A escada de marinheiro é uma estrutura que apresenta proteção, principalmente, para ambientes elevados em áreas industriais e também em casas. Conheça mais sobre essa estrutura, os modelos que existem e quais preços colocar na ponta do lápis.
As escadas são estruturas fundamentais para promover o acesso, seja de um cômodo para outro ou para desviar de obstáculos. No entanto, para construção de uma escada será necessário atender às normas regulamentadoras que indicam a forma de instalação e quando o modelo é indicado.
Por isso, existem diversos modelos de escadas para instalar nos mais variados locais. Um desses modelos é a escada de marinheiro, a qual vamos falar aqui no post do Tudo Construção. Continue lendo!
Escada de marinheiro – Entenda o que é
Para quem não sabe, a escada de marinheiro nada mais é do que um tipo de escada ideal para ambientes elevados. A proposta desse modelo de escada é criar um local de acesso mais seguro, sem ocupar muito espaço.
Sendo assim, para garantir maior segurança para o usuário, a escada possui um guarda-corpo embutido, devido à sua estrutura vertical. Este tipo de escada exige um cuidado maior do usuário, sendo necessário o apoio dos dois pés e das duas mãos para conseguir subir e descer da escada marinheiro.
As mãos são as partes que seguram a barra superior e os pés são apoiados na parte inferior da estrutura. O mesmo movimento é feito para o usuário que deseja subir ou descer a escada, oferecendo espaço com largura apenas para uma pessoa de cada vez.
Qual a norma para escada de marinheiro?
Como citamos no começo desse post, a escada de marinheiro possui normas de regulamentação para seu destino de instalação. Essas normas são necessárias para oferecer segurança ao transportar de uma estrutura para outra em níveis elevados de altura.
As instruções de segurança são mantidas pelo Ministério do Trabalho, regido pelas Normas Regulamentadoras NR-12, NR-18 e NR-35. Diante disso, essas NR’s são responsáveis por determinar os padrões da estrutura, evitando acidentes, lesões e até possíveis mortes dos usuários da escada marinheiro.
Veja também como fazer escada de madeira.
Entre os padrões detalhados pelas Normas Regulamentadoras estão a altura e largura dos degraus, capacidade de suportar peso, resistência a fatores ambientais e composição estrutural do elemento.
A ideia é que a escada de marinheiro seja projetada com degraus de 25 a 30 cm de largura e 40 a 60 cm de distância entre eles. Já no quesito guarda-corpo embutido, a norma garante a peça para uma escada de marinheiro acima de 2 metros de altura, chegando ao topo da estrutura.
O guarda-corpo deve ser instalado em uma altura de 1,10 metros acima da base inicial da escada. Vale salientar que se a escada marinheiro for feita de uma única peça. A estrutura não deve ultrapassar os 10 metros de altura, caso contrário, a escada deverá possuir plataforma de descanso para uma maior segurança do usuário.
Como definir o modelo da escada de marinheiro?
A proposta da escada de marinheiro é fornecer o acesso dos usuários a estruturas elevadas. Por isso, a melhor forma de definir o modelo de escada é pela necessidade de segurança. Por exemplo, para uma escada de 6 metros de altura é necessário uma gaiola de proteção a cada 2 metros, evitando acidentes com queda.
Um dos maiores desafios da escada marinheiro é subir nelas, já que a estrutura é vertical e necessita de impulso das pernas e mãos. Dessa maneira, quando muito extensa será necessário instalar pontos de descanso com guarda-corpo e rodapé para proteger o usuário.
No entanto, o tipo de material também ajuda a definir o modelo de escada de marinheiro, já que muitos dos locais onde podem ser instaladas estão em contato com o tempo.
Veja também escada em U: Fotos e dicas para fazer na sua casa.
Onde usar escada de marinheiro?
A finalidade desse modelo de escada é trazer segurança e fácil acesso para o usuário, por isso, também iremos destacar nos próximos tópicos do texto onde usar escada de marinheiro.
Acesso à caixa d’água
Uma das finalidades da escada de marinheiro é destinada ao fornecimento de acesso à caixa d’água. Este espaço, geralmente, está localizado em áreas mais elevadas, como por exemplo, em cima da casa ou de uma estrutura de concreto.
Casas de máquina em prédios
Além de fornecer acesso ao reservatório de água, a escada de marinheiro também é bastante usada para entrada na casa das máquinas dos prédios. Do mesmo modo que as caixas d’água, as casas de máquinas ficam em uma estrutura elevada, muitas vezes, no último andar do edifício.
Torres de telefonia e iluminação
Não é só em área residencial que as escadas de marinheiro são ideais. Mas também, em espaços públicos como torres de telefonia e de iluminação. Esses espaços demandam de uma estrutura protegida para acesso dos funcionários das empresas.
Reservatórios elevados
No quesito empresas e indústrias, as escadas de marinheiro são instaladas em reservatórios elevados. Dependendo da altura da escada, lembre-se que o elemento precisa sempre atender às normas regulamentadoras de Segurança no Trabalho.
Escada marinheiro para piscina
Outra função de instalação da escada marinheiro é na piscina, facilitando o acesso do interior para fora da estrutura ou vice-versa. Neste caso, o tipo de escada em alumínio é a mais usada, dispensando a estrutura com gaiola e estando disponível em várias cores. Além disso, a escada também pode ser usada para acessar um cômodo superior da casa, com acesso da área exterior.
Modelos de escada de marinheiro
Saiba que existem dois modelos de escada de marinheiro, a tradicional escada de alumínio e a escada de fibra de vidro. As escadas de marinheiro de fibra de vidro são as mais comuns que encontramos no mercado, devido às suas características bastante aceitáveis pelos usuários.
Esse tipo de escada costuma ser mais leve do que a escada marinheiro de alumínio, apresentando benefícios como resistência à corrosão em decorrência do contato com o tempo. Para trazer maior segurança, os degraus desse tipo de escada devem ser revestidos com material antiderrapante, garantindo a estabilidade do usuário.
Preço da escada de marinheiro
Não existem muitos modelos de escada de marinheiro, na verdade. Você consegue comprar a estrutura pronta para instalar no local desejado. Mas afinal, qual o preço da escada de marinheiro?
Os modelos mais simples, sem gaiola ou guarda-corpo, custam a partir de R$300,00, normalmente ofertadas em estruturas com poucos degraus.
Já os modelos de escada de marinheiro com guarda-corpo, os preços são mais elevados, acima de R$1.000,00, podendo ser produzidas com fibra de vidro ou alumínio.
Deixe seu comentário