As fachadas ventiladas têm sido cada vez mais utilizadas nas obras dos mais diversos portes. Isso porque a tecnologia das mesmas promove efeitos muito positivos na construção e até no bem estar de quem permanece no ambiente.
Conhecer esta alternativa, no entanto, é muito importante para que seja cogitada a possibilidade de implementação em sua obra. E para te ajudar a ficar por dentro do assunto, criamos este guia. Leia-o e saiba mais sobre este tipo de fachada.
O que são fachadas ventiladas?
Antes de qualquer coisa, vamos entender como funciona a tecnologia das fachadas ventiladas. Elas nada mais são do que uma solução construtiva sustentável, que auxilia no conforto térmico de qualquer construção.
Isso acontece e, a partir deste benefício, conta-se com uma redução expressiva no consumo de energia de um prédio. Pode-se, inclusive, reduzir até 50 % do custo.
(Veja aqui como economizar na conta de luz)
Este tipo de sistema é capaz de criar uma segunda pele em relação a fachada principal de um edifício, tendo como objetivo proteger a mesma. Seu revestimento será fixado a uma armação de aço ou alumínio e, em seguida, o mesmo será ancorado na estrutura da edificação. Com isso, manterá a fachada afastada da alvenaria de vedação.
As fachadas ventiladas possuem um princípio baseado na utilização de sistema de juntas abertas. Este sistema tem como objetivo permitir que o espaço entre as placas não recebam a vedação completa, nem nas aberturas superiores, nem nas inferiores.
Com isso, acontecê a criação da lâmina de ar na cavidade entre as duas paredes. Como consequência, cria a possibilidade de trocar o ar permanente na câmara, e proporciona maior conforto ambiental dentro do edifício.
Quais os benefícios deste tipo de fachada?
Compreendida quais são as funções das fachadas ventiladas, é hora de sabermos um pouco mais sobre os benefícios que as mesmas promovem para os edifícios. Abaixo listamos cada um deles:
1- Diminui a umidade
Este tipo de sistema específico é capaz de possibilitar a dispersão do vapor presente no interior das paredes, com isso, elimina-se a umidade dos edifícios. O vapor de água que se desenvolve no interior do edifício também poderá ser parcialmente eliminado através das paredes, contribuindo na conservação da estrutura como um todo.
(Veja aqui como impermeabilizar a sua obra corretamente)
2- Evita infiltrações
Desde que seja feita corretamente e dentro das necessidades específicas da sua obra, a fachada ventilada é capaz de promover certo controle sobre a entrada de água da chuva, eliminando, dessa forma, as infiltrações, sendo que esta é uma das maiores causas da deterioração das fachadas de casas e prédios.
3- Limpeza facilitada
Se tem um cuidado que queremos que seja facilitado – sempre – e com relação à qualquer etapa de nossa construção ou acabamento, é a limpeza. Tendo em vista que a limpeza das fachadas pode ser um tanto difícil, apostar em uma forma mais inteligente, como com o uso das fachadas ventiladas, é uma ótima alternativa. Torne o seu dia a dia mais prático!
Como não há alto grau de absorção de água, a própria chuva poderá limpar a sua fachada de maneira eficiente.
4- Fácil manutenção
A manutenção deste tipo de fachada é muito mais fácil e requer menos investimentos, quando comparamos com opções mais tradicionais. Afinal, não haverá deterioração nem efeitos negativos, mantendo sempre a beleza da sua fachada.
5- Tempo de obra reduzido
Se você busca por uma alternativa mais rápida para finalizar a sua obra, saiba que este tipo de fachada tende a ser finalizado muito antes do que você imagina. E, portanto, se você tem pressa para acabar a sua construção, sem dúvidas esta é a opção adequada para você.
6- Efeito estético
Por fim, você pode contar ainda com um efeito estético muito atraente, tendo em vista que existem diversos modelos diferentes de fachadas. Logo, será mais fácil encontrar um modelo adequado para os seus objetivos.
Para finalizar, vale destacarmos que este tipo de fachada costuma ser desenvolvida a partir de materiais reciclados, como garrafa pet. Por conta disso, promove um efeito sustentável e interessante, inclusive, para o meio ambiente. Aposte!
Deixe seu comentário