Você já ouviu falar de ecotelhado? Esta é uma das melhores alternativas de revestimento de telhados para quem busca algo inovador, tecnológico e que ofereça bem-estar para os ocupantes da casa. Afinal, por mais que os ecotelhados ainda não sejam vistos em massa nas cidades, eles dispõe da melhor tecnologia que nós, humanos, conhecemos: a natureza.
E se você quer entender tudo sobre o assunto, acompanhe este artigo a partir de agora. Vamos analisar as principais vantagens deste tipo de telhado e também como fazer a instalação.
Ecotelhado – Você sabe o que é este tipo de telhado usado em construção civil?
O ecotelhado nada mais é do que um tipo de revestimento ecológico que vai em cima das casas, no lugar dos telhados convencionais (aqueles com telhas de barro, laje ou chapa de zinco). Ele é composto por dois elementos bastante populares e que certamente você já viu por aí: terra e plantas! Isso mesmo. O ecotelhado é uma espécie de jardim suspenso (como também é chamado) e pode, incrivelmente, oferecer muita qualidade de vida para os moradores.
Ele é instalado na parte superior da residência (pode ser casa ou prédio), de forma que ali se possa cultivar diversos tipos de plantas: desde um jardim com flores até, porque não, uma hora caseira. No entanto, ele não foi feito exclusivamente para que haja um jardim no terraço. Ele foi feito, também, pensando em todos os benefícios que a natureza dispõe para nós, humanos.
E para entender melhor quais benefícios são esses, acompanhe os principais na sequência do texto.
Benefícios do ecotelhado para casas e prédios em grandes centros urbanos e rodeados de concreto
O ecotelhado, como você já entendeu, é um tipo de jardim suspenso, que fica instalado no telhado de uma casa ou prédio de cidade grande. No entanto, ele não foi feito especialmente para ser um jardim suspenso. Pelo contrário: ele foi feito para aproveitar o melhor da tecnologia natural que nós conhecemos. E isto entrega, basicamente, estes benefícios:
- Ajuda no isolamento acústico e térmico de uma construção;
- Ideal para quem busca uma construção diferente e com uma estética bonita e criativa;
- Ideal para eliminar as ilhas de calor em grandes cidades;
Vamos explicar cada um dos benefícios a partir de agora, para que você possa ter uma ideia mais ampla deste tipo de revestimento e, assim, decidir se você vai ou não aplicá-lo na sua casa. Acompanhe!
Ajuda no isolamento acústico e térmico de uma construção
O primeiro excelente benefício que podemos extrair dos ecotelhados, é o fato de que eles são excelentes auxiliares para regular a temperatura de um cômodo ou de uma casa. Ou seja, a terra e o cultivo de plantas no telhado de uma construção pode fazer com que haja um grande controle da temperatura nos ambientes, de forma que o calor e o frio em excesso não entrem.
Por outro lado, este tipo de projeto ainda oferece a possibilidade de você ter isolamento acústico dentro de casa, fazendo com que ruídos externos não atrapalhem o bem-estar de quem está dentro de casa e vice-versa! Muito legal, não é?
Ideal para quem busca uma construção diferente e com uma estética bonita e criativa
Outro grande benefício relacionado ao ecotelhado, é a estética. Sim, um ecotelhado tem o poder de deixar qualquer residência térrea ou construção vertical muito mais bonita. Afinal, a natureza deixa tudo mais encantador.
Se você busca construir uma casa criativa e com um acabamento totalmente fora do convencional, opte por este tipo de telhado para que você tenha uma casa dos sonhos.
Ideal para eliminar as ilhas de calor em grandes cidades
Do ponto de vista técnico, os telhados ecológicos são excelentes alternativas para quem busca reduzir as ilhas de calor em cidades grandes, que tem se mostrado um grande problema para diversos tipos de construções. Afinal, quanto mais concreto reunido em um único lugar, maior será a concentração de calor.
O ecotelhado tem o poder de reter o calor de uma maneira incrível, pois as plantas e o terreno podem puxar este calor e manter tudo mais equilibrado e confortável para todos.
Como instalar um ecotelhado da forma correta – O que precisa levar em consideração?
Ok! Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios de um telhado ecológico, como você poderá fazer para instalar ele na sua obra? Para fazer isso é muito simples. Na verdade, é mais simples do que você imagina, embora alguns detalhes técnicos precisem, sim, ser levados em consideração.
Veja o passo a passo:
- A vedação é o fator primordial para o sucesso da instalação – Não pode ter vazamentos para dentro da obra;
- O telhado precisa de uma inclinação angular suficiente para não criar poças de água;
- Depois que o jardim estiver instalado, é fundamental manter os cuidados básicos de jardinagem;
Vamos te explicar melhor cada um dos passos acima. Acompanhe!
A vedação é o fator primordial para o sucesso da instalação – Não pode ter vazamentos para dentro da obra
Se você vai instalar um ecotelhado, saiba que ele precisa ser feito de maneira que não haja vazamentos. Afinal, escorrer lama para dentro de casa não é nada legal, não é mesmo? Para que tudo funcione, você poderá usar mantas têxteis ou placas modulares, de forma que o barro fique retido no jardim. Contratar uma equipe técnica para esta função é a melhor alternativa.
O telhado precisa de uma inclinação angular suficiente para não criar poças de água
Não esqueça que para instalar um telhado, você precisa considerar a queda da água. Ou seja, a água precisa escorrer para algum local, de forma que não crie peso e nem fique retida no topo da casa. E com um ecotelhado, isto é ainda mais importante, de forma que o barro não absorva água eou crie poças de lama.
Depois que o jardim estiver instalado, é fundamental manter os cuidados básicos de jardinagem
E por fim, não esqueça de manter uma boa conduta de jardineiro, de forma que o seu jardim suspenso tenha uma vida longa. Cuidados essenciais de jardinagem se fazem necessários, como irrigação, adubagem, etc.
Deixe seu comentário