e ainda deixa a sua casa maravilhosa.

Se você pensa em cultivar ou mesmo já cultiva as flores Kalanchoe, acompanhe o artigo de hoje para se aprofundar um pouco mais nos cuidados dessa plantinha tão queridinha por todos nós.

Vamos lá?

Flor Kalanchoe: Como cuidar da Kalanchoe

Kalanchoe

A flor Kalanchoe é muito bonita. Ela desenvolve flores de diversas cores e possui uma estrutura verde muito robusta. Parece, inclusive, uma suculenta – só que com flores. Na verdade, a Kalanchoe pode ser considerada uma planta suculenta, pois ela acumula água e isto faz com que ela se hidrate de maneira bem sustentável.

Se você já cuida de suculentas e quer implementar a decoração da sua casa com uma nova planta florida, saiba que a flor Kalanchoe é uma excelente opção, pois o cultivo é bem semelhante, apesar das diferenças físicas das plantas.

Para te ajudar a manter o seu jardim bem florido, acompanhe as nossas dicas abaixo. Elas vão fazer com que suas Kalanchoes cresçam muito lindas.

Uma planta que precisa pegar luz durante o dia

Uma dica inicial e que certamente vai ajudar no desenvolvimento de suas plantas Kalanchoe, é a questão da iluminação. Esta é uma plantinha que precisa pegar bastante luz durante o dia, pois a luz solar faz com que ela se desenvolva de maneira forte e resistente.

Algumas pessoas gostam de deixar a planta na iluminação do sol por pelo menos duas horas ao dia. Outras, preferem deixá-la um pouco mais. Mas a questão aqui é o equilíbrio: pouca luz é ruim e excesso de sol, também.

Caso a planta pegue excesso de sol, ela pode murchar e até mesmo perder a coloração, como se ela desbotasse. Então, nunca deixe a planta chegar a este ponto. So o sol estiver muito quente, inclusive, não coloque-a exposta. Dê preferência ao sol da manhã, aquele que ainda não é tão quente e que acabou de nascer.

E quando estiver chovendo, o que fazer? Neste caso, deixe a plantinha em um local com ventilação e com iluminação. Por mais que o sol não esteja aparecendo, ainda assim alguns raios ultra-violeta são absorvidos. Não deixe a planta na chuva em hipótese alguma, ok?

Procure por locais mais quentes e úmidos para a Kalanchoe

Kalanchoe

A Kalanchoe, conforme entendemos no início deste artigo, é uma planta robusta e bastante equilibrada. Ela possui resistência e gosta de sol (sem exageros). E o melhor clima para o seu desenvolvimento saudável, é um clima quente e úmido. Como ela é da família das suculentas, ela vai aproveitar esta umidade para absorver água – algo que ela gosta muito.

Ou seja, aqui no Brasil ela vai ser dar muito bem, visto que os climas mais quentes são agradáveis para o cultivo da suculenta. No entanto, é bem importante se atentar para os dias em que o clima não está tão propício a planta. Por exemplo, se você mora no Sul do Brasil e quer plantar suculentas, saiba que o inverno pode ser bem prejudicial para ela.

Toda vez que a temperatura estiver abaixo dos 10˚C, é recomendado que você leve sua Kalanchoe para dentro de casa e mantenha ela bem aquecida. Não há necessidade de deixá-la perto de fornos à lenha ou lareiras. Simplesmente o ato de deixá-la longe do frio excessivo já é o suficiente.

Cuidado com as regas – A raiz da planta pode apodrecer

Kalanchoe

Até aqui já entendemos um pouco do clima que a suculenta Kalanchoe gosta e também como mantê-la sempre confortável no ambiente. Mas, além disso, você precisa proporcionar outras coisas à ela, como as regas periódicas.

Como esta é uma planta que carrega bastante água e se hidrata de maneira bem completa e por muito tempo, você não precisa ficar regando a todo momento. O ideal é fazer regas pelo menos uma vez por semana. Em dias muito frios, uma vez a cada quinze dias é o suficiente. Em dias mais quentes, no verão, você pode regá-la até duas vezes por semana.

Mas muito cuidado: nunca regue ao ponto de deixar o barro encharcado. Apenas molhe de maneira natural, como se fosse uma chuvinha rápida. De preferência, utilize um regador de jardinagem para que a água seja espalhada uniformemente.

Caso você deixe a terra da sua Kalanchoe encharcada, as raizes dela podem facilmente apodrecer. E isto, claro, é bem prejudicial para o desenvolvimento da planta e ela pode, inclusive, morrer. Portanto, todo cuidado é pouco, ok?

Faça uma adubação regular e anual em suas Kalanchoes

E por fim, não podemos esquecer da adubação da planta, não é mesmo? Afinal, o adubo é o alimento da sua Kalanchoe. É isto que vai fazê-la crescer forte e resistente – muito embora ela seja uma planta naturalmente forte e resistente.

O ideal é que você faça uma adubação completa pelo menos uma vez por ano. Isto garante que os elementos orgânicos do terreno possam ser renovados e as raizes, claro, possam aproveitar o alimento para se fortalecerem e viver por mais muitos anos.

Alguns elementos bem interessantes para adubar o barro da Kalanchoe: farinha de osso, torta de mamona e fertilizante NPK. Você pode encontrar estes itens em floriculturas. Inclusive, aqui vai mais uma dica: peça instruções de cultivo da planta para a floricultura que você comprar a flor. Pode ser que o profissional de lá tenha alguma sugestão bem legal para o cultivo no clima da sua cidade.

Bora plantar Kalanchoes?

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.