A decoração sustentável é uma das práticas mais importantes e comuns nos dias de hoje. Só que muitas pessoas ainda não entendem e não sabem o real impacto positivo que este tipo de prática tem para o dia a dia e para a vida de maneira geral.
Há um velho conceito de que decoração sustentável é a simples utilização de objetos recicláveis para transformá-los em artesanato. No entanto, o tema é bem mais profundo do que isso e você vai entendê-lo a partir de agora.
Então, continue a sua leitura!
Decoração sustentável – O que é e como deixar a sua casa sustentável?
A decoração sustentável nada mais é do que um tipo de decoração afetiva que envolve vários aspectos de economia, redução de resíduos no planeta e qualidade de vida para o longo prazo. Ou seja, a decoração sustentável é o que você poderá fazer hoje para ter uma vida muito mais tranquila, leve e equilibrada daqui pra frente.
Muitas pessoas ainda confundem a decoração sustentável como se fosse um mero projeto de artesanato com madeira velha, caixa de leite ou com garrafa pet. Mas não é isso. Por mais que este tipo de atitude seja, sim, sustentável, é bem importante entender que o estilo de vida é muito mais do que fazer uma pecinha aqui e outra ali.
A reutilização de itens que não seriam mais aproveitados e que iriam para o lixo é o primeiro passo para quem economizar bastante dinheiro e não se preocupar com questões que só fazem a gente gastar mais e mais dinheiro – sem saber exatamente qual é o objetivo disso.
Para te ajudar, separamos um guia prático de 4 situações que com certeza vão te ajudar a ter uma vida e um estilo de decoração sustentável, que ajuda a economizar dinheiro, ajuda a melhorar o planeta e deixa as coisas muito mais práticas. Veja:
- Pense em como reutilizar os recursos do dia a dia para objetos úteis dentro de casa;
- Casas inteligentes podem parecer algo distante – Mas são altamente sustentáveis;
- Reflita sobre como as peças de decoração são feitas e evite a compra por impulso;
- O estilo de vida diz muito sobre a decoração sustentável – Você precisa de muito menos do que você imagina;
Vamos explicar cada um dos itens acima a partir de agora. Então, continue a sua leitura e saiba mais sobre decoração sustentável.
Pense em como reutilizar os recursos do dia a dia para objetos úteis dentro de casa
O primeiro passo para ter uma decoração sustentável, é pensar em como você pode reutilizar os recursos que você já usa no dia a dia, como forma de economizar dinheiro e melhorar diversos aspectos práticos. E aqui, entra aquele exemplo anterior. Veja uma lista de possibilidades que você pode começar ainda hoje para ter uma decoração mais limpa e útil para o seu dia a dia:
- Use pneus velhos para fazer pufes e poltronas;
- Latas de metal podem virar recipientes para lápis e caneta;
- Garrafas pet podem virar porta-talheres e vasos de flores;
- A água da chuva pode ser usada para regar plantas e lavar calçadas;
- Etc;
Este é o escopo básico do que realmente significa ter uma decoração sustentável. Não é apenas uma simples peça de artesanato aqui e outra ali. É realmente uma mudança de estilo de vida, onde você vai aproveitar tudo que já existe e que a natureza já produz, em prol de uma vida muito mais simples e, consequentemente, mais barata do ponto de vista financeiro.
Casas inteligentes podem parecer algo distante – Mas são altamente sustentáveis
Você já ouviu falar das casas inteligentes? Este tipo de estrutura está ficando cada vez mais popular, visto que hoje em dia é possível deixar uma casa inteligente sem muito investimento, uma vez que a tecnologia está cada vez mais acessível para todas as pessoas. Para você ter ideia, hoje em dia já é possível transformar uma casa inteligente mesmo que ela já esteja construída a muito tempo. Ou seja, você não precisa pensar tudo antes de fazer.
Este tipo de tecnologia pode ser usado como uma excelente forma de economizar muito dinheiro no longo prazo e, claro, ajudar o planeta a ter uma vida útil mais longa. Afinal, com as casas inteligentes você pode usar coletores de água da chuva para reaproveitar a água em algumas situações, pode usar um sistema para apagar a luz automaticamente, de forma que não fique consumindo quando não há ninguém no espaço e muitas outras coisas.
Tudo isso faz parte de um elo de tecnologia que certamente vai trazer muita qualidade de vida para você, onde várias preocupações deixam de existir, dando lugar a coisas práticas.
Reflita sobre como as peças de decoração são feitas e evite a compra por impulso
Algo que é um pouco mais subjetivo e que não podemos enxergar de maneira tão fácil mas que faz toda diferença para quem quer começar a fazer decorações sustentáveis, é a questão da reflexão sobre como as peças de decoração são feitas. Você não precisa fazer um monte de itens recicláveis para começar a pensar de forma sustentável. Pelo simples fato de evitar a compra de alguns produtos, você já está dando o primeiro passo.
Reflita de onde vem a madeira de uma peça de decoração nova, pense qual é a origem e o processo para criar uma peça de decoração feita em plástico e por aí vai. Este tipo de reflexão ajuda a tomar decisões mais racionais e menos emocionais no dia a dia – algo que faz seu bolso agradecer e, claro, o planeta também.
O estilo de vida diz muito sobre a decoração sustentável – Você precisa de muito menos do que você imagina
E por fim, ser um pouquinho mais simples pode ajudar todos. Será que você precisa de uma peça de decoração nova todo mês? Ou, ainda, será que não seria muito mais legal transformar coisas simples e práticas para dentro de casa? Estas ações deixam muitas coisas na sua vida mais facilitadas.
Pense de maneira racional sobre a sua decoração e bora decorar de maneira sustentável.
Deixe seu comentário