Existem diversos tipos de esquadrias na construção civil. Mas, nem sempre é fácil de identificá-las para a compra ou mesmo para uma possível reforma na sua casa ou apartamento. Principalmente se você for leigo no assunto. Nestes momentos, muitas vezes acabamos comprando aquilo que o vendedor da loja nos indica. E, por vezes, acaba sendo mais caro ou não necessariamente era o que gostaríamos de ter comprado.
Por isso, no texto de hoje, vamos entender um pouco mais sobre doze tipos diferentes de esquadrias na construção. São modelos desde os mais simples, até aqueles um pouco mais complexos, pesados e caros. Falaremos sobre cada um deles. Acompanhe!
Esquadrias na Construção – Modelos e diferenças entre eles
As esquadrias na construção são cruciais para que o projeto tenha um acabamento de se encher os olhos. Seja para uma casa, um apartamento ou um enorme galpão, as esquadrias são fundamentais para as janelas, portas e demais locais que precisem de uma estrutura pronta. E por isso, é importante também que você saiba diferenciá-las no momento da compra. Hoje, falaremos sobre cada um destes doze modelos de esquadrias na construção:
- De abrir
- De correr
- Maxim-AR
- Basculante
- Camarão
- Guilhotina
- Alumínio
- Madeira
- PVC
- Vidro
- Ferro
- Ideal
De abrir
Não poderíamos começar nossa lista de esquadrias na construção, sem falar do clássico modelo de abrir. Na verdade, este é um dos modelos mais comuns encontrados em qualquer loja de materiais de construção. E isto, por si só, já faz a peça ser muito mais em conta que a maioria dos outros modelos.
O modelo de abrir, é composto por dobradiças que giram em torno de si mesmas. Assim, a janela ou porta pode abrir para fora ou para dentro, de acordo com o projeto da obra. Podem ser instaladas folhas individuais ou duplas. Encontre o modelo ideal para o seu projeto.
De correr
O modelo de esquadria de correr também é muito comum e certamente você já o viu em algum lugar. Trata-se de janelas ou portas de correr, que podem ser abertas ou fechadas com o auxílio de um trilho. Ou seja, tudo que você precisa, é construir o projeto desde a planta para que uma esquadria dessa possa ser utilizada sem problemas.
Para quem deseja ocupar menos espaço da casa, talvez este modelo seja o mais indicado. Afinal, aqui você não precisará de um espaço para a porta abrir ou fechar. Tudo que você precisa, é de alguns centímetros para que a porta ou janela possam abrir e fechar rente a parede.
Maxim-AR
Diferente dos modelos de correr e convencional, a esquadria Maxim-AR é projetada para abrir e fechar de forma que precise de ao menos noventa graus de espaço. Ou seja, é muito semelhante ao modelo “de abrir”. Mas, a grande diferença para este modelo, é que há a possibilidade de manter a porta (ou janela) parada em absolutamente qualquer posição. Ou seja, se você decidir abrir somente a metade da porta, isto é possível.
A porta (ou janela) ficará parada sob a engrenagem que a prende na parede. Para quem precisa de um cuidado extra para não bater, esta é uma ótima opção. Recomenda-se também o uso em comércios ou locais em que a porta não precise ser um problema.
Basculante
É muito comum você encontrar esquadrias na construção com formato de basculante. É provável que você até já tenha ouvido falar. Mas, basicamente, este formato permite que a janela abra-se de forma a girar sobre um pivô central. Uma parte fica para dentro do ambiente e outra parte fica para fora. Geralmente, estas janelas precisam de uma correntinha presa na parede para manterem-se abertas.
Este tipo de janela é recomendado para locais em que não pode haver muita abertura. Seja por conta de animais de estimação ou crianças pequenas. O fato é que elas diminuem a possibilidade de “fuga”, pois não há muita área útil neste sentido. Ou, ainda, as janelas basculantes podem ser utilizadas em locais altos – como banheiros.
Camarão
O formato de esquadria camarão também permite que as portas ou janelas corram para o lado. Mas, neste caso, a abertura proporcionada é de quase cem por centro. Elas também são conhecidas como portas sanfonadas. E este nome também faz parte do dito popular para as esquadrias camarão. Afinal, a porta (ou janela) pode ser recolhida para as laterais, de forma que fique completamente encolhida. Um gomo sobre o outro.
