A flor hibisco é encantadora. Se você adora botânica ou mesmo não abre mão de fazer uma lida decoração com plantas na sua casa, certamente já viu ou ouviu falar da hibisco. Afinal, ela é amplamente disseminada em nosso país e tem preferência do clima do sudeste, visto que não gosta de muito frio.
Para aprender tudo sobre esta plantinha carismática e elegante, continue a leitura deste artigo. Hoje, você vai aprender o passo a passo para cultivar a flor hibisco de maneira bem simples, aí mesmo na sua casa, desde que a sua região atenda aos requisitos mínimos de cultivo.
Vamos lá?
Flor hibisco: Como cuidar da hibisco passo a passo
A flor hibisco é muito conhecida, principalmente, no Havaí. Inclusive, ela é símbolo da ilha e não é difícil ver decorações que partem da estética da hibisco. Elas são coloridas e aparentam ser bem sensíveis, uma vez que pertecem a família do algodão.
É uma planta muito fácil de ser cultivada, desde que o terreno e o clima estejam propícios para isso. Ou seja, é muito importante que você tenha estes pré-requisitos todos em dia. Caso contrário, você poderá se frustrar tentando cultivar suas flores hibisco.
Em 5 passos, veja agora o que você precisa fazer para que a sua plantinha cresça forte, bonita e saudável. Continue lendo.
Mantenha a planta sempre em local seco, iluminado e úmido
Antes de sair plantando suas hibiscos, é fundamental reconhecer o clima da sua região: é muito quente? é muito frio? tem muito vento? é no litoral? Caso você responda sim para alguma destas perguntas, talvez o cultivo possa ser um pouco mais complicado.
A flor hibisco não gosta muito de locais frios e que eventualmente concentram geadas. Isto pode facilmente matar a planta e, claro, ela não vai florir. Por outro lado, ela também não gosta do calor excessivo. Ou seja, ela precisa de alguma cobertura ou de uma luz mais indireta, de modo que as plantas não murchem.
O local precisa ser seco e bem iluminado. De preferência, úmido. Isto ajuda a planta a se hidratar. Caso você queira cultivar a sua flor em uma estufa em casa, as chances de ela florir com saúde são maiores. Mas isto não impede que você tente cultivá-la em garagens ou outras áreas que não fiquem expostas ao forte calor.
Cultivar a flor hibisco em cidades litorâneas pode ser possível, desde que a sua casa fique bem longe da praia e a flor fique em algum local um pouco mais fechado, como uma estufa. O sal que vem da praia pode facilmente deteriorar as plantas e, se elas estiverem expostas ao clima de maneira direta, não vão crescer.
Faça podas no fim de maio
Agora que já entendemos qual é o melhor clima para a flor hibisco, precisamos considerar outro fator bem importante para que a planta cresça com saúde e elegância: as podas.
Podar a hibisco é, talvez, uma das etapas mais importantes do seu cultivo, visto que é isso que vai fazer ela ter cada vez mais força com o decorrer dos anos.
Recomendamos que a poda seja feita ainda no fim de maio, de modo que as plantas possam passar o inverno se fortalecendo para que no início da primavera as florações comecem a aparecer. O corte das podas deve ser feito sempre na diagonal, de modo que a superfície não acumule água.
Mantenha a sua flor de hibisco em vasos com no mínimo 40cm de profundidade
Conforme entendemos anteriormente, a hibisco pode ser cultivada em vários locais, desde que tenha iluminação e proteção contra o frio excessivo e o sol. Ou seja, se você quiser plantá-la em seu apartamento, isto é plenamente possível.
Só que, para isto, você precisa ter bastante estrutura, de modo que a planta possa ficar em um local conforme mencionamos anteriormente. E, além disso, o vasinho dela precisa ser bem espaçado, com no mínimo 40cm de profundidade. Assim, suas raízes podem se desenvolver com saúde, de modo que a planta possa florir lindamente.
Caso tenha interesse, leia também este artigo, com algumas dicas de plantas para purificar o ar da casa.
Faça uma adubação periódica
Outra dica bem importante para conseguir cultivar suas flores hibisco de maneira adequada, é: faça uma adubação periódica, de modo que o terreno tenha sempre bastante nutrientes para a planta.
O período para adubações pode ser de dois em dois meses, de modo que você espalhe, ao redor da planta, uma colher de sopa de mistura de farinha de osso e torta de mamona. Isto vai ser o suficiente para que a plantinha tenha bons nutrientes para continuar saudável.
Além disso, você pode preencher o terreno do vaso ou do canteiro, também, com esterco. Somente colocar na superfície, assim como a farinha de osso e a torta de mamona, é o suficiente. Mas neste caso, você não precisa fazer de dois em dois meses. Pode ser em meses alternados: mês sim, mês não.
Priorize a irrigação diária no verão
E por fim, não podemos deixar de mencionar a importância da irrigação para a sua hibisco. Durante o verão, as regas precisam acontecer praticamente todos os dias. Já no inverno, as regas podem acontecer somente quando a terra estiver seca.
Dica: nunca encharque o solo da sua flor hibisco, ok? Isto pode fazer com que bactérias sejam atraídas para o local, de modo que as raízes comecem a apodrecer (pois vão servir de alimento para estas bactérias). Então, equilíbrio nas regas é o que vai ditar o ritmo da quantidade de água. Molhe somente até o barro ficar úmido. Isto é o suficiente.
Mãos a obra!
Deixe seu comentário