Os desenhos de observação são ótimas ideias para os iniciantes no desenho, auxiliam na percepção visual e aumentam seu repertório de ideias criativas para desenhar. Entenda aqui o que é essa técnica e como fazer. Desenhar é uma prática que é instigada desde a infância, permitindo que crianças aprendam e desenvolvam habilidades através das técnicas de desenho.
Diante disso, o desenho de observação é um dos primeiros a ser ensinado, devido à facilidade e criatividade que pode ser usada na técnica. Mas, afinal, o que são os desenhos de observação? Como fazer e qual sua importância na infância e nas demais fases do ser humano? Para responder essas perguntas, continue a leitura do post de hoje.
Desenhos de observação – Entenda o que é
Muita gente tem dúvidas do que se trata os desenhos de observação, sendo esta uma das formas mais populares de produzir um desenho. Seja na infância, adolescência ou fase adulta, essa prática é bastante usada por artistas de desenhos realistas, que a partir de uma percepção reproduzem cenários, pessoas, animais e objetos no ambiente. A ideia é começar por um desenho básico, depois, ir evoluindo para um desenho em nível mais difícil, sempre aprimorando os detalhes.
Você também pode usar técnicas de pintura usando tintas, lápis e até carvão para reproduzir seu desenho de observação, uma prática muito comum acerca de artistas que trabalham ao ar livre. Além disso, não é apenas reproduzir um desenho conforme a realidade, ele precisa de técnicas, conceitos básicos de desenho e muito treinamento.
Veja também tudo sobre desenhos Kawaii.
O que considerar na hora de fazer um desenho de observação?
Os detalhes são bastante importantes nesse tipo de desenho, principalmente na escolha do elemento a ser desenhado, usando técnicas de iluminação, sombras e contrastes nos desenhos. Além disso, é preciso considerar a sua percepção, desenvolvimento de proporção, texturas, materiais de desenho, traços finos das características e demais detalhes para o sucesso desse tipo de arte.
Dicas para fazer um desenho de observação
Para iniciantes ou praticantes de alguma técnica de desenho, os desenhos de observação ajudam a aperfeiçoar a sua percepção, bem como, para outras técnicas usadas em desenhos. A seguir, montamos uma lista com as principais dicas para fazer um desenho de observação com sucesso.
Veja também ideias de desenhos de flor para se inspirar.
Separe os materiais necessários
O primeiro passo para iniciar nos desenhos de observação é separar todos os materiais necessários para a prática. Como vimos, você pode fazer o desenho com lápis, tintas, aquarela, carvão, caneta esferográfica, nanquim, lapiseira e até utensílios do seu dia a dia. Use uma folha A4 ou caderno de rascunho (sketchbook), muito usado por artistas devido à facilidade de reunir as artes e facilidade para carregar. Contudo, uma folha maior permite uma maior precisão dos movimentos da mão, sendo esta uma opção para trabalhos bastante elaborados como usado nessa técnica.
Busque uma inspiração
Após reunir todos os materiais necessários para começar a desenhar a partir da observação, comece buscando inspiração. Os desenhos de observação são mais fáceis de buscar inspirações, pois reúne um repertório incrível de possibilidades. Você pode começar desde coisas mais simples, como uma fruta, flor e objetos sob a mesa, até paisagens e pessoas, por exemplo. A dica é reunir as coisas que mais gosta, proporcionando um momento de prazer enquanto desenha sua ideia.
Outra dica é se basear em situações que te dão prazer, como por exemplo, a prática de um esporte ou dança.
Veja também ideias de desenho na parede da piscina.
Faça a observação do elemento
A partir das inspirações escolha o ambiente, objeto ou pessoa que deseja desenhar através da técnica de observação. Esteja em uma posição que facilite a observação do cenário ou objeto, ficando a um ou dois braços de distância de objetos menores. Já nos desenhos de observação da paisagem, de 5 a 10 metros, você consegue observar os detalhes, inclusive, ajuda a usar o polegar como referência de objetos na mesma proporção.
A ideia é adicionar detalhes e percepções o mais parecido possível com o ambiente ou objeto, desde o esboço até a finalização da arte. Nesse tipo de observação, você precisa de uma atenção seletiva de pelo menos 50% do seu tempo para observar os detalhes como sombras, ângulos, formas, luzes e demais detalhes relevantes.
Treine seu olhar para desenhar
Talvez te ajude ficar observando o objeto ou paisagem por alguns minutos, assim você visualiza melhor os detalhes para começar da melhor forma o seu esboço. Por isso, treine seu olhar para desenhar! Ao observar a paisagem ou objeto a ser desenhado, pense em cada elemento individualmente como um modelo pré-estabelecido na sua mente. Considere a observação das proporções do desenho como a distância e posição dos elementos, de lado, de frente ou de costas.
Determine a distância de um elemento do outro, como por exemplo, a distância de um objeto e outro em cima de uma mesa e os tamanhos deles.
Pratique o desenho de observação
Muitas pessoas acham chato desenhar objetos como frutas e flores, porém, essa é uma das formas para os iniciantes praticarem o desenho de observação. É preciso começar por níveis, fazer desenhos mais simples aos mais elaborados conforme sua ideia criativa. Quanto mais você pratica o desenho, mais aperfeiçoada estará a sua técnica. Isso ajuda também a treinar o seu olhar para com as suas inspirações.
A prática dos desenhos de observação ajudam no seu repertório visual, treinando seu olhar e sensibilidade para observar as coisas.
Importância dos desenhos de observação na infância
A importância dos desenhos de observação na infância são explicados cientificamente, já que a prática exerce a função do nosso cérebro direito. É através do lado direito do cérebro que exercemos nossa criatividade, humor, percepções e interesses. Essas atribuições do cérebro precisam ser exercitadas, de forma que elas se desenvolvam desde a infância.
Mesmo que os pequenos possam exercitar mais daquilo que sabem, como por exemplo, que um carro tem rodas, o ato de observar objetos contribui para a aprendizagem prática através dos desenhos de observação. Já o adolescente e o adulto, a prática dos desenhos de observação pode ser uma forma de despertar o artista dentro de si, através de dedicação, conhecimento das técnicas e treinamento de suas percepções.
Deixe seu comentário