É altamente indicado para locais que também precisam de espaço útil. Afinal, elas ajudam muito a otimizar o espaço físico. Para quem não quer instalar sozinho (pois não é tão simples), recomenda-se a contratação de um profissional. Estas portas são ótimas quando estão prontas. Mas, o processo de instalação e manuseio não é tão, digamos, “amigável”.
Guilhotina
O formato de esquadria guilhotina nada mais é do que uma janela de duas folhas. Mas, ao invés de abrir para as laterais, elas abrem para cima. Ou seja, é uma folha na parte de baixo e uma folha na parte de cima. Para abrir, basta subir a folha inferior até o ponto de prendê-la e deixá-la aberta. Ou, se preferir, pode abrir a parte de cima – geralmente empurrando-a para baixo.
Alumínio
Outro tipo muito comum de esquadrias na construção, é o formato em alumínio. Ele nada mais é do que uma janela ou porta de metal, causando um efeito de fachada metálica. Mas, é importante tomar cuidado para comprar um produto de qualidade. Pois como o alumínio possui um preço abaixo de outros materiais, é importante se precaver para não comprar “gato por lebre”.
O alumínio possui o benefício de não enferrujar. Mas não necessariamente é a estética mais bonita para uma casa ou apartamento. Mas pode ser tranquilamente usado em caso de habitações litorâneas. Alguns modelos, inclusive, ajudam a bloquear os sons externos!
Madeira
Se você estiver procurando por esquadrias sob medida e feitas especialmente para seus ambientes, experimente os modelos em madeira. Eles são incríveis e podem proporcionar uma qualidade e uma estética excelente para sua obra. Mas, claro, talvez o preço seja um pouco mais “salgado”, uma vez que você precisará contratar marceneiros especializados na área. Veja também alguns modelos de janela de madeira.
PVC
O PVC não é um material muito conhecido no Brasil (ainda). Mas, em outros lugares do mundo, como Europa, as esquadrias de PVC dominam diversos tipos de residências. Este é um produto muito bonito, durável, maleável e de fácil acabamento. Ou seja, torna-se muito prático utilizá-lo na sua obra. Mas, claro, converse com um especialista antes para ver se o seu projeto comportará esquadrias em PVC.
Vidro
Você certamente já ouviu falar em esquadrias de vidro. Se não ouviu falar, certamente já viu em algum lugar. Bom, basicamente, são aqueles modelos de portas e janelas utilizados em lojas. O sistema de janelas blindex possibilita causar um impacto de elegância e transparência utilizando estes formatos. O que é ótimo para quem precisa atingir este objetivo.
Entretanto, este é uma esquadria mais cara e não possui tanta flexibilidade para criar níveis de abertura. Os sistemas geralmente são mais rígidos e com poucos movimentos.
Ferro
O ferro costuma oxidar muito, e isto já é um ponto negativo das esquadrias neste formato. Mas, ao mesmo tempo, o ferro é uma excelente alternativa para quem busca resistência e durabilidade. Tudo que você precisará, é encontrar um profissional especializado. Assim, as manutenções serão em dia e você não se preocupará com problemas maiores. Além disso, o preço também costuma ser baixo. Por isso, pesquise o mercado e faça orçamentos antes de tomar uma decisão.
Ideal
A esquadria ideal não é a esquadria “ideal para sua obra”. Por mais que tenha um nome diferente, este formato é antigo. Trata-se de janelas que podem abrir em duas folhas, uma para cima e outra para baixo. É muito semelhante à guilhotina, que mencionamos anteriormente. Porém, são formatos introduzidos nos anos cinquenta no Brasil e já estão em desuso.
Estes são apenas alguns formatos de esquadrias na construção que você pode utilizar. O mais importante, é encontrar aquele que mais cabe ao seu projeto e bolso. Não existe um melhor ou pior modelo: existe o modelo ideal para a sua construção!
Fotos: Pinterest e Freepik.
Deixe seu comentário