Querendo reformar casa de madeira, mas não sabe por onde começar? Basta acompanhar as dicas que vamos passar no post abaixo, incluindo uma série de cuidados e orientações para realizar as obras da maneira correta e com muita segurança.
Opção rápida e mais barata na hora de construir, a casa de madeira oferece uma série de vantagens, além de contar com um visual charmoso e rústico ideal para as pessoas interessadas em uma alternativa para substituir as tradicionais casas de alvenaria.
Assim como as residências convencionais, ela também pode precisar de reforma decorrido algum tempo de sua construção, seja para realizar pequenos reparos ou para ampliá-la e adicionar melhorias. Mas antes de iniciar as obras, é preciso tomar alguns cuidados.
Cuidado com a estrutura da casa
Antes de começar a reforma da casa de madeira, é preciso fazer uma análise completa da estrutura do imóvel, ainda mais se a construção é antiga e você está pensando em derrubar paredes, adicionar mais cômodos ou erguer um novo pavimento.
Na vistoria, toda a estrutura da casa é analisada, incluindo paredes, teto, forro, piso, partes elétrica e hidráulica, além de outras áreas que fazem parte da sustentação do imóvel. Por meio desse trabalho, podem ser identificados problemas como rachaduras, infestação de cupins e outras pragas, vazamentos, trincas, madeira podre, canos furados, etc.
Ou seja, trata-se de uma das etapas mais importantes da reforma, e esse trabalho deve ser realizado por profissionais especializados no assunto, como arquitetos e engenheiros. A partir da entrega do laudo é possível ver quais áreas estão mais danificadas, e é por elas que as intervenções devem começar.
Planeje a reforma
Outro passo fundamental na reforma da casa é o planejamento da reforma, que começa com a elaboração do projeto, no qual estão todas as orientações aos trabalhadores contratados para realizar a obra.
O projeto para reformar casa de madeira traz informações como o tipo de obra desejado (reparos, construções, demolições, ampliação, etc), os materiais que devem ser utilizados, as quantidades e muito mais coisas, servindo também para orientar o proprietário da casa.
Além do projeto, o planejamento deve incluir detalhes como:
- Previsão de datas de início e fim da reforma;
- As etapas da obra (trocas de pisos e acessórios, envernização, melhorias no banheiro e cozinha, etc);
- Custo estimado do material de construção;
- Custo estimado da mão de obra;
- Custo total da reforma.
Mais dicas
Quer evitar problemas e ter uma obra rápida e econômica? Confira mais dicas para reforma de casa de madeira:
- Contrate profissionais com boas recomendações;
- Reforme um cômodo de cada vez, para evitar transtornos em toda a casa;
- Restaure o verniz da madeira, procedimento que ajuda a preservar o material e a melhorar sua aparência;
- Aproveite para instalar uma manta térmica, que torna a temperatura mais agradável no interior da casa;
- Reutilize portas e janelas em vez de comprar modelos novos (basta recuperá-las com uma boa restauração);
- Dependendo da idade do imóvel, pode ser necessário aplicar tratamento para proteger a madeira de fungos e cupins;
- Além da parte interna, verifique também a área externa da casa e faça os reparos necessários no telhado e outras partes, caso haja problemas.
4 Comentários
[…] de aquecimento residencial é muito importante para garantir a funcionalidade e o conforto em nossa casa. Desse modo, conhecer todos os benefícios e pontos importantes acerca de cada um dos produtos que […]
[…] pensamos em todos os detalhes. A fachada é algo que não pode ficar de fora do orçamento de uma reforma ou construção. Ela é um cartão de visitas da nossa casa. Afinal, uma fachada bem elaborada e […]
[…] nisso, criamos o nosso artigo de hoje. Nele você aprenderá tudo sobre os tipos de madeira mais utilizados para fazer móveis. Além disso, poderá aprender quais são as vantagens e […]
Gostaria de saber se fazem um orçamento