Você já ouviu falar em cruzeta para escora? Sabe para que serve esta peça de metal? Não? Então acompanhe este guia e saiba mais sobre este importante item para a sua obra. Assim você terá mais facilidades para o seu dia a dia.
Cruzeta para escora: Tudo que você precisa saber
Abaixo listamos as principais dúvidas com relação à cruzeta para escora, a fim de que você compreenda como funciona o uso da mesma e saiba como aproveitar os seus benefícios de uma maneira consistente.
-
O que é cruzeta para escora?
Em linhas gerais, a cruzeta feita para a escora nada mais é do que um tipo de metal que é feito em peças em formato de triângulo. Elas são utilizadas para o escoramento de vigas. Trata-se de um tipo de mão francesa da forma de viga. Dessa maneira, é utilizada para melhor estruturar uma construção.
Leia também: O que é Dimmer? Como instalar?
-
Para quê serve?
A cruzeta é uma importante peça de sustentação, feita para dar apoio a caixaria de viga e pode ser utilizada em lajes muito estreitas. Com isso, cria uma maior resistência para toda a estruturação da construção, elevando, inclusive, a segurança.
-
Onde usar?
No momento que se estiver trabalhando com a estruturação de uma caixaria, utiliza-se a cruzeta com o intuito de formar mais sustentação no escoramento de viga. Sendo assim, indispensável para o processo de alvenaria estrutural.
-
Como usar uma cruzeta?
Para usar uma cruzeta corretamente, é preciso entender um passo a passo simples de utilização. Veja a seguir:
- É preciso montar a cruzeta junto ao tubo superior da escora, tendo como finalidade o escoramento dos painéis laterais e de fundo das formas de vigas.
- Estes acessórios, no entanto, irão se adaptar também a escoras metálicas com tubos superiores que sejam de até 48 mm de diâmetro externo.
- Há o sistema de encaixe no tubo, que também é comumente chamado de flauta. Este por sua vez garante que a cruzeta não se solte quando transportada. Isso promove segurança na obra e em serviços na periferia da laje.
-
Qual o valor da cruzeta?
O valor de uma cruzeta pode varia de acordo com a loja de materiais de construção que você entrar em contato. De todo modo, podemos dizer que existe uma média que varia entre R$50 e R$60. Porém, vale salientarmos que além da compra, você pode alugar diversas cruzetas.
Sendo assim, se você não possui uma construtora e é um pedreiro autônomo, por exemplo, vale muito mais a pena alugar, sendo que o preço é bastante acessível. Afinal, talvez não seja tão interessante ter diversas cruzetas e sempre levá-las aos novos canteiros de obras, não é mesmo?
Conhecer as ferramentas é fundamental
Conhecer todas as ferramentas para pedreiro é essencial para tornar o trabalho muito mais otimizado e rentável. Com isso você agiliza o seu dia a dia e ainda torna o serviço mais leve e prático. Conheça sempre as novas tecnologias e funcionalidades que surgem no ramo, para assim sempre trabalhar cada vez melhor.
Deixe seu comentário