A flor crisântemo é uma daquelas espécies que todos os apaixonados por botânica querem ter em casa. No entanto, é uma espécie muito fácil de cultivar e que atrai, também, pessoas comuns e que não sejam especializadas na arte botânica, mas querem apenas ter uma planta bonitinha em casa para decoração.
E justamente por esta abrangência democrática, aprender como cuidar da crisântemo é muito simples. E nós vamos entender tudo a partir de agora. Portanto, continue a leitura.
Flor Crisântemo: Como cuidar da crisântemo passo a passo
A flor crisântemo é uma planta muito prática para se ter em casa. Ela não exige grandes trabalhos e você poderá ter uma linda planta florida com apenas poucos – mas certeiros – cuidados.
Só pra você ter ideia do quanto esta planta pode se adaptar ao seu cultivo (mesmo que amador), saiba que ela foi transferida entre vários países com climas diferentes e, mesmo assim, sobreviveu.
Isto significa que ela pode viver em absolutamente qualquer lugar? Com certeza, não. No entanto, é um indicativo bem interessante para aquelas pessoas que buscam um cultivo prático e com resultados satisfatórios – tanto de quantidade de trabalho, quanto de floração.
Se você busca uma planta para purificar o ar da casa ou para deixar os ambientes mais bonitos, veja abaixo o passo a passo de como cultivar suas crisântemos.
Não deixe a planta pegar luz direta
Antes de mais nada, precisamos entender o clima que a planta gosta. Afinal, plantas são como nós, humanos: elas também têm preferências por climas. E no caso da flor crisântemo, o cultivo pode ser feito entre 18˚C e 25˚C. Temperaturas inferiores ou superiores a isso, podem facilmente gerar um desconforto na planta e, assim, ela pode não florir.
Outra questão muito importante que precisa ser levada em consideração para que a crisântemo cresça com saúde, é a iluminação. Esta não é uma planta que gosta de muita luz direta sobre suas flores e folhas. Inclusive, se ela estiver florida, as flores podem facilmente murchar e, assim, ficarem bem feias.
Preferencialmente, deixe a crisântemo em locais mais fechados, onde há luz, mas não direta. Ou seja, atrás de alguma cortina ou mesmo atrás de algum tecido de estufa, caso você tenha uma estufa em casa. Não deixe a planta totalmente no escuro ou em locais que ela não possa “perceber” o clima, ok? Isto é tão maléfico quanto deixá-la exposta a luz direta.
Proteja seu crisântemo de correntes fortes de ar
Você já chegou perto de uma crisântemo? Se já, sabe o quanto suas flores são sensíveis ao toque. E justamente por este motivo, recomendamos que você não cultive a sua crisântemo em locais que tenham correntes fortes de vento, como corredores, garagens ou espaços em que o vento pode encontrar uma passagem.
Se você deixar a sua crisântemo em um local com uma exposição muito forte ao vento, as raizes podem ser bastante prejudicadas por isso. Afinal, esta é uma planta que pode crescer bastante, chegando até um metro de altura. E o vento forte, claro, pode quebrá-la ou despedaçá-la, caso ela já esteja florida.
O mais indicado é que a planta fique protegida destes tipos de intempéries. Caso você tenha algum tipo de estufa ou mesmo alguma proteção para suas plantas, é neste local que a crisântemo precisa estar.
Regue a planta no máximo 3 vezes na semana
Para que a sua crisântemo cresça saudável e forte, as regas precisam acontecer. Na verdade, esta é uma dica básica de botânica, um vez que algumas plantas não sobrevivem sem água. Algumas até resistem mais tempo, como é o caso das suculentas. Mas a crisântemo, claro, não é uma suculenta.
Regue a planta por, no máximo, três vezes na semana. Se a semana não for muito quente, você pode regar ela por até duas vezes, mas nunca menos do que uma vez, ok? A planta precisa de água para absorver nutrientes e, assim, florir lindamente.
Dica: nunca deixe o solo da sua crisântemo encharcado. Isto pode matar as raízes ou mesmo fazê-las apodrecer. Além disso, o acúmulo de água no vaso pode atrair outros insetos ou bactérias que eventualmente vão se alimentar da sua planta. Então, equilíbrio é a palavra-chave aqui.
Faça a adubação do solo mensalmente – Solo com pH entre 6 e 7
Para que a sua crisântemo cresça com saúde e força, recomendamos fazer uma adubação mensal. O solo precisa ter um pH entre 6 e 7 para que a planta sobreviva e, acima de tudo, viva! Afinal, ela precisa ter nutrientes mais do que suficientes para que as flores possam florir e deixar a sua casa bonita e perfumada.
De preferência, procure uma floricultura perto da sua casa para comprar adubos especializados para a região. Muitas vezes um ou outro fertilizante podem ajudar a crisântemo se desenvolver na sua região, algo que somente as floriculturas locais podem indicar.
Por mais que fazer a adubação mensal soe como um trabalho grande, saiba que isto não é verdade. Para adubar você não vai gastar mais do que cinco ou dez minutos do seu dia, uma vez por mês. Afinal, basta colocar o adubo ao redor da plantinha e o resto ela mesma faz!
Faça a poda dos ramos depois que terminar a floração
Depois de todo este processo de cultivo, certamente a sua crisântemo vai começar a florir. Assim sendo, após a floração, você deve fazer a poda, para que a planta possa continuar a crescer com saúde e força e, em sua próxima estação, florir novamente.
Faça a poda deixando cerca de 4cm para que a planta possa sobreviver e, a partir dali, dar início a um novo ciclo de floração. Cuide bem da sua crisântemo e, caso queira ter algumas boas ideias de decoração com plantas, veja este artigo: Decoração com plantas: Como fazer e deixar a casa linda.
Deixe seu comentário