Diferenças entre studio e loft – Entenda todas aqui

Você sabe quais são as diferenças entre studio e loft? Estes são dois tipos de casas bastante populares e que fazem bastante sucesso entre os jovens e pessoas que buscam moradias flexíveis, modernas e, muitas vezes, temporárias. No artigo de hoje, vamos entender tudo sobre os lofts e studios e, principalmente, vamos entender quais suas principais diferenças.

Acompanhe.

Diferenças entre studio e loft – Quais são as principais?

As principais diferenças entre studio e loft ficam por conta de suas arquiteturas e estruturas de construção. Enquanto que um studio pode ser muito mais dividido internamente, um loft recebe uma divisão um pouco mais robusta. Vejamos as características de cada um deles a partir de agora. Continue lendo aqui abaixo.

Studio

diferenças entre studio e loft

Para começar a entender as principais diferenças entre studio e loft, vamos começar falando dos studios. Na realidade, studio e loft possuem algumas boas características semelhantes, o que torna a explicação um pouco mais complexa.

O studio é um tipo de moradia muito comum na Europa e é muito procurado por pessoas que precisam de um tipo de moradia flexível e até mesmo temporária. O studio recebe diversos tipos de divisórias e faz com que a casa seja bastante organizada na parte de dentro, tudo para que os moradores tenham bastante espaço disponível para móveis. Mas, veja bem: isto não significa dizer que um studio é um tipo de casa extremamente espaçosa, ok? É apenas organizado, de forma que as coisas se encaixem perfeitamente em cada cantinho.

Em alguns prédios, os studios são feitos em locais bastante estratégicos, de forma que os moradores possam consumir mercados e cafeterias nas redondezas do bairro. Justamente por isso, os studios acabam sendo bastante semelhantes aos quartos de hotéis. Inclusive, alguns studios são chamados de apart-hotel, que é um tipo de quarto de hotel mas com muitas características de um apartamento.

Os studios maiores e com mais capacidade interna podem conter um tipo de cozinha americana, ideal para quem precisa de espaço. Em alguns casos, não vai ter lugar para colocar a máquina de lavar roupas. Neste caso, você terá que usar uma lavanderia pelo bairro. Alguns prédios que contam com studios podem, inclusive, disponibilizar lavanderias próprias. Mas você terá que pagar para usar o serviço.

O studio acaba valendo a pena por uma série de motivos diferentes e que fazem bastante sentido para algumas pessoas. Por exemplo, se você vai passar uma temporada trabalhando em uma cidade, não compensa alugar um apartamento grande ou uma casa com diversos tipos de necessidades de manutenção. Neste caso, um studio acaba sendo uma grande opção, pois você pode se preocupar apenas com as coisas básicas e focar no seu trabalho de maneira bem eficiente.

O studio vale bastante a pena para pessoas que buscam praticidade, flexibilidade, mobilidade e organização.

Loft

diferenças entre studio e loft

Agora, para entender as diferenças entre studio e loft, precisamos contextualizar o que de fato faz estas diferenças acontecerem. Como você já sabe, studio e loft são bem semelhantes. Na realidade, quase não há diferenças entre eles, visto que muitas vezes o mesmo nome vale para ambas as situações.

De maneira bem resumida e geral, o loft é um tipo de apartamento criado em locais específicos nos Estados Unidos. Inclusive, sua criação é americana, fazendo com que ele se popularizasse no mundo inteiro após uma grande onda de comercialização deste tipo de imóvel por lá.

O loft é um tipo de apartamento feito em um local considerado abandonado, como galpões comerciais que não tem mais função industrial. Grandes empresas americanas que tiveram que fechar ou mesmo tiveram que se mudar para outro lugar, deixaram grandes galpões para trás. Só que estes galpões já não tinham mais utilidade comercial, visto que muitas vezes o local já não era mais atrativo para negócios. Assim sendo, estes galpões foram rapidamente transformados em salas de moradia – os lofts.

Este movimento iniciou nos anos 60 e 70, fazendo com que muitas salas comerciais se transformassem em salas residenciais. E é justamente aqui que entram algumas das principais características da habitação: ela não tem paredes ou divisórias, é como se fosse uma grande área aberta, onde os móveis é que organizam o espaço.

Os lofts são feitos especialmente para aquelas pessoas que não abrem mão do conforto, só que não querem ter uma casa grande para cuidar ou mesmo um apartamento chique para pagar condomínios caros. Os lofts são básicos, práticos, extremamente úteis, muito rentáveis para os proprietários e, quando bem decorados, ficam encantadores.

Estas são as principais diferenças entre studio e loft. E você, conhecia as principais características destes tipos de imóveis? Deixe um comentário aqui abaixo.

Depois, leia também nosso artigo sobre Decoração afetiva: O que é e como aderir?

 

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.