A cozinha com ilha é a opção ideal para quem deseja ter um ambiente prático, aconchegante e cheio de estilo, que pode ser usado para preparar as mais deliciosas refeições e ao mesmo tempo reunir a família e os amigos para aquele bate-papo.
Inspirada no estilo americano, essa decoração de cozinha conta com uma ilha central que permite integrar a área de preparação de alimentos com a sala de jantar e até mesmo outros cômodos, dependendo do tamanho do imóvel.
Diferentemente da bancada, que está sempre acoplada a uma coluna ou parede, a ilha não tem nenhuma ligação lateral, facilitando a circulação pelo ambiente, estando disponível em diferentes versões e tamanhos, para combinar com todas as cozinhas, sejam elas de casas ou apartamentos, grandes ou pequenos.
Vantagens da cozinha com Ilha
Sucesso nos Estados Unidos desde a década de 1920, a ilha na cozinha vem conquistando cada vez mais os brasileiros, proporcionando um visual bem diferente para quem quer fugir do convencional ao decorar este cômodo.
Entre os benefícios dessa versão de cozinha americana, vale destacar a maior socialização que ela proporciona, fazendo com que a pessoa responsável por preparar os alimentos fique de frente para os convidados e possa conversar com eles enquanto usa o seu talento no preparo das refeições.
Além disso, a cozinha planejada com ilha deixa os objetos e utensílios muito mais fáceis de encontrar e ao seu alcance, contribuindo para uma maior organização do espaço. Ela também adiciona uma série de gavetas e armários ao cômodo sem precisar fazer grandes obras.
Outras vantagens da cozinha com ilha são:
- Permite aproveitar melhor o espaço da cozinha, aumentando a amplitude;
- Pode reunir o fogão, armários, pia e eletrodomésticos em um único móvel;
- Funciona como mesa para servir as refeições, economizando espaço;
- Acessível por todos os lados, possibilita que várias pessoas trabalhem em conjunto;
- Facilita a limpeza e a manutenção do cômodo.
Dicas para montar
Na hora de montar uma cozinha com ilha central, é preciso levar em conta uma série de fatores, como o tamanho do espaço disponível, para que ela não atrapalhe a circulação pelo local. Recomenda-se reservar pelo menos 0,70m para a circulação ao redor do móvel.
Fique atento também à altura mínima da ilha, que é de 0,90m a 1,10m, para que as atividades sejam realizadas com conforto, e não se esqueça de optar por um modelo com uma boa quantidade de gavetas e armários embutidos, para ganhar uma cozinha funcional e muito prática.
Há vários modelos de ilha para cozinha, com cooktop ou sem, com ou sem coifa, com ou sem pia, com espaço para refeição, etc. A escolha vai depender das suas necessidades e preferências, lembrando que o material deve seguir o mesmo estilo da decoração da cozinha.
E para finalizar, invista em uma iluminação adequada, com luz direta sobre a ilha. Os pendentes são uma ótima opção para iluminar esse espaço, podendo ser encontrados em diferentes tamanhos e estilos.
30 modelos para inspirar
Na dúvida sobre qual modelo usar em sua residência? Confira, a seguir, 30 modelos de cozinhas com ilha para inspirar!
Deixe seu comentário