O cortineiro iluminado é uma das tendências em decoração para o próximo ano. Pensando nisso, escrevemos esse post do Tudo Construção tudo sobre o que é o elemento, quais os modelos e formas de usar em sua casa.
Muitas pessoas, na hora de montar projetos de decoração de interiores, prezam pelo conforto, aconchego e sofisticação para o espaço. Afinal, bom gosto não se discute quando o assunto são tendências decorativas para incrementar um projeto de decoração de interiores.
Um dos pontos mais importantes desses projetos, sem dúvidas, é a iluminação que ajuda a valorizar o ambiente e ainda combina com outros elementos decorativos. Portanto, aproveite a leitura do nosso post sobre o cortineiro iluminado que tem tudo para te convencer a investir nesse elemento para sua casa.
Cortineiro iluminado – Entenda o que é
Se você está montando um projeto moderno de decoração e precisa investir em pontos de luz, o cortineiro iluminado é um ótimo elemento. Além disso, um dos principais benefícios desse elemento é sua funcionalidade versátil para aplicar em vários cômodos da casa. Você também pode combinar outros elementos decorativos, como por exemplo, um teto de gesso, sanca de gesso e lustres no ambiente.
O que é cortineiro iluminado?
Mas afinal, o que é cortineiro iluminado? Essa tendência na decoração moderna nada mais é do que um ponto iluminado entre a cortina e a parede. Geralmente, esse tipo de efeito é coberto com um cortineiro iluminado de gesso e pontos de luzes embutidas ou aplicações em fita de LED.
Essa opção de projeto de iluminação permite que o ambiente fique mais aconchegante, podendo escolher entre uma luz mais quente e também com opções de luzes coloridas. A versatilidade é o ponto alto do cortineiro iluminado, já que o elemento pode ser instalado em sala de TV ou de jantar, quarto, cozinha, salão de festa e hall de entrada.
Saiba que esta também é uma proposta decorativa para esconder o varão ou trilho da cortina, deixando o ambiente mais clean e sofisticado. Não se esqueça de combinar a cortina ou persiana e estilo decorativo com o projeto de iluminação, sendo, muitas vezes necessário contratar um profissional para fazer o projeto de cortineiro iluminado.
Quais tipos de cortineiro?
De modo geral, existem 3 tipos de cortineiros para ambientes internos. Cada um dos modelos com diferentes tipos de instalação e materiais utilizados. Confira a seguir, quais os tipos de cortineiro que existem.
Cortineiro sobreposto
O cortineiro sobreposto é feito a partir de uma moldura de gesso ou madeira, instalada rente a parede e acima da janela. Ou seja, a placa de gesso, por exemplo, fica instalada na altura do teto e com um acabamento decorado para combinar com a decoração.
Modelo de cortineiro embutido
O modelo de cortineiro embutido possui um acabamento bem discreto, é normalmente feito com o teto de gesso mais baixo. Basicamente, a cortina ou persiana é escondida atrás da estrutura, mas com espaço para se deslocar.
Cortineiro iluminado
Por último, temos o cortineiro iluminado que faz jus ao nome, ele possui um ponto horizontal de iluminação. Nessa ideia de cortineiro você poderá instalar uma fita de LED para iluminar ou criar um sistema de iluminação com pontos de luz no teto.
Para completar, a iluminação é posicionada para a cortina, criando uma luz mais aconchegante e decorativa.
Quanto custa cortineiro iluminado?
Para saber quanto custa cortineiro iluminado é preciso considerar alguns pontos, como por exemplo, a metragem do espaço, modelo e acabamento para o elemento. De maneira geral, a hora de decidir fazer o cortineiro é quando está sendo projetado o gesso no teto, já que o elemento exige algumas decisões.
Para vias de dúvida, o cortineiro comum custa em média a partir de R$ 120 o metro linear, onde um projeto de cortineiro iluminado com gesso pode custar a partir de R$ 480 reais a cada 4 metros.
Modelos de cortineiro iluminado
Após ficar por dentro dos valores do cortineiro iluminado, vamos conhecer os principais modelos de cortineiros iluminados que existem.
Cortineiro iluminado de gesso
O cortineiro iluminado de gesso é um dos modelos mais populares do elemento, como já citamos, eles são projetados ainda na fase do planejamento de gesso para o ambiente. Esse modelo é ideal para teto rebaixado de gesso e sancas, já que a ideia é esconder o varão ou trilho da cortina, bem como, na instalação de persianas na cozinha.
Cortineiro iluminado com fita de LED
Um dos modelos mais usados também é o cortineiro iluminado com fita de LED, podendo ser instalado pelo próprio proprietário. O efeito das luzes de LED é perfeito para criar um espaço aconchegante com luzes quentes e também fazer a mudança de cor da luz para versões mais coloridas.
Cortineiro iluminado para sala
Entre os locais mais populares está o cortineiro iluminado na sala, uma proposta para decorar uma janela grande de vidro e até mesmo, uma porta de correr de blindex.
Tanto o teto de gesso rebaixado quanto as sancas de gesso são indicados nesse tipo de projeto, basta manter um espaço de 15 a 20 cm para instalar a persiana ou cortina na sala.
Cortineiro iluminado no quarto
Além das salas de jantar e TV, é possível instalar um cortineiro iluminado no quarto, tornando o espaço mais elegante e aconchegante. Neste tipo de ambiente, prefira escolher uma luz mais quente para diferenciar das cores das luzes no lustre e ponto de iluminação principal. No caso de quarto infantil ou de adolescentes, a fita de LED colorida faz muito sucesso, ainda mais com controle de efeitos.
Cortineiro iluminado na cozinha
Mesmo que os locais mais comuns para esse elemento seja a sala e o quarto, saiba que é possível também instalar o cortineiro iluminado na cozinha. No entanto, para colocar o cortineiro iluminado na cozinha conte com um projeto bem elaborado, podendo optar ou não por uma cortina.
Se preferir, faça um teto rebaixado na cozinha com ponto de luz, combine um lustre bonito e faça o projeto com o cortineiro iluminado.
Gostou das nossas dicas para colocar o cortineiro iluminado? Então para completar escolha uma cortina ou persiana para combinar com seu ambiente iluminado.
Deixe seu comentário