A decoração de loja pequena de roupas precisa ter uma temática específica para cada estação ou mesmo para o tema de varejo que está em alta. Além disso, é preciso deixar o cliente confortável de maneira que ele se sinta em casa ou mesmo dentro de um grande closet.
Neste artigo, o Tudo Construção vai te ajudar a entender mais sobre o tema. Veja como fazer uma boa decoração de loja pequena de roupas e considere colocar as dicas em prática para personalizar o seu ambiente e vender mais.
Como organizar uma loja de roupas?
Antes de mais nada, é preciso entender que não há uma regra ou mesmo um jeito único de organizar uma loja de roupas. A decoração pode ser feita de acordo com o seu espaço e, principalmente, de acordo com o seu público-alvo. Entenda quem são os seus clientes e crie um ambiente confortável e adequado para que eles fiquem bastante tempo dentro da loja. Quanto mais tempo dentro da loja, maiores são as chances de comprarem alguma coisa.
Para uma boa decoração de loja pequena de roupas, veja algumas dicas abaixo:
- Separe os departamentos;
- Espalhe espelhos pela loja;
- As vitrines tem que fazer sentido;
- Não amontoe roupas;
- Faça o cliente se sentir confortável.
Continue lendo para saber mais.
Veja também ideias de fachada de loja infantil.
Separe os departamentos
Independente do tipo de loja pequena de roupas, é preciso fazer uma separação por departamentos. Escolha onde vai ficar cada tipo de roupa e, depois sim, comece a planejar a decoração. Assim vai ser muito mais fácil até mesmo para você ter boas ideias de decoração.
Deixe o departamento mais procurado mais perto da porta ou do local de grande passagem de público. Isso vai fazer com que os seus melhores produtos sejam a primeira impressão de quem chega na loja.
Espalhe espelhos pela loja
Uma dica de decoração de loja pequena de roupas que faz todo sentido, é espalhar espelhos dentro da loja. Os espelhos ajudam a deixar o ambiente maior e mais confortável para quem está provando roupas, por exemplo. Além disso, o espaço parecerá maior com espelhos, pois eles criam profundidade.
O espelho é o item que une o útil ao agradável, já que com ele é possível decorar e também deixar o cliente confortável para ver se uma peça ficará boa ou não.
Veja também algumas ideias de piso para loja comercial.
As vitrines tem que fazer sentido
As vitrines não podem ser feitas de maneira aleatória, com peças avulsas e sem propósito. Especialmente em datas comemorativas, faça uma vitrine temática para aquela data. Inclusive, a data precisa fazer sentido para o seu público-alvo. Caso contrário, não vale a pena fazer a vitrine temática, pois não é o seu público – e você pode investir esse tempo em outras oportunidades.
Inclusive, vale a pena experimentar outros tipos de vitrine para chamar a atenção das pessoas. Uma tarde de vitrine viva, por exemplo, pode ser uma boa estratégia de comunicação. Especialmente se passam bastante pessoas em frente a sua loja.
Não amontoe roupas
Dentro da loja, você precisa criar um ambiente confortável e que crie uma sensação de organização. Deixar roupas amontoadas em cima do balcão ou mesmo emboladas no cabide, fará com que as pessoas não sintam confiança.
No entanto, saiba que há uma linha muito tênue entre deixar a loja extremamente alinhada milimetricamente, e deixá-la um pouco mais orgânica e viva. Dependendo do seu público-alvo, pode ser que uma loja milimetricamente alinhada não brilhe os olhos, pois as peças parecem artificiais. Um pouco de vida mostra que a loja é movimentada e que há muita gente interessada nas peças. É um gatilho para mostrar que a sua loja vende bem!
Faça o cliente se sentir confortável
Essa é uma dica que nem precisaria estar aqui, não é mesmo? Afinal, essa é uma regra básica para decoração e organização de loja: deixe o seu cliente se sentir confortável!
Isso pode ser feito de várias formas. Com decoração com tapetes, pintura, papel de parede e até a forma como você atende.
Ideias de fachadas de lojas pequenas.
O que montar em uma loja de roupas?
Para uma decoração de loja pequena de roupas, é preciso entender o seu público-alvo. Independente do seu público, é preciso montar um ambiente confortável, adequado para o público, com conforto para as pessoas se sentirem em casa e outros detalhes.
Abaixo, veja dois itens importantes que você precisa considerar para montar em uma loja de roupas:
Móveis sob medida
Os móveis sob medida nem sempre são acessíveis, mas se você puder fazer, faça. Afinal, esse tipo de móvel é ideal para garantir uma melhor durabilidade das prateleiras, além de deixar o espaço muito mais confortável e adequado para receber as pessoas. Você ganha muito espaço fazendo móveis sob medida justamente por ser um tipo de decoração planejada. Para lojas pequenas, é uma ótima ideia.
Seções temáticas
As seções temáticas são ótimas para fazer a divisão de público-alvo na sua loja, se você atende mais de um tipo de público. Uma loja pequena de roupas pode ter a seção masculina, feminina, infantil, de lingerie, acessórios e outros produtos.
Como planejar o interior de uma loja de roupas?
A melhor maneira de fazer isso é sempre colocar o seu público-alvo em primeiro plano. Ou seja, o que as pessoas que frequentam a sua loja gostam de comprar e que tipo de ambiente elas gostam de estar?
Também leve em consideração o tipo de produto que você vende e planeje a sua loja de acordo com eles. Monte seções diferentes, faça vitrines temáticas, monte um espaço recreativo e de conversa, ofereça um espaço para o cafezinho, faça provadores privativos e crie um bom espaço para circulação. Quanto mais você conseguir deixar as pessoas dentro da loja, melhor. Assim, as chances de compras aumentam.
Estude esses comportamentos para entender o seu público e monte um espaço de acordo com o que as pessoas gostam. Lembre-se que para ter diferenciais, é preciso trabalhar duro. E trabalhar, dá trabalho!
Fotos de decoração de loja de roupas
Abaixo, veja algumas fotos de decoração de loja de roupas para se inspirar.
Deixe seu comentário