O estilo industrial nunca esteve tão em alta e apresenta soluções criativas para espaços.
Na hora de realizar projetos de interiores, um dos primeiros e mais importantes passos é a busca por referências. Entre tantos estilos elegantes para se inspirar como o clássico, o contemporâneo e o minimalista, o estilo industrial é um dos mais sofisticados e ideais para imóveis em cenários urbanos.
Prático e fácil de implantar, trata-se inclusive de uma abordagem econômica para quem está pensando em transformar o próprio apartamento e buscando formas como o empréstimo com garantia de imóvel para arcar com a benfeitoria. Confira essas dicas!
Um pouco da história do estilo industrial
O nome não veio à toa. Iniciado quase que de forma espontânea durante o início da década de 50 em cidades como Nova Iorque, a tendência vem de um período pós-guerra em que muitas fábricas foram desativadas pois não existia mais a necessidade de tanta produção já que o país estava em tempos de paz.
Da mesma forma, a busca por imóveis aumentou e as fábricas foram readaptadas para receber um público que precisava de mais espaço. Eram artistas e profissionais liberais em busca de residências onde pudessem separar um espaço para seus ateliês e escritórios.
A reinvenção do estilo para o século XXI
Morar dentro de uma fábrica tinha suas vantagens estéticas – o pé direito altíssimo, por exemplo, dá margem a imensas janelas e a entrada abundante de luz natural durante o dia. O piso em cimento queimado e as paredes com tijolos aparentes trazem um aspecto charmoso para o ambiente.
Muitos apartamentos em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo trazem esses elementos para seus interiores. Além disso, as cozinhas que seguem o estilo em seus projetos tendem a ser funcionais e práticas, como em ambientes minimalistas.
Ambientes otimizados e com inspiração industrial
Uma das principais características físicas de uma fábrica – além do pé direito alto – é a ausência de paredes. No estilo industrial não é diferente. Os ambientes são dispostos de maneira orgânica e é comum ver salas de estar e jantar sem separações, cozinhas americanas e até mesmo salas anexas ao dormitório em espaços mais compactos.
A paleta de cores do estilo apresenta tons sóbrios como o chumbo, o cinza e o preto devido aos acabamentos brutos e aparentes. Para contrastar, itens de decoração e móveis podem apresentar cores mais quentes e menos sóbrias, conferindo mais personalidade para os ambientes.
Pequenas transformações podem dar um aspecto industrial
O estilo industrial, como você pôde perceber, baseia-se muito na reinvenção dos ambientes com obras complexas como a troca de pisos ou de revestimentos de parede. Mas é possível trazer alguns elementos desse universo para a sua casa sem gastar muito dinheiro!
Para a iluminação industrial, utilize trilhos, lustres pendentes e spots que simulam a luz de ambientes industriais. Em termos de decoração, a preferência é por objetos metálicos (de preferência em cobre) para dar aquele toque de armazém ou fábrica. Quanto aos móveis, o ideal é que sejam antigos – como aqueles modelos de couro dos anos 80 – ou possuam um acabamento rústico que lembra o desgaste do tempo.
Perfeito para quem busca trazer um ambiente sofisticado e com toques de minimalismo, o estilo industrial pode ser implantado de forma a mudar um ambiente inteiro ou em pequenas doses, por meio de móveis e objetos. Independente disso, planeje de maneira consciente esse novo capítulo em sua vida e boa sorte com seu projeto!
Deixe seu comentário