As cores quentes na decoração podem ocasionar diversos efeitos, tanto no sentido de deixar o ambiente mais bonito, como também com relação à elevar a nossa produtividade e criatividade.
Entretanto, é preciso saber usar com cautela, para não sobrecarregar os espaços e acabar ocasionando uma bela dor de cabeça. E para te ajudar nisso, fizemos este guia com todas as considerações que você precisa ter em mente. Acompanhe a seguir.
Como usar cores quentes na decoração?
É preciso muita atenção na hora de usar cores quentes na decoração. Qualquer excesso poderá ocasionar efeito rebote, deixando o ambiente sobrecarregado, ao invés de bonito.
Por conta disso, estude com antecedência e observe as características de cada cômodo que você deseja usar este tipo de cor. Leve sempre em consideração todas as dicas abaixo:
1- Móveis ou paredes quentes? Decida entre uma das opções!
Muitas pessoas podem cometer o equívoco de apostar em cores quentes na decoração tanto na parede quanto nos móveis. Existem excessões que até podem criar um efeito positivo dessa forma, porém, o risco de se tornar um excesso é muito maior.
Por conta disso, é preciso que você escolha dentre as duas opções, criando uma harmonia na sua decoração.
Você pode, inclusive, optar por apenas um móvel em específico com cor quente, assim como também apenas uma parede (ou parte dela) poderá ser colorida dessa forma. O importante é você sempre fazer o exercício de que estará em contato com essa cor de maneira diária e, portanto, ela não pode se transformar em uma verdadeira poluição visual, ok?
2- Intercale com cores frias
É importante você entender que a quantidade de cores quentes na decoração não pode ser exagerada. É preciso equilibrar as coisas e, uma forma de fazer isso de uma maneira eficiente, é justamente investindo em cores frias.
Lembre-se que as cores frias são responsáveis por ampliar o ambiente, e você poderá utilizar as mesmas em diversos contextos dos seus cômodos. Por exemplo, se a sua cozinha tiver móveis em tons quentes, as paredes precisarão ser frias. E vice versa.
Veja também a nossa dica de como fazer a decoração para quem vive em estúdio: Como aproveitar o espaço.
E quando falamos de cores frias, não estamos falando de tonalidades escuras, ok? Mas sim, tonalidades mais clarinhas e suaves, como cinza, bege e o próprio branco.
3- Cuidado com a função do ambiente
Você precisa ter em mente que cada ambiente de nossas casas possui uma função. Por conta disso, observe qual a finalidade do cômodo antes de simplesmente pintá-lo com alguma cor quente.
Pois na cozinha, por exemplo, o vermelho pode ser uma ótima alternativa para deixar o ambiente mais acolhedor e impulsionar o nosso apetite. Em contrapartida, essa cor em excesso na sua biblioteca em casa poderá ocasionar uma boa dor de cabeça.
Sendo assim, analise todas as funcionalidades de cada espaço e aposte na psicologia das cores para criar efeitos interessantes e que não sobrecarreguem os olhos.
4- No quarto, tenha mais cautela e atenção
Seguindo a dica que demos logo acima, lembre-se de ter certa cautela quando você for fazer a decoração do seu quarto.
Isso porque as cores quentes poderão elevar a euforia e excitação, sendo que isso poderá afetar – e muito – o seu descanso e sono. Sendo assim, aposte em cores mais claras neste ambiente, e use as cores quentes apenas em pontos estratégicos.
Vale colocar sobre a cama em forma de almofadas, ou tapetes no chão. Mas pintar muitas paredes pode ser um caminho um pouco arriscado para o seu conforto e qualidade de vida.
5- Não exagere nas cores quentes em ambientes pequenos
Além de cuidar com a escolha dos ambientes para investir em cores quentes na decoração, é preciso também entender uma das funções destas tonalidades.
As cores quentes acabam “diminuindo” o espaço nos ambientes. Sendo assim, não é uma opção muito indicada para apartamentos pequenos, por exemplo.
Mas, você pode usar! Desde que com cautela. Ou seja, incrementando com apenas algumas peças decorativas, ao invés de simplesmente pintar uma parede muito grande da sua sala de jantar.
Assim, você promove um efeito de equilíbrio. Lembre-se que ambientes pequenos podem ser ampliados com espelho e cores claras. Una essas dicas para arrasar na composição da sua casa.
Outras inspirações para você
Agora que você já sabe tudo sobre as cores quentes na decoração, vamos espiar algumas inspirações? Acompanhe:
Deixe seu comentário